Gil Vicente
Joana Silva Costa
Created on November 17, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
ALICE'S WONDERLAND BOOK REGISTRY
Presentation
THE MESOZOIC ERA
Presentation
GROWTH MINDSET
Presentation
VISUAL COMMUNICATION AND STORYTELLING
Presentation
ASTL
Presentation
TOM DOLAN
Presentation
BASIL RESTAURANT PRESENTATION
Presentation
Transcript
Joana; Iris; Coutinho; Camila e Nuno
Biografia e obra de Gil Vicente
Gil Vicente (1465-1536) foi um dramaturgo e poeta português, o maior representante da literatura renascentista de Portugal, antes de Camões. Criador de vários autos, é considerado o fundador do teatro em Portugal. Gil Vicente nasceu provavelmente em Guimarães, Portugal no ano de 1465. Por falta de documentos, muitos factos da sua vida são cercados de dúvidas, como o próprio local e ano de nascimento. Sabe-se que a sua atividade de dramaturgo foi desenvolvida em torno da corte portuguesa, abrangendo os reinados de D.Manuel I e de D.João III.
O nome de Gil Vicente apareceu pela primeira vez em 1502, quando encenou a peça "Auto Visitação" ou "Monólogo do Vaqueiro", em homenagem ao nascimento do príncipe D. João, da futuro D. João III, filho de D. Manuel I e de D. Maria de Aragão e Castela. No monólogo, escrito em castelhano, um simples homem do campo expressa a sua alegria pelo nascimento do herdeiro desejando-lhe felicidades. A interpretação entusiasmou a Corte, dando início à sua carreira que se estendeu por mais de 30 anos. Gil Vicente tornou-se o organizador dos espetáculos palacianos por ocasião dos nascimentos, casamentos, receções e festas de Natal.
de Gil Vicente
Primeira obra
O teatro de Gil Vicente mostra a herança medieval: pela adoção da alegoria, pelos temas marcados pela religiosidade ou pelo uso da redondilha. Mas também tem já características de modernidade, ao apontar para novos temas ligados, por exemplo, às questões sociais e à crítica social, política ou religiosa.
Gil Vicente retratou através das suas peças de teatro os valores populares e cristãos da vida medieval. O seu teatro caracteriza-se por ser primitivo e popular, embora tenha surgido no ambiente da corte, para servir de entretenimento nos serões oferecidos ao rei. Gil Vicente escreveu mais de quarenta peças, algumas em espanhol e muitas em português, nas quais criticou de forma impiedosa toda a sociedade de seu tempo. O valor do teatro vicentino reside na sátira, muitas vezes agressiva. A sua "obra-prima" é a trilogia de sátiras: Barca do Inferno, Barca do Purgatório e Barca da Glória.
de Gil Vicente
Características da obra
Obrigada pela vossa atenção