Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
SHADOW PRESENTATION
28453 Rafaela Sofia Morais Ventura
Created on November 17, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Rafaela Ventura | 11º LHA | 2024/25
Projeto de leitura
O Resto é silêncio
Info
O resto é silêncio
Info
Érico Veríssimo
A história passa-se nos anos 40 em Porto Alegre no Rio Grande do Sul e circula em volta do suicidio de uma rapariga, Joana Karewska. Esta jovem de 18 anos atirou-se do 13º andar do edifício “Império” na sexta-feira Santa. Esta obra não fica só por este suicidio mas sim, conta as reações de 7 personagens que presenciaram o momento do suícidio. Estas são: Dr. Lustosa; Norival; Tônio Santiago; Aristides; Sete-Meis (Angelirio); Chicharro; Marina. Para cada personagem é nos apresentado a prespectiva de cada um sobre o suicídio, das diferentes prespetivas sociais, a nivel emocional e psicologico.
o RESTO É SILÊNCIO
É um desembargador aposentado, na casa dos 60 anos e rico. É observador, sereno, luxuoso (ama o seu caro anel de rúbi), grande amante de literatura e bastante solitário. Presenciou o suicidio antes mesmo de acontecer. Estava no seu quarto e viu os pés da jovem na janela. Quando esta se precipitou, Lustosa sentiu um grande desconforto físico. Coração a bater e frio do estômago ("Impressão de surpresa, confusão e horror", descreveu Lustosa).
dR. Ximeno lUSTOSA
É um homem de negócios de classe elevada. É casado com Linda e não tinha filhos, tem apenas uma sobrinha que vive com o casal, Tilda. De momento estava falido e com dividas por pagar logo, planeava fugir nas costas da mulher. Presenciou o suicidio em plena praça em frente ao "Imperio". Ficou horrorizado e quase desmaiou. Achou a mulher corajosa por ter feito tal ação tendo em conta que ele mesmo não conseguia tomar uma decisão acerca da sua situação atual. Mostrou-se também sentimental e preocupada referente à identificação da suicida (receio de ser uma das mulheres com quem já tivera passado a noite).
nORIVAL petra
É um escritor famoso (escritor favorito de Joana). É casado com Lívia, com quem tem três filhos: Nora (a sua secretária pessoal), Gil e Rita (a mais nova).Presenciou o suicidio quando se encontrava a passar pela Rua Andradas. De início não entendeu o que passava, ficando imóvel, horrorizado e nauseado. Instantaneamente lhe veio o desejo de estar com os filhos. Falou com a polícia referente à identificação da jovem. Ele e a dua filha Nora descobriram que Joana lhe tinha escrito pedindo ajuda com os seus problemas pessoais, dizendo estar em perigo pois algo lhe iria acontecer ("só o senhor pode me ajudar" para Tônio). Este e a sua familia empenharam se a tentar desvendar o que realmente tinha acontecido à jovem.
tÔNIO sANTIAGO
É um advogado. É casado com Verónica e tem dois filhos: Aurélio e Aurora. Ao longo da sua vida sempre foi mulherengo, devido à ausência de paixão física da parte da mulher, mas apaixonou se por um dos seus casos passajeiros, a jovem Moema. A mulher sabe desta sua traição e desde aí que age de forma completamnete fria para com este. O seu filho, Aurélio, também tem um caso com a própria amante do pai, Moema.Presenciou o suicidio quando estava a passar de carro pelo "Imperio". Inicialmente ficou tonto e nauseado e sentiu-se estranhamente culpado pois imaginou que, no lugar de Joana, estava Moema. Além desses sentimentos iniciais apenas se preocupou com o facto da suicida quase ter caído em cima do seu carro. Agindo no futuro sempre com indiferença ao suicídio devido aos valores da família não passarem de dinheiro e luxos.
aRISTIDES Barreiro
É um jovem vendedor de jornais para ajudar financeiramente a família. A sua família é muito pobre tal como a casa em que vivem, que alagava com as enchentes. Esta criança tinha o humilde sonho de ter um barco para pescar e de um dia poder cantar as suas adoradas trovas na rádio. Tinha um grupo de 5 amigos, os Tostão Furado, que apesar de se reunirem para roubar, Angelirio recusava se a fazer isso.Presenciou o suicidio quando estava na praça a vender os seus jornais. Com a confusão da multidão, um outro jovem roubou-lhe o dinheiro, e outras moedas cairam também para os buracos da calçada. Isto o fez ficar com medo da reação dos pais evitando voltar para casa ao fim do dia.
sETE mEIS - aNGELIRIO
É um ex-tipógrado de 56 anos. Tem ar cansado e misterioso. Conhecia tudo e todos da zona. Presenciou o suicidio quando estava sentado no "seu" banco na praça. Não deu importância ao acontecimento e mostra-se habituado a suicídios. Chicharro, apesar disso, tem uma certa simpatia e uma grande humanidade e ligação com a natureza. Chicharro estava "morto" pois nada o abalava e andava sem rumo e sem esperanças.
cHICHARRO
É a mulher do músico conhecido: Maestro Bernardo Rezende. O casal estava temporáriamente no "Império". Este casamento é um fracasso pois Bernardo só quer saber da carreira. O casal tinha uma filha, Dicinha, que morreu na adolescência.Presenciou através da janela do hotel. Ficou pasma e quase desmaiou. Imaginou, no momento da ação, que era a sua filha Dicinha a morrer pela segunda vez. Marina preocupou-se com os envolvidos da suicidia prestando apoio à família.
mARINA
É uma obra muito psicológica em que é mais que normal que o leitor acabe por se meter na pele de cada um dos personagens. A quantidade de detalhes fornecidos na vida e nos pensamentos de cada um é tão grande que nos faz ter essa experiência. Para quem busca uma leitura mais séria mas fácil de entender é uma excelente oportunidade de ler este livro.
o RESTO É SILÊNCIO
o RESTO É SILÊNCIO
Rafaela Ventura | 11º LHA | 2024/25
Projeto de leitura
Obrigada!
Érico Veríssimo
Era um autor brasileiro. Nasceu no ano de 1905 no interior do Rio Grande do Sul e morreu em 1975. Pertencia a uma família abastada mas perderam todos os seus bens logo começou a trabalhar na juventude para ajudar a família. Ganhou os prêmios: "Prêmio Machado de Assis" (1954) e "Prêmio Jabuti". “Todos nós somos um mistério para os outros... e para nós mesmos.”
Autor: Érico Veríssimo Editora: “Livros do Brasil” Lisboa Género: Romance Temáticas abordadas: Suicidio, machismo, traição, moralismo, pobreza, morte