Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação SC-LTC
Lara Torres da Costa
Created on November 17, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Sistema de Promoção e Proteção O papel da escola
Módulo 5 - Análise de casos
Objetivo: Capacitar docentes para a deteção precoce de maus-tratos e outras situações de perigo em crianças e jovens e qualificar a capacidade protetiva da escola.
Ao Trabalho!
Nesta sessão vamos aplicar os conteúdos dinamizados na análise de uma situação de perigo. Proposta de trabalho: - Análise detalhada de duas situações de perigo, identificando os procedimentos inerentes e o respetivo plano de interveção - Elaboração de uma comunicação à CPCJ
Série Cuida bem de mim
“Cuida Bem de Mim” é uma série de animação de 12 episódios produzida pela CNPDPCJ. É destinada às crianças, aos pais e cuidadores, com sugestões para melhor encararem os desafios do crescimento e da educação.
Caso Prático 1
Na turma do 9.º ano, o professor de Ciências Sociais observa que um dos alunos, chamado M., de 14 anos, tem apresentado comportamento disruptivos durante as aulas e nos intervalos. Nos últimos dias, foi reportado que M. tem sido acusado de furtar materiais pessoais de colegas, como telemóveis, dinheiro e material escolar. Além disso, tem demonstrado atitudes agressivas, chegando a envolver-se em discussões e até em confrontos físicos com outros alunos, particularmente durante os intervalos. Este comportamento violento tem gerado medo entre os colegas e causado um ambiente de tensão na escola. O comportamento de M. tem vindo a comprometer a sua relação com os colegas e o seu rendimento escolar. O jovem tem demonstrado sinais de desinteresse pelas aulas e tem faltado a várias atividades.
Caso Prático 2
Durante uma manhã de aula, a professora da turma do 3.º ano observa que uma aluna, chamada A., tem apresentado comportamentos de isolamento e uma tristeza constante. Além disso, a professora repara que, ao contrário das outras crianças, A. raramente interage com os colegas e muitas vezes aparece com a roupa amassada e suja. Numa conversa informal, a criança menciona, de forma vaga, que "não tem vontade de ir para casa" e que "o pai não está em casa há muito tempo". A professora nota que A. parece extremamente cansada e com dificuldades de concentração nas aulas. Numa atividade de grupo, A. volta a isolar-se, não participa ativamente e, quando um colega lhe dirige a palavra, ela fica visivelmente desconfortável. A professora nota ainda que A. está com as mãos sujas, como se tivesse tentado esconder algo, mas não consegue identificar o quê. A situação preocupa a docente, que começa a suspeitar que A. possa estar a passar por uma situação de negligência ou até de abuso em casa.
Plano de intervenção
- Identificar fatores de risco/perigo
- Identificar fatores de proteção
- Identificar procedimentos fundamentais
- Identificar encaminhamentos necessários
- Articular o plano de intervenção com os parceiros
- Efetuar comunicações obrigatórias às entidades competentes
Plano de Ação
- Comece por observar os comportamentos de forma mais atenta, registando todos as situações que possam envolver a criança/jovem. - Registe por escrito todas as diligêncas (de forma objetiva, factual e com evidência para que possam ser usados como base para uma intervenção mais eficaz).
Observação e Registo dos Comportamentos
Conversa com a criança/jovem
Encaminhamento para o SPO
Envolvimento dos Pais
Comunicar às entidades competentes
Boas Práticas
- Formação Contínua de Docentes
- Ambiente Escolar Seguro e Inclusivo
- Identificação e Sinalização Precoce de Situações de Risco
- Planos de Intervenção Individualizados
- Colaboração estreita com parceiros externos
- Participação e audição das crianças e jovens
- Melhoria contínua dos protocolos e procedimentos
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela