Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Professora : Ana Paula Costa

Afeganistão

Trabalho realiza do por Carolina Antunes Nº8 e Martim Silva Nº16 10ºA

As mulheres no

Introdução

A situação das mulheres no Afeganistão é crítica, marcada por restrições severas desde o regresso do governo Talibã ao poder em ,agosto de 2021. Direitos conquistados, como acesso à educação e trabalho, foram drasticamente reduzidos, com proibições que as excluem de espaços públicos e limitam a sua liberdade. Além disso, enfrentam violência de gênero, casamentos forçados e falta de acesso a serviços básicos.

Curiosidades
Restrições de liberdade pessoal
Conclusão
Crise Humanitária
Proibição da educação
Notícia

índice

Violência e repressão
Introdução

PROIBIÇÃO DA EDUCAÇÃO

Meninas e mulheres são impedidas de frequentar escolas secundárias e universidades, privando-as assim de uma educação essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Como consequência, o país não avança economicamente uma vez que, uma boa parte da população é excluida de contribuir para a sociedade.

VIOLÊNCIA E REPRESSÃO

Casamentos forçados, violência doméstica e abusos permanecem uma prática comum. Mais recentemente, o governo Talibã declarou que estas serão proibidas de ouvir as vozes umas das outras em público, icluindo a rezar. A idade adulta/de autonomia feminina passou dos 18 aos 9 anos. Esse ambiente de medo e opressão busca silenciar as mulheres, enquanto que a ausênsia de recursos e apoio pioram a sua fragilidade.

restrições de liberdade pessoal

Elas são obrigadas a usar vestes que cobrem todo o corpo, como burcas, e não podem circular livremente sem a companhia de um parente masculino (mahram)nem olhar para homens fora do seu agregado familiar. Além disso, há limitações ao trabalho fora de casa, apenas podendo ser domésticas, sendo restritas a espaços públicos. Essas restrições visam controlá-las rigidamente, reduzindo a sua autonomia.

CRISE HUMANITÁRIA

Com a exclusão das mulheres do mercado de trabalho e da educação muitas famílias, lideradas pelas mesmas, enfrentam extrema pobreza. O acesso limitado a serviços de saúde, especialmente para mulheres grávidas, e a falta de segurança alimentar pioram a sua situação. Isso tem um grande impacto psicológico nas mulheres afegãs.

Quando eramos mais novos achavamos que, em 2024, iriam haver carros voadores mas, em vez disso, temos mulheres privadas de direitos humanos.

Curiosidades

Trabalho realizado por Carolina Antunes Nº8 e Martim Silva Nº16 10ºA

Espero que tenham gostado!