Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Rótulos dos alimentos
Eva
Created on November 17, 2024
9ºE, ciências, Eva e Lara
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Correct Concepts
View
Microcourse: Artificial Intelligence in Education
View
Puzzle Game
View
Scratch and Win
View
Microlearning: How to Study Better
View
Branching Scenarios Challenge Mobile
View
Branching Scenario Mission: Innovating for the Future
Transcript
Rótulos dos alimentos
9ºE Eva Valente (Nº9) Lara Matela (Nº14)
- Introdução
- O que são?
- Para que servem?
- A importância dos Rótulos
- Riscos
- Benefícios
- Curiosidades
- Conclusão
ciências naturais
ciencs na
PARA
QUE
SERVEM
13284591 582
13813862 369
13296460 639
s na
s na
s na
IMPORTÂNCIA
valores médios por 100g Valor energético/energia ............... 1445 kJ/341 kcal Lípidos ................. 2g Dos quais: - saturados ............. 0,5 g HIDRATOS DE CARBONO ........... 73g Dos quais: açúcares ............... 0,3g FIBRA .................. 2,8g PROTEÍNAS ................ 6,3g SAL ...................... <0,01g
DOS
RÓTULOS
500 g
s na3
8 13813862 369
RISCOS
BENEFÍCIOS
ciencs na
129485 3813862 369
________________________________________ _______________________________
CONCLUSÃO
__________________________________ _______________________ __________________________________________
cs na
os Rótulos
Conclusão final
Após apresentar a importância, benefícios e riscos dos rótulos, podemos concluir que são essenciais para o dia a dia de todos. Espera-se que num futuro próximo os rótulos sejam mais inclusivos, simplificados e acessiveis para todos.
Feito por: Eva Valente (Nº9)
Lara Matela (Nº14) Ciências, Prof. António Dias
9ºE
Riscos
Sensação falsa de segurança
Algumas pessoas podem confiar excessivamente nas informações forneciadas nos rótulos, acreditando que estão a fazer escolhas saudáveis, mesmo que os rótulos não garantam a ausência de todos os riscos. Como por exemplo, alimentos processados rotulados como “saudáveis”.
Introdução
Rótulos dos Alimentos
Antes dos rótulos terem a aparência que conhecemos nos dias de hoje, passaram por várias alterações.Consta que o conceito de "rotulagem" terá origem em tempos remotos, na época das primeiras civilizações. Existem papiros egípcios que registam a obrigatoriedade de rotulagem em determinados alimentos.
Facilidade na comparação de produtos
Com a informação organizada, por valores nutricionais ou ingredientes dominantes, os consumidores podem comparar diferentes produtos e escolher aquele que melhor atende às suas preferências ou necessidades.
Riscos
Informação enganosa ou vaga
Alguns rótulos são propositalmente vagos para atrair mais consumidores, utilizando termos como “natural” ou “light” sem definições claras sobre a constituição do produto.
Benifícios
Promoção de escolhas alimentares mais saudáveis
Os rótulos possuem informação nutricional, como valores calóricos, quantidade de açúcar, gordura e sódio, o que ajuda os consumidores a optárem por escolhas mais saudáveis.
Benefícios
Informação clara sobre os ingredientes
Os rótulos permitem que os consumidores saibam exatamente quais ingredientes e vestigios estão presentes no produto, ajudando aqueles que têm alergias ou restrições alimentares.
Cumprimento de normas legais
Em Portugal e na UE (União Europeia), a rotulagem de produtos é regulada por leis específicas para garantir a proteção dos consumidores e a transparência do mercado.
Riscos
Complexidade Excessiva
Informações complexas como valores nutricionais em excesso ou uso de termos técnicos, podem confundir os consumidores e dificultar a compreensão dos rótulos.
Benifícios
Cumprimento de normas obrigatórias
Fornecer informações precisas, como o valor nutricional, origem e validade. Isso protege os consumidores contra fraudes e práticas enganosas.
Porque existem Rótulos?
O consumidor tem, legalmente falando, direito à informação. Esse é, hoje em dia, um dos direitos pertencentes à categoria dos direitos fundamentais. Sendo que o consumidor é sujeito de direitos fundamentais, existe uma proteção do mesmo contra situações às quais ele poderá estar suscetível e em que não possa salvaguardar os seus interesses pessoais.
Razão da importância dos Rótulos
De acordo com a OMS, existem mais de 200 doenças relacionadas com problemas de segurança alimentar, e os rótulos de alimentos representam uma medida de prevenção que permita salvaguardar a saúde pública. Os rótulos de alimentos constituem, então, um dos meios mais privilegiados de comunicação de informações-chave ao consumidor, segundo a ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Desse modo, define-os
como.
Informação ao consumidor
Os rótulos fornecem dados essenciais sobre os produtos, como os ingredientes, vestigios que podem conter (exemplo: "Pode conter vestigios de glúten"), prazo de validade, condições de armazenamento e instruções de uso. Com a existência de rótulos é possível garantir a segurança e bem-estar do comprador.
Curiosidades
Sobre Rótulos:
1. Os primeiros "rótulos" datam do período dos antigos egípcios. Vasos e potes de cerâmica eram usados para armazenar alimentos e bebidas, como o vinho ou o azeite, tinham inscrições ou marcas que identificavam o conteúdo ou o seu fabricante;
2. De acordo com regulamentações, em muitos países, rótulos devem destacar possíveis alérgenos (como nozes, glúten, leite, etc.) em negrito ou em um aviso separado.
O que são Rótulos?
Hoje em dia, muitas pessoas cometem o mesmo erro vezes sem conta, afirmando que "Rótulo" e "Rotulagem" têm o mesmo significado. As duas palavras, por mais ortográficamente parecidas que sejam, têm significados diferentes.
Rótulo
Rotulagem
Benefícios
Promoção de práticas sustentáveis
Rótulos com informações que apelem à sustentabilidade como “orgânico”. Permitem que os consumidores optem por produtos que promovem a essa prática.
Riscos
Exclusão de consumidores com necessidades especiais
Existem rótulos que são inacessíveis para pessoas com problemáticas, como pessoas com cegueira ou baixa visão se não forem projetados com acessibilidade em mente.