Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Miguel De Unamuno

-Névoa-

START

SOBRE O AUTOR

- A ação inicia-se na rua quando, passa uma mulher por Augusto Perez, pela qual o mesmo acaba por se apaixonar perdidamente.- O enredo, formado basicamente em diálogos.

- Augusto decide iniciar uma conversa com o autor; - Deste modo, surge a seguinte dúvida no autor: será que ele próprio é personagem de outra ficção, tal como Augusto é na sua?

- Prólogo; Pós-prólogo e Prólogo à 3ª edição;- Profunda análise existencial do homem, do seu desfasamento em relação à vida e a tudo o que o cerca.

Acerca do livro

- Caracteriza-se pelo seu tom introspetivo e reflexivo;- Incapacidade de sentir; - Sofrimento de ser lúcido; - Cansaço da vida.
- Consciente de fugacidade do tempo;- Defende que o destino é uma força superior ao homem; - Considera qualquer esforço de mudança inútil.
- Muito ligado à natureza;- Valoriza o momento presente;- Relação pacífica consigo próprio, com os outros e com a vida.

Relação artística

- Metáfora, que reforça a ideia da busca pelo isolamento por parte do autor.

- Conflito interno, que remete para a inconstância do autor.

- Tom melancólico, típico de Álvaro de Campos;- Reconhece a impossibilidade de alcançar uma identidade concreta concreta.

- Paradoxo que reforça a crise de identidade do autor.

Começo a conhecer-me. Não existo.Sou o intervalo entre o que desejo ser e os outros me fizeram, ou metade desse intervalo, porque também há vida ... Sou isso, enfim ...Apague a luz, feche a porta e deixe de ter barulhos de chinelos no corredor. Fique eu no quarto só com o grande sossego de mim mesmo. É um universo barato.

Começo a conhecer-me. Não existo.

RELAÇÃO ARTÍSTICA

- Faleceu em Salamanca, Espanha, em dezembro.
- Nomeado diretor de línguas e literatura grega na Universidade de Salamanca.
- Foi demitido por ter defendido os Aliados durante a 1ª Guerra Mundial.
- 1864 - Data do seu nascimento, Bilbau;- 1880 - ingressou na Universidade de Madrid.

1936

1900

1914

1864 e1880

Livro que nos leva a refletir e que coloca em causa algumas ideias que tomamos por concretas.
Aborda temas bastante complexos, porém os diálogos e monólogos ao longo do livro ajudam a perceber os temas, bem como os diferentes pontos de vista.

APRECIAÇÃO CRÍTICA

- Camões reflete sobre o poder do amor e os efeitos que este pode provocar, acabando por "tocar" e transformar qualquer um;- Augusto voltou a acreditar no amor;- Os efeitos que o amor provocou em Augusto.

Reflexões do Poeta Canto III

O autor optou por escrever um pólogo à 3ª edição, porque ele acabou por reescrever a obra, já que a sua forma de ser e de pensar mudou, após ter passado por uma profunda depressão juntamente com crieses de fé, e por isso, tal como o próprio diz, ele pretende que os leitores ao lerem o prólogo à 3ª edição e ao releerem a obra, o releiam.

-Sofreu uma profunda depressão, juntamente com crises de fé;- Na sua visão de vida esteve sempre presente um grande desejo de imortalidade.

- Nas suas obras, podemos perceber a presença de diversos conceitos filosóficos e de profundas reflexões sobre a existência do homem e de tudo o que o cerca.

- A sua oposição ao regime de Franco reseultou na perda de seu cargo na Universidade de Salamanca e a um período de confinamento domiciliario.

- Infância profundamente marcada pela morte do seu pai quando tinha apenas 6 anos.

- Unamuno teve uma vida marcada por revoltas políticas e sociais.

Algumas curiosidades: