LISTA QUÍMICA
Tomás Oliveira Freitas
Created on November 16, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
SITTING BULL
Horizontal infographics
RUGBY WORLD CUP 2019
Horizontal infographics
GRETA THUNBERG
Horizontal infographics
FIRE FIGHTER
Horizontal infographics
VIOLA DAVIS
Horizontal infographics
LOGOS
Horizontal infographics
ZODIAC SUN SIGNS AND WHAT THEY MEAN
Horizontal infographics
Transcript
Atividade experimental 1.3
Objetivo
Material
Procedimento e resultados
Tratamento de resultados
Conclusão
Reflexões
Objetivo
- Determinar a densidade relativa de metais por picnometria
Com este trabalho experimental iremos visualizar a densidade dos metais através da picnometria. Na aula anterior o nosso grupo abordou a densidade do metal cobre.
Material
- Picnómetro de sólidos
- Garrafa de esguicho com água destilada
- Balança digital de sensibilidade 0,001g
- Termómetro (analógico)
- Papel absorvente
- Cobre, na forma de fios de pequena dimensão
Procedimentos
- Encher completamente o picnómetro com água destilada, tendo o cuidado de fazer escorrer o líquido lentamente pela parede, evitando a formação de bolhas de ar.
- Introduzir a rolha do picómetro com um movimento vertical rápido que obrigue o líquido a encher o tubo capilar da rolha.
- Secar o exterior do picnómetro com papel absorvente e verificar se está completamente cheio até à marca. Caso seja necessário, adicionar mais água utilizando uma pipeta de Pasteur. Se, pelo contrário, o nível do líquido ultrapassar a marca, utilizar papel absorvente para remover o excesso.
- Medir a massa de alguns pedaços de cobre e registar o seu valor (Mmetal).
- Medir a massa do conjunto picnómetro cheio de água mais pedaços do metal (ao lado). Registar esse valor (mpicnómetro cheio de água + Mmetal) .
- Retirar um pouco de água do picnómetro.
- Introduzir os pedaços de metal dentro do picómetro e completar com água até à marca. Caso seja necessário, adicionar mais água utilizando uma pipeta de Pasteur. Se, pelo contrário, o nível do líquido ultrapassar a marca, utilizar papel absorvente para retirar o excesso.
- Secar o picnómetro com papel absorvente e medir a massa do picnómetro com água e pedaços de metal (dentro). Registar esse valor (mpicnómetro cheio de água + metal).
- Medir a temperatura da água e registar o seu valor.
Resultados
Tratamento de resultados
1.ª etapa: - Calcular a densidade relativa do metal em estudo- Calcular a densidade relativa do metal à temperatura da realização da atividade laboratorial- Calcular a densidade relativa do metal à temperatura de 4ºC2.ª etapa:- Determinar o erro percentual do resultado obtido para a densidade relativa do metalPara calcularmos a densidade relativa utilizamos a seguinte expressão:
Tratamento de resultados
Deste modo, após calcularmos a densidade relativa do metal em estudo com a fórmula anterior, obtivemos o valor de:d=7,928 Depois deste passo, covertemos a densidade e a densidade relativa à temperatura para a temperatura de 4ºC através da seguinte expressão:Obtivemos o seguinte valor: d(4ºC)= 7,915
Tratamento de resultados
Por último, para calcular a massa volúmica do metal em estudo utilizamos a seguinte fórmula:Assim, substituindo os valores pelas letras chegamos a este resultado: ρ(substância)= 7,915 g/cm3 Comparando este valor com os valores da tabela do livro chegamos à conclusão que o nosso metal era o cobre, cuja massa volúmica é 8,96 g/cm3.
Tratamento de resultados
Para calcularmos o erro percentual do resultado obtido para a densidade relativa do metal utilizamos esta expressão: Erro Percentual = |Valor Real – Valor Esperado| / Valor Esperado * 100Obtivemos o valor de 11,66%.
Conclusão
Obtivemos um valor para a densidade relativa do metal de 7,915. A densidade relativa é a razão entre a massa volúmica de um material e a massa volúmica de uma substância estabelecida como padrão. O padrão escolhido foi a água a 4ºC, cuja massa volúmica é igual a 1,000g/cm3. Deste modo, verificamos que a massa volúmica do nosso metal é 7,915 vezes superior à massa volúmica da água a 4ºC. A exatidão de um resultado traduz a proximidade entre o valor medido e o valor verdadeiro. Assim, quanto mais exata for uma medida mais próximo estará do valor verdadeiro. A exatidão depende principalmente dos erros sistemáticos.
Reflexões
O erro percentual relativo aceito é cerca de <5%. Chegamos a um erro percentual relativo de 11,66% que pode ter sido inluenciado por alguns erros sistemáticos como:- má calibração dos instrumentos de medição;- a existência de impurezas no metal;- má leitura dos resultados.