Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Rio Mondego - 03Nov24

margcontas

Created on November 16, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Margarida Maria Reis Gomes Novembro 2024
Quero Almoçar/Jantar!
Quero Investigar!
Quero Descobrir!
Quero Percorrer!
Quero Entender! Porquê?
Quero Conhecer!
Quero Viajar!
Quero Aventurar-me!
Quero Visitar!
Quero Observar!
Quero Recordar!
Isto é para mim!
Quero Explorar!
Quero Aventurar-me!
Quero Relaxar!

... do Rooftop Sapientia Hotel

Geografia à Janela...

10

11

12

13

Vamos Começar!

A quantidade de água que um rio transporta numa determinada seção, num dado momento designa-se caudal. Exprime-se, normalmente, em m3/s. O caudal varia ao longo do percurso do rio e ao longo do ano (regime fluvial). O meu regime fluvial é influenciado principalmente pelas chuvas, com variações significativas ao longo do ano, típicas de regiões com clima temperado mediterrânico. ”O meu caudal aumenta nas estações chuvosas e diminui em períodos secos”. Comenta a afirmação.

Na verdade, a foto não está atualizada. Observa-me e repara no espelho de água que proporciono à cidade de Coimbra, só possível porque, uns metros a jusante, construíram o Açude-Ponte.

Com o meu regime torrencial naturalmente provoco cheias e inundações que são seculares na cidade de Coimbra e nos campos do Mondego. Para controlar e defender contra as minhas cheias construíram-se barragens modificando a minha “foto de família”.

Refere o nome da/s barragem/s construída/s: - no rio Alva - no rio Mondego

O passadiço é em madeira Lunawood e tem quatro metros de largura, criando a meio uma praça com oito metros de largura. Tem uma altura de 5 m e as guardas são em vidro laminado de quatro cores vibrantes (amarelo, azul, verde e rosa) que criam sombras multicoloridas que mudam ao longo do dia e das estações devido à posição do sol.

Projetada pelo engenheiro António Adão Fonseca e pelo arquiteto Cecil Balmond foi inaugurada em 2006 no âmbito do Programa Polis. A ponte tem 274,5 m de comprimento e eleva-se a 10 metros da água, com A estrutura tem vãos desiguais vencidos por arcos metálicos abatidos, o maior deles com 110 m.

Ponte Pedro e Inês

Da nascente à foz recebo outros cursos de água: os meus afluentes e subafluentes, ou seja, os meus tributários. Observa o esquema: Quais são os meus rios afluentes, a montante e a jusante da cidade de Coimbra? Quais os rios afluentes que se localizam na margem direita? E na margem esquerda?

Exploratório Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

As cheias podem estar controladas, mas ao contrário do que muitos pensam, não significa dominadas.

Lembro-te que controlar significa tomar medidas para minimizar os impactos das cheias. Eu nunca me esqueço da minha trajetória natural, mesmo que tenha sido alterado ou controlado pelo ser humano com obras e barragens. Não subestimes a minha força natural, posso em certas condições ocupar o espaço que me pertence. Recorda as Cheias em Coimbra, em janeiro 2016.

Pavilhão Centro de Portugal

Instalado no Parque Verde da Cidade de Coimbra, o Pavilhão Centro de Portugal foi projetado pelos arquitetos Souto Moura e Siza Vieira, para a Expo 2000, realizada em Hannover (Alemanha). Ocupando uma área de 1375 m2, o Pavilhão tem uma forma de um “L” e a cobertura é ondulada. Este espaço acolhe exposições, concertos e outros eventos de índole cultural. Exteriormente, o Pavilhão é revestido a cortiça, havendo ainda uma parte revestida a azulejo. O aglomerado de cortiça oferece boas condições de durabilidade no exterior, constituindo um isolamento térmico que dá uma imagem inusual. Aquela cortiça rude, escura, com o tempo ficará cinzenta, veremos como evolui. O Pavilhão é desmontável, para possibilitar a sua reutilização.

Qual a tua opinião sobre esta construção?

Inicialmente designado Jardins do Mondego, o empreendimento residencial Terraços do Rio tem uma história que vale a pena questionar. As obras arrancaram em novembro de 1999 Entre 2005 e 2020 as obras estiveram paradas. Inicialmente por terem sido embargadas pela autarquia, em 2005, por estar a ser construído um piso a mais que o licenciado. A seguir porque o Ministério Público levantou dúvidas sobre a legalidade de dois lotes, referindo que parte do empreendimento tinha sido implantada em zona verde do PDM então em vigor. Desencadeou uma ação administrativa contra a autarquia “convidando-a” a decidir se avança com a demolição. A data limite foi 18 de novembro de 2019. No mês de março de 2006 o geógrafo Anselmo Gonçalves, numa investigação científica para a Universidade de Coimbra, afirma que a urbanização Jardins do Mondego está construída sobre um leito húmido propício a inundações ! Em 2020 termina a suspensão das obras dos Jardins do Mondego e para esquecer o passado surge uma nova marca: Terraços do Rio. O Parque Verde do Mondego vai ficar acessível por outra ponte pedonal a este empreendimento e à rua do Brasil.

Sou um curso de água que corre por um leito escavado e alargado por mim. Tenho um comprimento aproximado de 258, 3 Km, nasço a 1525 m de altitude, numa fonte à beira da estrada, no sítio Corgo da Mós, freguesia de Mangualde da Serra, no Município de Gouveia (Serra da Estrela) Passo pela cidade de Coimbra, a 40Km, do Oceano onde vou desaguar, a sul da cidade da Figueira da Foz. Quem sou eu?Qual o nome do Oceano a que me refiro?

Os rios possuem 3 tipos de leitos que variam conforme o nível de água e sua interação com as margens: leito normal, leito menor ou de estiagem e o leito maior ou de inundação. Observa o espaço que ocupo entre as duas margens. Como se designa o leito que ocupo?

Ops!! Estava um dia de sol…

Esta foto foi tirada de manhã ou de tarde?

Ao longo do meu percurso vou moldando o meu Vale. A imagem apresenta as diferentes características do meu vale da nascente à foz. Depois de percorrer vales inclinados e estreito de forma brusca passo para uma ampla planície aluvionar. É na cidade de Coimbra que início o meu curso inferior. Nesta secção: a) Como caraterizas o meu vale?b) Como se apresentam o meu leito e as minhas margens? c) Porquê? Saber Perfis

Mapa da rede do Sistema de Mobilidade do Mondego

Uma nova mobilidade está a nascer!

Sabias que… Em 2009, a Inspeção-geral das Obras Públicas apresentou a ponte como "um caso exemplar de como não promover, projetar e construir uma obra pública" Um aspeto que deves investigar!

Ponte Rainha Santa Isabel

A Ponte Rainha Santa Isabel, sobre o Rio Mondego, foi inaugurada em 2004 e localiza-se a montante do centro da cidade de Coimbra. A sua construção resulta do crescimento da Cidade, permitindo um acesso mais rápido à “zona” sul da cidade, nomeadamente ao Pólo II da Universidade de Coimbra. A ponte foi projetada pelo engenheiro António Reis e é composta por duas faixas de roagem com três vias em cada sentido, num tabuleiro com 30 m de largura. Durante a fase de projeto, tinha o nome provisório de "Ponte Europa", nome pelo qual ainda é, por vezes, referida.

Acompanha o meu percurso no Google Earth Pro e conhece-me melhor nesta última etapa …

A viajem continua... Sou um elemento vivo da memória coletiva da cidade, presente em lendas, poesias e na história local. Para saberes mais sobre esta cidade aventura-te nos botões laranja [ ]. Da minha parte tenho que continuar a viagem até ao mar, agora num canal artificial.

Fundado em 1772, o Jardim Botânico, feito de plantas, é também um reportório de 250 anos de história da cidade, da Universidade e do ensino da botânica. Vale a pena Descobrir!

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Lorem ipsum

Lorem ipsum

Docas de Coimbra

Lorem ipsum

É o ponto de encontro preferido dos conimbricenses. Sobre as águas do rio Mondego, as esplanadas dos estabelecimentos convidam a agradáveis e divertidos momentos de confraternização, tanto entre amigos como em família. Nas Docas podes criar histórias e memórias felizes deixo-te 3 opções de restaurantes /bares para te deliciares!

Fábrica de Produção de Cerveja e Museu da Cerveja de Coimbra

Corro de montante para Jusante e tenho duas margens: a margem direita e a margem esquerda. Fotografaram-me do Sapientia Hotel. Este localiza-se em que margem?

Quem o visita tem acesso a vários monumentos e experiências: uma delas é o Museu da Água, inaugurado em 2007, que se encontra numa antiga estação de recolha de água datada de 1922. Imagina conhecer a história do abastecimento público de água em Coimbra, no próprio Museu! Uma visita a não perder…

Um dos parques mais emblemático da cidade, com uma localização privilegiada junto ao rio Mondego. Carinhosamente designado por Parque da Cidade, foi projetado em 1920 e a obra executada pelo floricultor e paisagista portuense Jacinto de Matos. O parque tem o nome do médico Manuel Braga (1869-1946) que se destacou pelo seu amor à cidade, sendo um dos principais responsáveis pela preservação e valorização de espaços públicos e naturais.

Parque Doutor Manuel Braga

Saber Bacias Hidrografias Rios Portuguesas

Aqui está a minha “foto de família” !

Sabias que…

... tal como as famílias se estruturam em árvores genealógicas, os rios também se organizam com os seus tributários? Ao conjunto formado por um rio principal e por todos os cursos de água tributários chama-se rede hidrográfica e a área drenada por esse rio principal, afluentes e subafluentes chama-se bacia hidrográfica. A minha bacia hidrográfica tem uma área de 664 Km2.

Os valores 8o 52` 53`` W e 40o 20`, referem-se, respetivamente, a que coordenadas geográficas?Refere a orientação dominante da minha bacia hidrográfica.

Sou um importante agente modelador do relevo. Ao processo de desgaste, transporte e acumulação que provoco chama-se erosão Fluvial. Por isso ao longo do meu percurso passo por diferentes fases, que podes comparar com as 3 fases da vida humana: a fase de juventude / curso superior, a fase de maturidade / curso médio e a fase de velhice/ curso inferior. Inicialmente, enquanto jovem sou forte, tenho pressa e muita energia e atravesso qualquer obstáculo. Depois acalmo, já não vejo razão para andar a correr de um lado para o outro, abrando a minha velocidade, contorno obstáculos de forma sensata, enfim demonstro muita maturidade. Por último, quando se aproxima o mar e o fim da minha viagem já não tenho tanta energia, torno-me lento, vagaroso e sonolento… mas, ao longo do meu percurso, nunca desisto. Na cidade de Coimbra em que fase do meu percurso me encontro? Refere a fase do processo erosivo que inicio?

Vamos Começar…

Em pleno outono de 2024 desloquei-me ao rooftop do Sapientia Hotel, localizado na cidade de Coimbra, com o objetivo de observar e fotografar a paisagem sobre o Rio.São muitos os pontos de interesse que podes Conhecer, Observar, Visitar, Explorar, Recordar… clicando, para isso, nos botões cor de laranja. Mas primeiro vamos recordar e/ou aprender mais sobre o Rio. Clica nos botões azuis numerados e 1 a 13.

Um Urso Grande Verde é uma referência dentro do parque. A escultura foi construída no âmbito de uma exposição promovida pelo Museu da Ciência e da Técnica de Coimbra e depois oferecida à autarquia. Sabias que: - inicialmente foi construída com relva natural e depois substituído por relva artificial de modo a reduzir os cuidados necessários; - sobreviveu a um incêndio em 2005 e resistiu às cheias de 2016? Quero Observar!

Inaugurado em julho de 2004, o Parque Verde do Mondego é um projeto da autoria do Arquiteto Camilo Cortesão, enquadrado no programa Polis Coimbra, que abrange as duas margens do rio Mondego. A ligar as margens esquerda e direita existe a Ponte Pedonal Pedro e Inês. Descobre mais em Quero Percorrer! É um imenso espaço verde, onde podes encontrar bares, restaurantes, um parque infantil, pavilhões de exposições temporárias e o Pavilhão Centro de Portugal, projetado por Souto Moura e Álvaro Siza Vieira. Descobre mais em Quero Recordar!

Parque Verde do Mondego

Sou uma parte essencial da paisagem de Coimbra e confiro identidade à cidade. Se cuidares de mim atraio moradores e turistas, e proporciono experiências únicas. São muitas as atividades desportivas e lúdico-recreativas que praticam nas minhas águas. Qual/ais a tua/s preferidas? Porquê?

Espreita este espaço aqui:

Parque do Choupalinho

Foi construído sobre terrenos seculares, que já foram utilizados para atividades agrícolas e cultivo de vegetais e árvores de fruto, depois para piqueniques, pesca e lavagem da roupa. Hoje é uma área de lazer ideal para repousar, passear praticar desporto e observar a vegetação rípicola. Aqui encontras aparelhos para fazer ginástica, um skate park e um Centro de Desportos Náuticos, que alberga clubes de atividades como a canoagem, o remo e a vela. Também se pode fazer passeios de barco pneumático, canoa, alugar gaivotas e até andar de barca serrana – uma embarcação tradicional. Tem como vizinhos o Exploratório- Centro Ciência Viva de Coimbra, as Piscinas do Mondego e a Praça da Canção. Nesta realiza-se a Queima das Fitas, o circo, a feira popular, entre outros eventos.