Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Anomalias digestivas Biologia 10° ano

Amanda Fiorotti

Created on November 18, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Anomalias digestivas

Apresentação realizada por Amanda Fiorotti, Luis Costa e Mónica Nobre

índice

  • Introdução
  • Intolerância à lactose
  • Sindrome do intestino curto
  • Pancreatite crónica
  • Doença celíaca

Introdução

As anomalias digestivas, como a doença celíaca, a intolerância à lactose, a síndrome do intestino curto e a pancreatite crônica, são condições que comprometem a absorção de nutrientes pelo organismo, afetando diretamente a nutrição e a saúde humana. Essas doenças podem ter diversas causas, desde predisposições genéticas até fatores ambientais, e manifestam sintomas que variam de desconforto abdominal a sérias complicações metabólicas. Compreender a natureza dessas condições, seus impactos e os tratamentos disponíveis é essencial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e promover uma alimentação adequada.

doença celíaca Vs intolerância ao glúten Vs alergia ao glúten

Doença celíaca

A doença celíaca é uma doença de natureza autoimune, que ocorre pela reação autoimune do organismo ao glúten (proteína presente no trigo, cevada e centeio). A causa é, geralmente, genética (associação aos genes HLA-DQ" e HLA-DQ8), no entanto, fatores fatores ambientais também podem estar relacionados ao desencadeamento da doença. Os sintomas incluem diarreia crónica, dores abdominais, perda de peso (por falta de absorção dos nutrientes), fadiga e anemia. A dieta de uma pessoa celíaca deve ser uma dieta rigorosa sem glúten, de modo a evitar a infamação do intestino.

intolerância à lactose

A intolerância à lactose corresponde à incapacidade de digerir lactose devido à falta ou baixa produção da enzima lactase, e pode ser congénita, primária ou secundária. As causas incluem fatores genéticos, envelhecimento ou lesões no intestino. Alguns dos sintomas mais comuns são: gases, inchaço, diarreia, desconforto abdominal após consumir leite ou derivados. Tratamento: reduzir (consoante à gravidade) ou evitar o consumo de leite e derivados, consumo de produtos sem lactose ou suplementos de lactase.

Síndrome do intestino curto

A sindrome do intestino curto (SIC) resulta da remoção cirurgica de uma grande porção do intestino delgado, ou de doenças que causam a perda funcional do intestino. Isso reduz a área de absorção de nutrientes. Condições associadas:ressecções devido à doença de Crohn, isquemia intestinal, ou traumas; defeitos congénitos, como a gastrosquise. Alguns dos sintomas são a diarreia, a má absorção de nutrientes, perda de peso ou até desnutrição. Tratamento: Suplementação nutricional, dietas especiais e, por vezes, nutrição parenteral (via intravenosa).

pancreatite crónica

A pancreatite crónica é uma inflamação prolongada do pâncreas que causa danos permanentes e afeta a sua capacidade de produzir enzimas digestivas e hormonas (insulina). O consumo excessivo de álcool é a causa mais comum da pancreatite crónica, embora também possa ser causada por hipercalcemia, bloqueios nos dutos pancreáticos, doenças autoimunes ou géneticas e tabagismo. Os sintomas enquadram: dor abdominal, má digestão, diarreia gordurosa e diabetes. O tratamento conta com a reposição enzimática, dieta com baixo teor de gordura e, em casos graves, cirurgia

  • https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/8103-pancreatitis
  • https://nationalceliac.org/celiac-disease-resources/page/2/?search-template=index&s=what+is+celiac+disease+
  • https://my.clevelandclinic.org/podcasts/butts-and-guts/short-bowel-syndrome

Fontes:

O que é a intolerância à lactose?

"Doença celíaca, intolerância ao glúten e alergia ao glúten, são a mesma coisa?"

Não!

Embora compartilhem sintomas, a doença celíaca, a intolerância ao glúten e a alergia ao glúten têm causas e tratamentos diferentes. A doença celíaca, como visto anteriormente, é uma doença autoimune que danifica o intestino delgado quando o glúten é ingerido, exigindo a sua eliminação total da dieta. Na intolerância ao glúten, o organismo reage às proteinas do glúten, causando inchaço, dor abdominal e fadiga. Essa reação (embora ainda não compreendida, não envolve o sistema imunológico ou anticorpos. já na alergia ao glúten, o sistema imunológico reconhece o glúten como alérgeno, liberando histamina, o que pode causar inchaço, coceira, ou até anafilaxia

O que é a sindrome do intestino curto?