Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
trabalho geo 11g (1).pptx
Manuel Amaro
Created on November 16, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Manuel Amaro Nº18 Rafael Pires Nº 20
Região Agrária do Alentejo
- Clima
- Relevo
- Os solos
Características Físicas
Produções Agropecuárias
Características Humanas:
Localização
03
02
04
01
- Morfologia agrária
- Sistema de cultura
- Povoamento Rural
Indíce de trabalho
A região agrária do Alentejo situa-se no centro-sul de Portugal. Esta área é delimitada a Norte pelo rio Tejo, a Sul pela Região do Algarve, a Oeste pelo Oceano Atlântico e a Este pelo Rio Guadiana e pela fonteira com Espanha. Esta Região Agrária coincide com as sub-regiões do Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral referentes ás NUTS III.
- É a maior região do País em termos de extensão territorial.
- Abrange uma área de 26 158 km², que corresponde a 29% da superfície total do país.
Localização
Os solos
Relevo
Clima
Características fisícas
Povoamento rural
Sistema de cultura
Morfologia agrária
Características humanas
3 Principais produções animais:
3 Principais produções vegetais:
Produções Agropecuárias
QUIZ
QUIZ
O Alentejo é também uma das principais regiões vinícolas de Portugal, com grande produção de vinhos variados, especialmente vinhos tintos. A viticultura é uma atividade tradicional e de grande importância econômica na região.
Vinhas
Oliveiras
A produção de azeite é das mais importantes atividades agrícolas da região, com o Alentejo a ser a maior área produtora de azeite em Portugal. As oliveiras são cultivadas em grandes extensões de terreno de vários héctares.
Cereais
O Alentejo é uma das maiores regiões produtoras de cereais em Portugal, com destaque para o trigo e a cevada, usados tanto para consumo humano como para consumo animal.
Povoamento Rural
O povoamento no Alentejo é concentrado, devido às extensas áreas de terras agrícolas, propícias para os tipos de agricultura da região, o que fez com que as comunidades se fossem concentrando em pequenas aldeias.
O relevo no Alentejo
O relevo da Região Agrária do Alentejo na maioria das regiões é plano, com extensas planícies ideais para a agricultura. Estas são marcadas por colinas suaves e algumas elevações mais notáveis, como a Serra de São Mamede, no Alto Alentejo, e a Serra de Grândola, no Alentejo Litoral. A região é atravessada por importantes rios, como o Guadiana e o Sado, que destacam a paisagem e sustentam a atividade agrícola.
Sequeiro
Afolhamento com pousio
Monocultura
Sistema Extensivo
Rotação de culturas
Necessidade de água
Sistema de Culturas
Aproveitamentodo solo
Variedade de culturas
Os solos no Alentejo
Os solos da Região Agrária do Alentejo são em grande parte pobres/pouco férteis na maioria por serem argilosos e arenosos.
- São bons para culturas como oliveiras, vinhas e cereais.
- Nas zonas próximas aos rios Guadiana e Sado, os solos são mais férteis, permitindo uma agricultura mais produtiva.
- A diversidade de solos na região favorece diferentes tipos de cultivo.
O clima no Alentejo
O clima do Alentejo é nomeadamente mediterrânico, caracterizado por verões quentes e secos, com temperaturas que ultrapassam os 35°C, e invernos suaves, embora possam ser frios em algumas regiões, normalmente no interior. A precipitação é moderada, havendo mais nos meses de outono e inverno, enquanto a primavera e o verão são secos.
Suínos
A produção de suínos no Alentejo é importante, especialmente para a produção de carne de porco e enchidos, como o presunto. A criação é, em grande parte, extensiva, com os porcos a pastarem ao ar livre e a alimentarem-se de bolotas. Esta atividade tem grande importância económica na região e é conhecida pela qualidade dos seus produtos.
Bovinos
A produção de gado bovino no Alentejo é focada principalmente na carne, especialmente da raça Mertolenga. A criação é extensiva, com os animais a pastarem ao ar livre. O Alentejo é uma das maiores regiões produtoras de carne bovina em Portugal, fora existindo alguma produção de leite, embora em menor quantidade.
Ovinos
A produção de gado ovino no Alentejo concentra-se na carne de cordeiro e leite, utilizado para a produção de queijos como o Queijo de Ovelha de Serpa. A principal raça é a Churra da Terra Quente, adaptada ao clima da região. A criação é extensiva, com as ovelhas a pastarem ao ar livre. Esta produção é importante para a economia local, mas enfrenta desafios como a seca.
Na região agrária do Alentejo, predominam as explorações de grande dimensão, com parcelas amplas e de forma regular que, embora atualmente estejam cercadas por estruturas metálicas, eram tradicionalmente campos abertos, com poucos caminhos, muitas vezes limitados a apenas um principal.