Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

5_ae_faq8_p1_05_reacoes quimicas.pptx

Carmo Marques

Created on November 16, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Explicação e representação de reações químicas

Reações químicas

Reações químicas

Reações químicas

Há algumas evidências visíveis que podem ser associadas à formação de novas substâncias e que ajudam a detetar a ocorrência de uma reação química.

Como se pode detetar a ocorrência de uma reação química?

Colisão eficaz (ocorre reação química) Os corpúsculos das diferentes substâncias envolvidas colidem entre si e formam-se novas substâncias com propriedades diferentes das anteriores. Neste caso, ocorre uma reação química.

Reações químicas

De acordo com a teoria das colisões, quando os reagentes colidem entre si e formam novas ligações, há formação de novas substâncias (colisão eficaz), ou seja, há quebra de ligações entre os corpúsculos dos reagentes e formação de novas ligações que originam produtos da reação.

O que é que acontece quando se adicionam substâncias?

Colisão não eficaz (não ocorre reação química) Os corpúsculos das diferentes substâncias envolvidas colidem entre si, mas não há formação de novas substâncias.

Este tema pode ser trabalhado implementando a:

Exemplo: A “equação de palavras” que traduz a reação química entre a solução aquosa de nitrato de chumbo(II) e a solução aquosa de iodeto de potássio é: nitrato de chumbo(II) (aq) + iodeto de potássio (aq)  nitrato de potássio (aq) + di-iodeto de chumbo (s) Esta reação química pode ser representada simbolicamente pela equação química seguinte: Pb(NO3)2 (aq) + 2 KI (aq)  2 KNO3 (aq) + PbI2 (s)

Reações químicas

Como se representa simbolicamente uma reação química?

Segundo a Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação da Massa, numa reação química, a massa total do sistema não varia, o que implica que a massa total dos produtos da reação originados é igual à massa total dos reagentes transformados.

Antoine Lavoisier (1743-1794) é considerado o “pai” da Química e ficou célebre pela afirmação “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Durante uma reação química, os reagentes interagem e inicia-se a formação dos produtos da reação. A massa dos reagentes diminui e a massa dos produtos da reação aumenta. No entanto, a massa total não varia.

Este tema pode ser trabalhado implementando a:

Reações químicas

Lei de Lavoisier ou Lei da conservação da massa

Durante uma reação química, quando os corpúsculos dos reagentes chocam entre si de forma eficaz, dão origem aos corpúsculos dos produtos da reação. No entanto, o número de átomos de cada elemento químico envolvido na reação química mantém-se o mesmo.

Analisemos a reação entre o carbono, sólido, e o dioxigénio, gasoso: C(s) + O2(g)  CO2(g)

Reações químicas

O que acontece durante uma reação química, do ponto de vista microscópico?

Durante uma reação química: • há rearranjos dos átomos dos reagentes que conduzem à formação de novas substâncias; • não há a formação de novos elementos químicos; • os átomos dos reagentes e dos produtos da reação são os mesmos, ou seja, o número total de átomos de cada elemento químico mantém-se; • há conservação da massa total; • mantém-se a massa total dos corpúsculos que intervêm na reação.

Reações químicas

O que acontece durante uma reação química, do ponto de vista microscópico?

Uma equação química traduz uma reação química, o que quer dizer que representa o que aconteceu, na realidade, durante a transformação dos reagentes nos produtos da reação. As equações químicas têm de traduzir a Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação da Massa.

Exemplo 1:

Reações químicas

Como é que se escrevem as equações químicas?

Exemplo 2:

Reações químicas

Como é que se escrevem as equações químicas?

Para acertar uma equação química, colocam-se coeficientes numéricos antes das fórmulas químicas dos reagentes e/ou dos produtos da reação. As equações químicas têm de ser escritas de acordo com a Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação da Massa.

Exemplo 3:

Reações químicas

Como é que se escrevem as equações químicas?

Gastrenterologia Álcool na juventude é uma má ideia! Portugal é um dos países europeus onde o consumo de bebidas alcoólicas entre os adolescentes mais se agravou nos últimos anos. Será o consumo de bebidas alcoólicas o caminho certo para o bem-estar físico e emocional? Se as uvas e os cereais não têm álcool na sua constituição, de onde surge o álcool presente no vinho e na cerveja? A produção do vinho e da cerveja baseia-se na fermentação alcoólica, um processo bioquímico em que microrganismos (leveduras) transformam os açúcares da uva e dos cereais, moléculas de glicose e de frutose (ambas com fórmula química C6H12O6) em álcool e dióxido de carbono. C6H12O6(aq) ➞ 2 C2H6O(aq) + 2 CO2(g) glicose/frutose etanol dióxido de carbono

O médico responde… Dr. Vítor Magno Pereira (Médico Especialista em Gastrenterologia, Centro Hospitalar do Funchal)

Reações químicas

Porque é que não se deve consumir bebidas alcoólicas durante a adolescência?

• O organismo tem muita dificuldade em metabolizar o etanol, ou seja, tem muita dificuldade em transformá-lo noutras substâncias. • Frequentemente, quem bebe em excesso tem uma maior probabilidade de experimentar drogas ilícitas. • O consumo agudo de álcool aumenta de forma significativa o risco de vários tipos de acidentes, principalmente dos acidentes de viação. • Nas pessoas com idade compreendida entre os 15 e os 49 anos, o consumo de álcool é o principal fator de risco para morte prematura e doença crónica.

• O sistema nervoso e o fígado dos adolescentes ainda não estão completamente desenvolvidos, pelo que não têm tolerância suficiente aos efeitos tóxicos do etanol. • O consumo do álcool desde cedo pode desenvolver sequelas emocionais e psicológicas, como défice de memória, ansiedade e dificuldade de concentração, sendo estas responsáveis pela redução do rendimento escolar, entre outras repercussões. • As expectativas que os adolescentes depositam no álcool para relaxarem, se desinibirem e divertirem, aceleram e intensificam os efeitos tóxicos do etanol.

Reações químicas

Reações químicas

Reações químicas

Reação química

  • Uma reação química representa-se simbolicamente por uma equação química.
  • Uma reação química, em sistema fechado, obedece à Lei de Lavoisier ou Lei da
Conservação da Massa.
  • Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação da Massa: num sistema fechado, a massa
total do sistema não varia, o que implica que a massa total dos produtos da reação originados é igual à massa total dos reagentes transformados.

Reações químicas

Para resumir

Equação química

  • O(s) reagente(s) e o(s) produto(s) da reação apresentam-se separados por uma seta.
  • A equação química obedece, quando acertada, à Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação da Massa.
  • O(s) diferentes reagente(s) e produto(s) da reação química apresentam-se associados
pelo sinal "+“: reagente 1 + reagente 2 + …  produto da reação 1 + produto da reação 2 + …
  • Na equação química, o(s) reagente(s) e o(s) produto(s) da reação apresentam-se pelas
respetivas fórmulas químicas.
  • Na equação química, junto à fórmula química dos reagente(s)/produto(s) da reação
química devem estar indicados, entre parêntesis, os estados físicos das substâncias.

Reações químicas

Para resumir

Explicação e representação de reações químicas

Reações químicas