Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Fases mitóticas do ápice radicular da cebola

Maria

Created on November 16, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Hr report

Report Human Resources

Black Report

Tech report

Waves Report

OKR Shapes Report

Professional Whitepaper

Transcript

Observação da fase mitótica em celulas vegetais

Biologia e Geologia 11ºA

Beatriz Gouveia - nº1 Francisca Ambrósio - nº3 Leonor Nunes - nº4

Índice

  1. Introdução
  2. Princípios
  3. Conceitos
  4. Procedimento
  5. Materiais e métodos
  6. Discussão/conclusão
  7. Resultados

Introdução

A mitose é um processo fundamental na biologia celular, responsável pela divisão de uma célula-mãe em duas células-filhas geneticamente idênticas. Este relatório tem como objetivo investigar a fase mitótica em células vegetais de cebola (Allium cepa) e compreender os princípios e conceitos subjacentes a esse processo. A cebola é um excelente modelo de estudo devido à facilidade de obtenção de suas células e à clareza das estruturas mitóticas.

Princípios

A mitose é dividida em quatro fases principais: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Durante a prófase, os cromossomas se condensam, a membrana nuclear se desintegra e os microtúbulos do fuso se formam. Na metáfase, os cromossomas alinham-se no equador da célula. Na anáfase, os cromatídios-irmãos separam-se e são puxados para os polos opostos. A telófase é a fase final, caracterizada pela formação de duas novas membranas nucleares e a descondensação dos cromossomas.O objetivo desta tividade laboratorial é a observação dos cromossomas de células de ápices radiculares de uma cebola ao microscópio.

Conceitos

1. Cromossomas: São estruturas compostas de DNA e proteínas que contêm a informação genética. 2. Fuso Mitótico: Uma estrutura formada por microtúbulos que auxilia na segregação dos cromossomos durante a mitose. 3. Citocinese: O processo de divisão do citoplasma que ocorre após a mitose, resultando na formação de duas células-filhas.

Procedimento

3.4.

5.6.

7.8.

9.10.

1. 2.

Procedimento

1. Misturar, num vidro de relógio, 9 gotas de orceina acética com 1 gota de HCI;

Procedimento

2. Cortar com a tesoura os ápices radiculares da cebola (cerca de 5 mm);

Procedimento

3. Colocar os ápices no vidro de relógio que contém a solução

Procedimento

4. Pegar no vidro de relógio com a mola de madeira e passá-lo sobre a chama da lamparina até se soltarem vapores, mas evitando que a solução entre em ebulição;

Procedimento

5. Retirar, com a pinça, os ápices radiculares para uma lâmina de vidro.

Procedimento

6. Colocar 1 gota de orceina acética na lâmina, sobre o material, e aguardar 3 minutos;

Procedimento

7. Colocar a lamela sobre o material e esmagar os tecidos fazendo pressão, cuidadosamente, com o cabo da agulha;

Procedimento

8. Retirar o excesso de corante com papel absorvente;

Procedimento

9. Observar a preparação temporária ao MOC;

Procedimento

10. Esquematizar ou fotografar as figuras de mitose observadas;

Materiais e Métodos

1. Preparação de lâminas de células de cebola. 2. Coloração das células com corante específico para realçar os cromossomos. 3. Observação ao microscópio óptico. 4. Registro das fases mitóticas encontradas.

Discussão e conclusão

A partir desta actividade experimental podemos concluir que a mitose é um processo de grande importância para os vegetais, uma vez que lhes possibilita o seu crescimento e desenvolvimento. Com as observações efetuadas podemos concluir que a mitose consiste então na profase, metafase, anafase e telofase. Podemos distinguir estas diferentes fases através de aspectos relevantes pertencentes aos acontecimentos de cada uma das fases:

  • Quando a célula se encontrava em profase, já era possível distinguir os seus cromossomas, apesar de ainda se encontrarem um pouco enrolados em si;
  • Quando a célula se encontrava em metafase, era possível observar a placa equatorial formada pelos cromossomas ligados ao fuso acromático;
  • Quando a célula se encontrava em anafase, era possível ver os cromossomas ligados ao fuso acromático na sua ascensão aos pólos da célula;
  • Quando a célula se encontrava em telofase, era possível observar a formação de dois núcleos, com a cromatina dispersa de novo, de maneira que os cromossomas não eram perceptíveis.
Quanto a críticas, temos apenas a apontar que houve uma incorreta colocação da lamela na lâmina, o que levou à permanência de bolas de ar na preparação.

Resultados

fig1.prófase

fig3. anáfase

fig2. metáfase

fig4.telófase