Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

A evolução dos telemóveis

Susana Escobar

Created on November 18, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Evolução do telemóvel

Como tudo começou!

Introdução

  • Telefone-telemóvel
  • Vida antes dos telemóveis
  • Impacto na nossa vida

AS chamadas telefónicas eram feitas através de um telefone fixo

Há mais de 20 anos atrás não havia casa que não tivesse um telefone fixo, o único telefone que existia para toda a família e que era utilizado para fazer e receber chamadas num único local da casa.

Utilizávamos cabines telefónicas

Há muito que não temos necessidade de utilizar uma cabine telefónica, mas esta era, até há poucos anos, a forma mais eficaz de se fazer uma chamada telefónica enquanto se andava na rua, com recurso a algumas moedas, ou cartões com créditos para chamadas.Elas ainda existem em várias vilas e cidades, mas se calhar já nem funcionam…

Procurávamos serviços nas Páginas Amarelas

Em qualquer lugar, a qualquer hora, quando necessitamos de marcar uma consulta, de reservar uma mesa num restaurante ou ligar para a repartição de finanças, basta pegar no smartphone, abrir a Internet, escrever o nome pretendido e tem-se logo o acesso ao contacto telefónico e à morada.

Procurávamos serviços nas Páginas Amarelas

Antigamente não era bem assim… Precisávamos de estar em casa, ou ir a algum estabelecimento público e consultar a lista das Páginas Amarelas. Procurar entre aqueles letras minúsculas o contacto pretendido. Falar nas Páginas Amarelas é o mesmo que falar na lista telefónica, que era utilizada exatamente da mesma forma.

Foi há 51 anos que apareceu o primeiro telemóvel

Vários fabricantes fizeram testes entre os anos de 1947 e 1973, contudo a primeira empresa a apresentar um protótipo a funcionar foi a Motorola.Foi a 3 de abril de 1973 que a Motorola, através de Martin Cooper (diretor de pesquisa e desenvolvimento), apresentou o DynaTAC, aquele que foi considerado o primeiro telemóvel do mundo. Este foi o equipamento que revolucionou a maneira como comunicamos.

Como é que eram os telemóveis?

O equipamento media 33 centímetros de comprimento, 12 centímetros de largura e outros sete de espessura. O peso rondava os 2,5Kg e, para aqueles que acham que os smartphones aguentam pouco tempo ligados, a bateria durava menos de 10 horas em standby. O tempo máximo das chamadas que o utilizador podia realizar era de uma hora. O preço era de 4.000 dólares, na época, que correspondem, atualmente, a cerca de 22 mil dólares (quase 21 mil euros).

O primeiro telemóvel com ecrã “a cores”

Em pouco tempo, passámos de visores apagados e sem cor para pequenos computadores portáteis. Em 1998, a Siemens foi a primeira insígnia a lançar um modelo com visor a cores. Revolucionando o mercado dos telemóveis, o Siemens S10 exibia, em todo o seu esplendor, um ecrã de 97 por 54 pixéis com fundo branco e texto a três cores: vermelho, azul e verde.

Além de um simples telemóvel: câmaras e tecnologia WAP

Em 1999, a Nokia lançou o 7110, o primeiro telemóvel a tirar partido do WAP (Wireless Application Protocol), um protocolo que permitia o acesso a informação através de uma rede sem fio , e que se tornou num padrão mundial. O primeiro telemóvel com câmara chegava à Europa pela mão do modelo Sony Ericsson T68i em 2002.

Cada vez mais smart

Com o passar dos anos, os telemóveis foram evoluindo. São agora capazes de reunir diversas funcionalidades em apenas um aparelho –desde câmaras fotográficas, leitor MP3, e a possibilidade de aceder à internet em qualquer lugar e, com isso, consultar calendários, e-mail e documentos. Muito além da comunicação, os smartphones são centrais para a vida moderna e substituíram simultaneamente vários gadgets tecnológicos.

Cada vez mais smart

Para além de todas estas funcionalidades úteis, estes novos telemóveis permitem, sobretudo, trabalhar e ser um espaço de lazer que cabe no bolso –podemos fazer o download de diversos jogos ou aplicações que nos ajudam a passar o tempo e a conviver com os amigos, como é o caso das redes sociais. Estes continuam a evoluir a um ritmo rápido, sendo alguns, autênticos computadores pessoais que cabem no bolso de qualquer um.

telemóveis - Que perigos?

Sendo estes dispositivos a extensão das nossas mãos, não só já não podemos passar sem eles, como eles nos ocupam cada vez mais horas diariamente sem termos a noção disso. No entanto, o seu uso prolongado tem efeitos nocivos sobre nós.

telemóveis - Que perigos físicos?

O uso prolongado de smartphones pode causar diversos problemas físicos, como dores de cabeça, fadiga ocular, dor no pescoço e nas costas, síndrome do túnel do carpo . Há estudos que relacionam o uso dos telemóveis com o aumento da incidência dos Tumores do Sistema Nervoso Central devido aos efeitos da radiação.

perigos na saúde mental

O uso prolongado de smartphones pode causar diversos problemas de saúde, para além de impactos na saúde mental, como ansiedade, depressão, stress e distúrbios do sono. O transtorno já tem um nome: nomofobia, medo de ficar sem o telemóvel.

perigos nas relações familiares e escola

As relações familiares e o importante diálogo familiar também parecem fortemente afetados. Nos adolescentes, por exemplo, há mudanças graves de comportamento, tais como isolamento social, agressividade e baixo rendimento escolar.

Conclusão

Os telemóveis transformaram dramaticamente, mais do que as nossas expectativas, o modo como esperamos ter o mundo ao nosso alcance. Mas nem tudo é bom!

Netgrafia: https://mopup.pt/blog/a-evolucao-dos-telemoveis/ https://www.e-konomista.pt/evolucao-do-telemovel/ https://formacaoajuda.com/2019/08/30/a-historia-do-telemovel/