MIGRAÇÕES
Trabalho realizado por: Afonso Marques, Lara Freitas, Rodrigo Pinheiro 8A
o que é a migração?
Migração é o movimento de pessoas de um lugar para outro, podendo ser voluntária ou forçada, interna ou internacional. Pessoas migram em busca de melhores oportunidades, segurança, educação, trabalho ou para escapar de conflitos, perseguições ou desastres naturais. A migração interna ocorre dentro de um país, como do campo para a cidade, enquanto a internacional envolve cruzar fronteiras. Esse fenômeno impacta tanto os locais de origem quanto os de destino, influenciando economia, cultura e sociedade. Apesar dos desafios, como adaptação e integração, a migração contribui para a diversidade cultural e o desenvolvimento global, sendo um aspecto essencial da história humana.
O que é o saldo migratório?
Diferença entre o número de entradas e saídas por migração, internacional ou interna, para um determinado país ou região, num dado período de tempo.
Migrações
A migração temporária é aquela em que a pessoa se desloca por um curto espaço de tempo, por exemplo, durante um intercâmbio escolar ou uma apresentação num congresso. Já a migração permanente acontece quando alguém decide migram por motivos econômicos, sociais ou ambientais e permanece no local.
Migrações livres e forçadas
Migração espontânea ou voluntária: acontece de acordo com a vontade do indivíduo. Migração forçada: denomina-se migração de refúgio em alguns casos. Está atrelada a fatores externos à pessoa e ocorre contra a sua vontade. Associa-se à conjuntura política, social e econômica e também a desastres naturais e climáticos.
Migrações livres e forçadas
São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados
ESTE FOI O NOSSO TRABALHO OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO ATÉ Á PROXIMA