Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Imagem Interativa Essencial

Miguel Silva

Created on November 18, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Interactive Image with Information

Interactive Human Body Image

Interactive Artwork Image

Interactive Product Image

Essential Square Interactive Image

Akihabara Vertical Interactive Image

Interactive Nature Image

Transcript

Trabalho realizado por: Benedita Joana Margarida Miguel 9ºD

4 de Fevereiro

Dia Mundial Contra o Cancro

Next

O que é o cancro?

O cancro é uma doença não transmissível, sendo esta uma doença oncológica. Forma-se quando o material genético de determinadas células se altera, fazendo com que se tornem células malignas (células que se multiplicam interminavelmente e que se alimentam das células não malignas). Existem milhares de tipos de cancros que ceifam a vida de milhões de pessoas todos os anos. O cancro é uma das doenças que causa mais mortalidade no domínio das doenças da contemporaneidade.

Next

Write an awesome subtitle

Structure your content

Sections like this help you create order

O que é o dia mundial do cancro e porque foi criado?

O que é?

O Dia Mundial do Cancro (DMC) é uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) é "full member" desde 1983. Criado em 2000, celebra-se a 4 de fevereiro. O DMC pretende capacitar e unir a população para enfrentar um dos maiores desafios da saúde pública. Consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva, na luta contra o cancro, são o foco do DMC. Ações conscientes e determinadas, nomeadamente na área da prevenção, permitirão evitar milhões de mortes por cancro. É urgente divulgar a mensagem e proporcionar um acesso igualitário a tratamentos e cuidados de saúde. ​

Next

Porque foi criado?

A incidência de cancro tende a aumentar em todo o mundo. Morrem, anualmente, cerca de 10 milhões de pessoas devido ao cancro, o que equivale à população de Portugal. Os especialistas estimam que, se nada for feito, em 2030 as mortes por cancro cheguem a 13 milhões de pessoas. No entanto, mais de um terço dos casos de cancro podem ser evitados. Outro terço pode ser curado se descoberto precocemente e tratado adequadamente. Ao implementar estratégias apropriadas, recursos para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, podemos salvar até 3,7 milhões de vidas todos os anos.

Next

Nos dias de hoje:

  • Sabemos mais sobre cancro do que nunca. Por meio do investimento em investigação e inovação, testemunhamos avanços extraordinários no conhecimento científico, medicina, diagnóstico e tratamento do cancro.
  • Quanto mais sabemos, mais progresso podemos fazer na redução dos fatores de risco, aumentando a prevenção e melhorando o diagnóstico precoce, o tratamento e os cuidados ao doente.

Next

Quais os cancros com maior taxa de incidência no nosso país?

No nosso país, os cancros mais diagnosticados são o cancro colorretal, o cancro da mama (principalmente nas mulheres) e o cancro da próstata, nos homens. Para além de mais incidentes são também dos que causam mais mortes.

Next

Quais os cancros mais mortíferos na atualidade e porquê?

  • Cancro do pâncreas: A doença afeta uma grande glândula que faz parte do sistema digestivo e uma razão para a baixa perspectiva de sobrevivência é que a doença tende a ter diagnóstico tardio.
  • Cancro da vesícula biliar: De característica muito rara, é um cancro encontrado em qualquer parte da vesícula biliar. Muitas vezes, só é diagnosticado quando alguém está em tratamento para outra condição, como cálculos biliares.
  • Cancro do esófago: Também conhecido como cancro de garganta, o cancro de esófago situa-se num longo tubo que transporta os alimentos da garganta para o estômago.
  • Cancro do fígado: Uma das formas mais comuns da doença no mundo, o cancro de fígado tem como principais causas, fatores como obesidade (23%), tabagismo (20%) e consumo de álcool (7%). Justamente por isso, quase metade dos casos são evitáveis.
  • Cancro do pulmão: Outro tipo que é considerado um dos principais em incidência no mundo, de acordo com o Instituto Nacional de Cancro, o cancro do pulmão ocupa a primeira posição entre os homens e a terceira posição entre as mulheres.

Next

Quiz

Next

Next

Next

Next

Webgrafia

https://www.ligacontracancro.pt/dmc/ https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-do-cancro