Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Imperialismo e colonialismo
Catarina Giraldes
Created on November 17, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
O imperialismo é uma politica expancionista que tem como objetivo o dominio politico, economico e cultural da nação. Diferente do colonialismo que contém uma dominação direta, o imperialismo tem o costume de ser mais indireto, através de acordos e pressões.
Imperialismo
O que é?
O colonialismo é uma prática de um país dominar e explorar outro país, ocupando as suas terras, exportando os seus recursos e impondo a sua cultura.Normalmente o colonizador controla essas terras politicamente e economicamente, explorando os seus recursos e o seu povo.
Colonialismo
O que é?
Os portugueses procuravam:
- Riquezas (matérias-primas)
- Novos mercados (para escoar produtos)
- Novos locais (para a população emigrar)
Corrida para África
Para amenizar os problemas económicos, as potências europeias disputaram a ocupação de alguns territórios noutros continentes, esta fase baseou-se no colonialismo e no imperialismo. África foi o continente mais ocupado.
Na imagem ao lado está representado: Dois homens brancos um é o representante dos Estados Unidos que leva no cesto o povo Índio e o outro é o representante da Grã-Bretanha e leva no cesto vários povos.
A missão civilizadora
A missão civilizadora foi um conceito europeu dos séc. XIX e XX que justifica a colonização, dizendo que os europeus tinham um dever de "civilizar" os outros povos que não eram europeus. Isso envolvia impor uma língua, cultura, modernização e cristianismo.
A Europa dominou o mundo, mais ao menos entre os séc. XV e XX. Expandiu os seus impérios por meio da colonização e também por meio do imperialismo.Os países Europeus controlaram algumas áreas grandes de África, Ásia, América e Oceania, impondo a sua economia, cultura e sistemas políticos. Este domínio ficou mais fraco no séc. XX com as lutas pela independência.