Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Trabalho a.int feito por Vasco

Vasco Filipe dos Santos Costa

Created on November 18, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Portugueses

Patrimonios

Trabalho realizado por Vasco Costa 10ºE n.º22

Start

Indice

1. Torre de Belém

2. Cidade-Quartel

3. Torres da Serra da Estrela

4. Mosteiro da Batalha

5. Santuário do Bom Jesus do Monte

6. Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira

7. Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico

9. Região Vinhateira do Alto Douro

Torre de belém

A torre de Belém foi construida no ínicio de século XVI durante o reinado de D.Manuel I ás margens do rio Tejo em lisboa. A torre serviu inicialmente como fortaleza para proteger a entrada do porto de Lisboa.

Cidade-Quartel

A história de Elvas como cidade-quartel foi feita no século XVII, durante a Guerra da Restauração (1640-1668), quando Portugal recuperou a independência de Espanha. Dada a sua posição estratégica na fronteira, Elvas tornou-se uma fortaleza de defesa contra invasões espanholas. As suas muralhas, projetadas segundo os princípios da engenharia militar holandesa, formam um complexo sistema defensivo com fossos, baluartes, revelins e fossos secos.

Torres da Serra da Estrela

A Torre da Serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal continental, situada a 1.993 metros de altitude. Localizada no Parque Natural da Serra da Estrela, esta estrutura foi construída no século XIX para completar a altitude natural da montanha, alcançando simbolicamente os 2.000 metros.

Torres da Serra da Estrela

Mosteiro da Batalha

O Mosteiro da Batalha, também conhecido como Mosteiro de Santa Maria da Vitória, é uma das mais impressionantes obras arquitetónicas de Portugal. Foi mandado construir pelo rei D. João I na vila da Batalha, no distrito de Leiria, em agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota, em 1385, que garantiu a independência de Portugal face a Castela.

Santuário do Bom Jesus do Monte

A construção do santuário começou no século XVIII, sobre uma capela mais antiga dedicada ao Bom Jesus. O santuario tem mais de 500 degraus, é dividida em vários patamares temáticos, incluindo a Escadaria dos Cinco Sentidos e a Escadaria das Virtudes, decoradas com fontes simbólicas, estátuas e jardins. No topo encontra-se a igreja do Bom Jesus, concluída em 1811, num estilo neoclássico.

Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira

Classificada como Património Mundial Natural pela UNESCO em 1999, a Floresta Laurissilva da Madeira ocupa cerca de 20% da superfície da ilha, principalmente nas encostas viradas a norte, entre os 300 e os 1.300 metros de altitude. Rica em biodiversidade, alberga várias espécies de plantas e animais endémicos, como o loureiro, o til, o gerânio-da-Madeira e o pombo-trocaz.

'Situada na ilha do Pico, a paisagem distingue-se pelos seus currais, pequenos muros de pedra vulcânica que formam parcelas de terreno onde crescem as vinhas. Estes muros, conhecidos como “currais”, foram construídos para proteger as videiras dos ventos fortes e da salinidade do oceano. Este método tradicional reflete séculos de adaptação às características da terra vulcânica, onde o solo fértil e a proximidade ao mar criam condições únicas para a produção de vinho.

Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico

Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico

Região Vinhateira do Alto Douro

O Alto Douro é conhecido principalmente pela produção do vinho do Porto, uma das exportações mais icónicas de Portugal. As vinhas são cultivadas em socalcos ao longo das encostas do rio Douro, formando uma paisagem única de beleza natural e cultural. Esta prática começou há mais de 2.000 anos, mas foi oficialmente organizada em 1756, quando o Marquês de Pombal delimitou a região como a primeira zona vinícola demarcada e regulamentada do mundo.

FIM!

Curiosidade sobre a torre

A Torre da Serra da Estrela foi construída no século XIX, mais precisamente por volta de 1881, para simbolicamente elevar a altitude da montanha aos 2.000 metros. Isso significa que, atualmente, em 2024, ela tem cerca de 143 anos.

Vinho

O vinho produzido na região, especialmente o Verdelho, alcançou fama internacional nos séculos XVIII e XIX, sendo exportado para várias partes do mundo. Atualmente, a área é um símbolo da identidade cultural açoriana, onde a tradição vinícola é preservada e celebrada.