Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Renascimento e reforma

Sara Porto

Created on November 15, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Renascimento e Reforma

No mesmo tempo que se descobriu um mundo novo com a expensão marítima surge o Resnacimento, um movimento de renovação intelectual e artística que se caracterizou pelo interesse em torno dos ideais e valores da Antiguidade Clássica e pelo facto de o indivíduo ter manifestado interesse pela descoberta de si próprio. Apesar de já no final da Idade Média se ter assistido ao desapontar o Renascimento, este atinge a sua plenitude durante o século XV, nas cidades italianas, e difunde-se para outros locais da Europa ao longo do século XVI.

As Origens do
Renascimento
  • Humanismo- movimento cultural que consistiu na valorização do ser humano e das suas capacidades intelectuais, inspirando-se nos modelos greco-romanos.
  • Individualismo- a afirmação plena de acda indivíduo, pela busca e valorização das suas realizações pessoais.
  • Teocentrismo- concenção segundo a qual Deus estava no centro das preocupações humanas.
  • Antropocentrismo- concenção segundo a qual o ser humano passa a ser o centro das preocupações humanas e não Deus.
Até aos finais da Idade Média, a mentalidade caracterizava-se pelo:
Renascimento
Características do

A arte renascentista é uma corrente artística que tem como principais características o classicismo e o racionalismo, pela sua inspiração nos modelos artísticos da Antiguidade Clássica, onde o equilíbrio geométrico e a rigorosa simetria das formas na distribuição dos volumes estavam sempre presentes.

A arquitetura renascentista

A pintura renascentista foi revolucionária na sua época devido à introdução de um conjunto inovações técnicas: a pintura a óleo, que permitia obter cores mais brilhantes e duradouras, ajudando a provocar um efeito de luz e de transparência até então desconhecido; a substituição da tábua de madeira pela tela, que possibilitava uma maior durabilidade da obra. Os temas da pintura são a Natureza, os motivos religiosos, as cenas de mitologia greco-romana, aspetos da vida quotidiana e o retrato. Os pintores mais representativos deste período foram os italianos Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Rafael, Sandro Botticelli e o flamengo Jan Van Eyck.

A pintura renascentista

Com o Renascimento, a escultura tornou-se uma arte independente, isto é, separou-se da arquitetura e adquiriu valor e reconhecimento próprios. As características da escultura renascentista são: o gosto pelas estátuas equestres; as numerosas representações do nu, baseadas num cuidadosoestudo da anatomia, o que contribuiu também para a representação fiel da realidade, o realismo. O mais importante escultor deste período foi Miguel Ângelo, que se notabilizou com as obras Pietà e David.

A escultura renascentista

Quiz

NEXT

Quiz

NEXT

Quiz

RESULTS

Quiz

NEXT

Quiz

NEXT

Quiz

Obrigada

Webgrafia: Manual ( págs.48 a 72)

RESULTS

Renascimento e Reforma