Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Cópia - A viúva e o papagaio de Virginia Woolf
Carla Maria Gonçalves Vieira Sampaio da
Created on November 17, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Curiosidades
Português 5.º ano - conto de autor
Virginia Woolf
O tempo
O espaço
A autora
A ação
As personagens
“Os atos dos animais têm mais significado do que as pessoas julgam”.
O Sr. Stacey
O reverendo Samuel Tallboys
Os advogados: - Sr. Stagg - Sr. Beetle
A Sra. Ford
O papagaio James
A senhora Gage
As personagens principais
As personagens secundárias
Determinada a conhecer sua herança, a senhora Gage foi até Rodmell. Ao chegar à casa de seu irmão, bateu à porta e, para sua surpresa, ouviu uma voz dizer:– Não está ninguém em casa! Intrigada, foi atendida pela senhora Ford, que explicou o ocorrido: era o velho papagaio de seu irmão quem proferia aquela frase.
Na obra A Viúva e o Papagaio, de Virginia Woolf, conhecemos a história de uma viúva chamada senhora Gage. Ela era uma mulher muito pobre, míope e coxa, mas tinha um grande amor pelos animais. A senhora Gage vivia em Splisby na companhia de seu cão, Shag. Certo dia, recebeu uma carta de advogados de Lewes informando que seu irmão havia falecido, deixando-lhe como herança uma quinta em Rodmell e três mil libras esterlinas.
A ação
No caminho, acabou perdendo-se no bosque. Cercada pela escuridão, sentiu-se desorientada, mas avistou uma luz muito intensa à distância. Intrigada e com o coração cheio de perguntas, começou a perguntar-se:- O que seria aquela luz? - Onde estaria o papagaio James? - E, afinal, o que aconteceu às três mil libras? Lê a história para ficares a conhecer tudo ao pormenor!
A viúva rapidamente fez amizade com o papagaio, que se chamava James. No dia seguinte, foi ao escritório dos advogados em Lewes para esclarecer os detalhes da herança. Lá, recebeu uma notícia inesperada: os advogados não tinham conhecimento das três mil libras mencionadas. O que restava da herança era apenas uma casa em ruínas e o velho papagaio. Desanimada, a senhora Gage decidiu voltar para a casa do irmão.
A ação
"No dia seguinte.." p. 42
"O dia foi escurecendo..." p. 19
"... até ser muito velhinha" p. 44
"... por volta das nove horas, numa noite de novembro." p. 9
"... na terça-feira à noite." p. 8
"Há cerca de cinquenta anos..." p. 5
"... a partir para Lewes no dia seguinte, ..." p. 14
O Tempo
Esta história decorre ao longo de um breve período de tempo. Lê algumas expressões do conto que revelam a passagem do tempo.
O Espaço
Para conheceres os locais desta história, clica no avião e prepara-te para viajares.
- a casa da viúva em Spilsby ("sentada no Jardim de sua casa, num povoado chamado Spilsby, no Yorkshire"); - a casa do seu irmão em Rodmell ("em Rodmell, perto de Lewes"); - o escritório dos advogados em Lewes ("Srs. Satgg e Beetle, 67 Hight Street, Lewes, Sussex"); - em casa da senhora Ford em Rodmell.
A história passa-se nos seguintes espaços:
Os visitantes da aldeia de Rodmell ainda podem avistar as ruínas da casa incendiada há mais de cinquenta anos. Conta-se que, durante a noite, é possível ouvir o som de um papagaio bicando o chão de tijolos. Há também quem jure ter visto a figura de uma velha senhora com um avental branco, espreitando junto às ruínas da casa, como se guardasse um segredo há muito perdido.
A lenda criada em torno do conto A Viúva e o Papagaio.
Curiosidades