Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação Educação Superior
04-Clara Salgado-3618
Created on November 17, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Tema 1:
Marcos relevantes na história da Lei da Inércia
Aristóteles e a teoria da “naturalidade”.
Os 5 principais marcos historicos
Galileu Galilei e a resistência do meio.
Isaac Newton e a formulação da Lei da Inércia.
Desdobramentos após Newton
Teorias modernas e o papel da Inércia
01
Aristóteles e a teoria da “naturalidade”.
Antes de Newton, Aristóteles defendia de que os objetos em movimento precisavam de uma força contínua para manter o movimento. Para ele, o movimento natural dos corpos era sempre em direção a um estado de repouso,por exemplo, uma pedra que caía deveria parar logo quando atingisse o solo. E essa visão de Aristóteles durou por muitos séculos.
02
Galileu Galilei e a resistência do meio.
Galileu foi um dos primeiros que questionou se um corpo precisava mesmo de uma força contínua para se mover. Galileu mostrou que, na ausência de de um meio, como o ar, um objeto no ar continuava a mover se indefenidamente, logo, foi concluído que o corpo nao precisava de uma força contínua para se mover.
03
Isaac Newton e a formulação da Lei da Inércia.
Este que muitos dizem que foi o maior marco histórico da lei da Inércia ocorreu quando Isaac Newton’s Pilhisopea Naturalis Principia Mathematica formalizou a lei como uma das suas três leis do movimento. Newton estabeleceu que todo corpo está em seu estado de repouso ou movimento uniforme em linha reta, a não ser que, esteja aplicado sobre ele uma força que obrigue a mudar o seu movimento. Isso também provando que não é preciso uma força contínua para o movimento de um corpo.
04
Desdobramentos após Newton.
A lei da Inércia é as outras duas leis de Newton foram testadas e confirmadas em uma variedade de contextos. Estas leis tornaram se fundamentais para a física e ajudaram no desenvolvimento de certas mecânicas e engenharias.
05
Teorias modernas e o papel da Inércia
Teorias modernas e o papel da Inércia, diz nos que, com a Teoria da Relatividade de Albert Einstein e a mecânica quântica, a compreensão do movimento e da inércia foi expandida. A inércia também está ligada à resistência que os corpos oferecem à mudança da sua velocidade ou direção, levando a uma revisão da ideia clássica do contexto das altas velocidades.