Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

enigma de historia

enigma

Created on November 18, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Enigma mês de novembro

A União dinásticA

Lucas Miguel Duarte Carvalho, N.º7, 8ºA Simão Filipe Silva Gonçalves, N.º17, 8ºA Michelangelo Denis Popa de Freitas, N.º12, 8ºA Tiago Daniel Carvalho Silva, N.º18, 8ºA João Rodrigo Gonçalves Ribeiro, N.º6, 8ºA Professora-->Branca Pereira Disciplina--> História AEVST

Start

SUMÁRIO

Que acontecimentos Conduziram à União Ibérica?

Quais os candidatos ao trono português que surgiram em 1580? Quem os apoiava?

Qual a importância das cortes de Tomar de 1581?.

A União Ibérica respondeu aos interesses de Portugal e de Espanha? .

Quais os motivos de descontentamento português face ao domínio filipino?

A Restauração da Independência terá sido um desejo nacional?

Como e quando terminou a união ibérica?.

A crise do império português levou a sociedade portuguesa do oriente a repensar os rumos da expansão. D.Sebastião optou por seguir as políticas de conquistas do norte de África. Para isso, organizou uma expedição, em 1578, partiu pela segunda vez para Marrocos, onde foi derrotado na Batalha de Alcácer Quibir. D. Sebastião não deixou descendentes diretos. Sucedeu-lhe o seu tio-avô, o Cardeal D.Henrique, que faleceu em 1580 sem deixar herdeiros.

Que acontecimentos Conduziram à União Ibérica?

Após a morte de D. Sebastião em 1578 e de seu tio Cardeal D. Henrique em 1580, deixou Portugal sem um sucessor. Portugal entrou numa crise dinástica e o rei Filipe II de Espanha, aproveitou a crise e invadiu o país. Após algumas batalhas, ele tomou Lisboa e foi proclamado Filipe I de Portugal nas cortes de Tomar. Isso marcou o início da União Ibérica (1580-1640), quando Portugal ficou sob domínio espanhol. Esse período terminou com a Restauração da Independência em 1640.

Que acontecimentos Conduziram à União Ibérica?

Em 1580 surgiram vários candidatos ao trono como por exemplo: D.Filipe II; D.António e D.Catarina. D.Filipe II era apoiado pela nobreza, alto clero e burguesia, já D.António era apoiado pelo povo e D.Catarina era apoiada por parte da nobreza e do clero. D. Henrique assumiu o cargo com 66 anos, era cardeal e morreu sem filhos em 1580 e não houve descendência. No final, Filipe II venceu, e Portugal ficou unido à Espanha por 60 anos. .

Quais os candidatos ao trono português surgiram em 1580? Quem os apoiava?

Em 1580, Portugal estava numa encruzilhada. Com a morte de D.Sebastião em 1578, sem filhos, e do seu sucessor, o Cardeal D.Henrique, dois anos depois, sem herdeiros, o trono ficou vazio, e três candidatos se apresentaram, cada um com suas razões e estratégias.Em 1581 D.Filipe, pela graça de Deus Rei de Portugal e dos Algarves, nas Cortes de Tomar.

Quais os candidatos ao trono português surgiram em 1580? Quem os apoiava?

Mandou chamar os três estados (grupos sociais) e foi por eles pedido. Em primeiro o Rei fez um juramento em forma de guardar todos os foros, usos e costumes, privilégios e liberdades concedidas a esses reinos pelos reis deles. Havendo de pôr nestes reinos vice-rei ou pessoas que os tenham de governar, sejam portugueses.

Quais os candidatos ao trono português surgiram em 1580? Quem os apoiava?

Em 1580, D.Filipe II, invadiu Portugal a fim de aplicar os seus os seus direitos. E em 1581, D.Filipe II foi declarado rei de Portugal nas cortes de Tomar tornando-se D.Filipe I de Portugal. E deu-se Início ao período da União Ibérica e uma nova dinastia Filipina. E nas cortes de Tomar, D. Filipe I prometeu manter os costumes, leis, entre outros… .

Qual a importância das cortes de Tomar de 1581?.

Nas primeiras décadas, a União Ibérica trouxe vantagens para os reinos principalmente nos grupos dominantes que é a nobreza e a alta burguesia. E o ajuntamento dos impérios apresentava o fim da “divisão do Mundo” declarada no Tratado de Tordesilhas em 1494. Porém a União dinástica incentivou as lutas na Europa pela dominação do comércio.

Qual a importância das cortes de Tomar de 1581?.

A União Ibérica respondeu aos interesses de Portugal e de Espanha?

Como nós referimos D.Filipe Ii de Espanha que passou a ser D.Filipe I de Portugal jurou perante todos os grupos sociais manter os costumes, as leis e as liberdades portuguesas. No inicío a União Ibérica trouxe vantagens para ambos os grupos sobretudo nobreza e burgesia.

A União Ibérica respondeu aos interesses de Portugal e de Espanha?

A junção dos impérios foi proclamanda no Tratado de Tordesilhas em 1494 retratando "o fim da divisão do mundo", passaram a fazer a partilha de comércio. Contudo a união dinástica levou a intensificação de lutas na Europa.

  1. Incumprimento do que foi estipulado nas Cortes em Tomar em 1581;
  2. Autoritarismo dos prepresentantes do poder espanhol no governo português;
  3. A perda de capacidade de defesa de possessões sobretudo no nordeste do Brasil, pois Espanha estava envolvida em muitas guerras e não tinha exército suficiente;
  4. O recrutamento de navios e militares para espanha;
  5. Aumento dos tributos cobrados aos Portugueses para pagar as despesas das guerras e compensar a baixa de rendimentos;
  6. Ataques aos navios e terrítorios coloniais portugueses;

Quais os motivos de descontentamento português face ao domínio filipino?

A restauração da independência pode ser considerada um desejo nacional porque praticamente todos os grupos sociais constituintes da sociedade portuguesa estavam de acordo com a restauração da independência. A nobreza porque perdeu cargos de administração que foram entregues aos espanhóis, o povo pagava muitos impostos, e a burguesia tinha perdido importância no comércio.

A Restauração da Independência terá sido um desejo nacional?

Nesta situação, um grupo de nobres organizou uma associação que atacou com um gope a 1 de dezembro de 1640, em Lisboa. Passados 14 dias, D. João IV foi aclamado rei de Portugal, porém D. Filipe IV de Espanha não aceitou a decisão dando início a uma guerra entre os dois países, mas as batalhas demoraram a começar pois Espanha estava envolvida na guerra dos 100 anos e enfrentava também a revolta da Catalunha.

Como e quando terminou a união ibérica?

Devendo-se a isto, Portugal teve tempo para se preparar, para isso fez o seguinte:

  • organizou o exército;
  • recuperou e cosntroiu novas fortalezas pela fronteira;
  • desenvolveu a indústria do armamento;
  • estabeleceu alianças com outros países, como a Inglaterra e a França.

Como e quando terminou a união ibérica?

No reinado de D. João IV apenas houve uma batalha, a Batalha do Montijo em 1644. Depois no reinado de D. Afonso VI ocorreram batalhas durante nove anos nas Linhas de Elvas (1659), no Ameixal (1663) e em Catelo Rodrigo (1664) e finalmente ocorreu a batalha decisiva em Monte Carlos (1665) em que saímos vitoriosos. )

Como e quando terminou a união ibérica?

A guerra terminou 28 anos após o seu início em 1668 com a assinatura do Tratado de Paz de Lisboa e foi quando Espanha reconheceu a independência de Portugal devlovendo todos os territórios e prisioneiros portugueses com exceção de Ceuta, dando-se o fim da União Ibérica. )

Como e quando terminou a união ibérica?

Avalia o que aprendestes

QUIZZ

Começar

1/5

2/5

3/5

4/5

5/5

Obrigado pela atenção