Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação Akihabara

Diogo Gonçalves

Created on November 16, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Let's go!

Disciplina: Geografia

Ano letivo: 2024-2025

Agrupamento de Escolas De Moure e Ribeira do Neiva

Trabalho Técnico nº1 - Pesca em Portugal

Trabalho realizado por : Diogo Gonçalves, nº 5, 9ºC

Introdução

Olá eu hoje vou apresentar o meu trabalho sobre a pesca em portugal e vou falar sobre as suas características e como isso poderá influenciar o país, realizando um texto e um gráfico para cada tema.

Gráfico e texto sobre a população empregada na pesca por idades

Com base no gráfico apresentado podemos observar que as pessoas empregadas na pesca em Portugal é predominantemente envelhecida, e que a maioria das pessoas empregadas nessa área estão em faixas etárias entre (45 a 54) anos, (55 a 64) anos, mostrando uma mão de obra envelhecida e com menos trabalho jovem. Na região autónoma dos Açores é onde mais ocorre trabalho jovem tendo 42,8 de média, a região com mais trabalhadores idosos é no Alentejo com 51.6 de média. E como a maior parte dos trabalhadores são idosos isso pode influenciar a produtividade e o rendimento, como por exemplo a adaptação às novas tecnologias podendo haver uma maior dificuldade e em atividades que exigem esforço físico.

Gráfico e texto sobre as embarcações por GT

A partir do gráfico é possível observar que a frota de pesca portuguesa é constituída por embarcações reduzidas, tendo características específicas como por exemplo: a capacidade de carga reduzida e a capacidade de conservação de peixe reduzida, sendo possível no gráfico observar isso mesmo, pois existem 5 654 embarcações só de 5 GT criando implicações na produtividade e no rendimento como por exemplo: menor captação de peixe devido a conservação reduzida, maior número de viagens, menor alcance nas zonas de pesca com mais afluência, capturação limitada de espécies pois só conseguem pescar perto da costa e dependência do clima tendo pouca assim produtividade.

Gráfico e texto sobre as descargas de pescado freco ou refregirado

Com a ajuda do gráfico apresentado é possível observar quais foram as espécies mais pescadas em Portugal em 2023 que são: a sardinha totalizando 24 735 toneladas com maior concentração no continente especialmente no Norte e no Oeste e Vale do Tejo, a cavala com 15 086 de toneladas com maior concentração no Oeste e Vale do Tejo e na Península de Setúbal, o carapau totalizando 13 656 de toneladas com maior concentração no Oeste e no Vale do Tejo e na Península de Setúbal, o verdinho totalizando 1 688 de toneladas com maior concentração no Norte e no Alentejo, Sarda totalizando 475 toneladas com maior concentração no Centro e no Norte e as outras espécies que representam 46 322 tonelada. Tendo 2 espécies principais recorrentes que é a sardinha e a cavala.

Conclusão

Podemos concluir que portugal enfrenta vários desafios ligados com o envelhecimento limitando as frotas de pesca. E esse envelhecimeto pode vir afetar na produtividade e rendimento e também por as embarcações serem maioritatiamente pequenas com capaciade de carga e conservação de peixe reduzida. Concluindo assim que portugal é um país é envelhecido.