Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

História da Terra

António Pedro Marques Marinho Moreira Me

Created on November 15, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Cretácico

Cretácico

Cretácico

Cretácico

Jurássico

Jurássico

Jurássico

Jurássico

Triásico

Triásico

Triásico

Triásico

Cenozoico

Paleozoico

Pré-cambrico

Extinção em massa

Mesozoico

História da Terra

Cretácico (geologia)

Os continentes aproximaram-se das posições atuais ao longo do cretácico

Jurássico: Clima

A nova disposição dos continentes contribuiu para que este período fosse caracterizado por um clima quente e húmido (tropical), que levou à substituição dos desertos do triásico por florestas exuberantes.

Duração: 541 – 252 milhões de anos.Principais acontecimentos: Esta era foi caracterizada por uma expansão das formas de vida. Primeiro, de modo mais significativo, em meio marinho. Posteriormente, em meio terrestre, por plantas e, mais tarde, animais. Foi no paleozoico que se formou a Pangeia. Esta era terminou com uma extinção em massa que marcou a passagem para o mesozoico.
Paleozoico
Jurássico: Geologia

Ao longo deste período, a Pangeia dividiu-se em dois continentes, denominados de Laurássia (Norte) e Gondwana (Sul), ocorrendo a formação do oceano Atlântico entre eles.

Jurássico: Biologia

Durante este período, ocorre o decaimento dos répteis de menor dimensão, possibilitando a total dominância dos emergentes dinossauros, tais como o Brachiosaurus, o Stegosaurus e o Allosaurus.

Triásico: Biologia

Neste período, surgem os primeiros dinossauros, pequenos e bípedes, tais como o Eoraptor e o Herrerasaurus, e os primeiros mamíferos, por exemplo, o Morganucodon.

Jurássico: Biologia

É também neste período que surgem as primeiras aves, sendo Archaeopteryx a espécie pioneira. O clima quente e húmido incitou à proliferação das gimnospermas, ou seja, plantas sem flor, que constituíram vastas florestas.

Triásico: Clima

Neste período, o interior continental possuía um clima quente e árido, onde predominavam, portanto, os desertos, ao passo que o litoral era caracterizado por um clima mais húmido e temperado, propício ao desenvolvimento de florestas.

Pré-câmbrico

Duração: 4,6 giga-anos – 541 milhões de anos (aproximadamente 88% da história da Terra). Pricipais acontecimentos: Foi nesta era que, não só se formaram os primeiros oceanos e rochas, como também surgiram as cianobactérias, cuja atividade fotossintética contribuiu para uma alteração drástica da composição atmosférica.

Triásico: Geologia

Neste período, as massas continentais formavam um único supercontinente, designado por Pangeia, que começava a fragmentar-se.

No princípio do cretácico, verifica-se uma diminuição da temperatura que tinha começado no final do jurássico. Contudo, devido ao efeitos de erupções vulcânicas várias, o clima regressa a quente e húmido.

Cretácico (clima)
Triásico: Biologia

Neste período, verifica-se uma expansão da população e da diversidade de répteis marinhos, como o ictiossauros e o nothossauros. Uma extinção que elimina 35% dos seres vivos, possibilitando o domínio posterior por parte dos dinossauros, marca a passagem do triásico para o jurássico. Estima-se que esta extinção foi provocada pelos efeitos de sucessivas erupções vulcânicas.

Cretácico (geologia)

Neste período, formam-se as principais cadeias montanhosas, como os Andes, os Himalaias e os Alpes.

Cretácico (biologia)

Surgem as primeiras angiospermas, ou seja, plantas com flor, e os primeiros seres vivos polinizadores, como as abelhasTambém ocorre uma diversificação das espécies de dinossauros. São exemplos de o Tyrannossaurus-rex, o Triceratops e o Velociraptor