Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Genially sem título
francisca meireles
Created on November 16, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Melhora:
- a qualidade de vida;
- a aptidão física e
- Evita/abranda o aparecimento de fatores de risco para a saúde
- Perda de peso corporal
- Manutenção da perda de peso a longo prazo.
Francisca Meireles Nº7 11ºE
obesidade
A influência do exercício físico na
O exercício físico regular, combinado com uma dieta adequada, contribui para:
Fluxo sanguíneo
Capacidade Respiratória
Qualidade de sono
Aptidão cardiorrespiratória
Flexibilidade
Equilíbrio
Força Muscular
DIABETES
COLESTEROL
GLICOSE
HIPERTENSÃO ARTERIAL
A prática de exercício físico regular tem um efeito na rotina e na disciplina do ser humano, tendo, a longo prazo, benefícios relacionados com a manutenção da perda de peso.
O exercício físico melhora a qualidade de sono devido aos seus efeitos positivos sobre o humor e a saúde mental, que estão associados à libertação de substâncias conhecidas como endorfinas que melhoram o humor, durante a prática de exercício físico.
A flexibilidade pode ser definida como a máxima amplitude fisiológica passiva de determinado movimento articular e é considerada um dos componentes da aptidão e desempenho físico, sendo relevante para a execução de movimentos simples ou complexos, desempenho desportivo, manutenção da saúde e preservação da qualidade de vida, sendo a prática regular de exercício físico uma estratégia atrativa e eficaz para retardar as perdas de flexibilidade.
- Obesidade:
- doença crónica caracterizada pelo excesso de gordura acumulada no organismo, em quantidades que são prejudiciais à saúde
- Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 (a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2).
A prática de exercício físico contribui decisivamente para baixar a taxa de glicemia, pois, quando gastamos energia, o organismo utiliza o açúcar do sangue com mais velocidade, logo, em vez de ficar na nossa circulação, o açúcar vai sendo gasto durante o treino.
preservação da massa muscular através de um défice calórico
A prática regular da atividade física atenua o declínio da aptidão cardiorrespiratória, passando a existir, principalmente nas mulheres praticantes, menor redução dessa aptidão.
A prática de exercício físico estimula a produção de enzimas, como a lipase, que impede a acumulação de gorduras nas paredes das artérias.
A prática regular de exercício físico por portadores de diabetes melhora o controle glicêmico, reduz os fatores de risco cardiovascular, contribui para a perda de peso e para o aumento do bem estar.
- A prática de exercício físico regular é essencial para o desenvolvimento do nosso corpo, não falando apenas de ficar ''musculado'', mas sim de aumentar a resistência muscular no dia a dia.
- Quando o nosso corpo recebe um estímulo, é natural que a contração dos músculos aconteça e, essa ação é conhecida como força muscular, que pode, por sua vez, ser ativada de diversas formas, principalmente por uma série de exercícios físicos.
O exercício físico aumenta o volume de fluxo sanguíneo no organismo, deslocando-se uma quantidade significativa de sangue para os músculos que trabalham, pois a ação das bombas musculares e ventilatórias e a crescente rigidez das próprias veias (reguladas pelo exercício físico) aumentam imediatamente o retorno sanguíneo ao coração.
O método mais eficaz para melhorar a capacidade respiratória é por meio de atividades de alta intensidade, que estimulam a musculatura pulmonar e de outras estruturas do aparelho respiratório, de modo que a prática de exercícios físicos aeróbicos são os mais indicados, como a corrida, natação, ciclismo e dança.
A prática de exercício físico regular diminui a probabilidade de estar em risco de queda, e é capaz de causar adaptações positivas ao organismo afetando tanto o equilíbrio como a marcha.
uma perda de peso saudável
A prática regular do exercício físico melhora o endotélio, uma camada que reveste o interior das artérias, ou seja, os movimentos relaxam os vasos e facilitam a passagem de sangue
perda de gordura