Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

realizado por Mariana faria e fátima morais

a eutanasia

intrudução

vamos falar de um tema que tem gerado intensos debates éticos, religiosos e sociais: a eutanásia.Trata-se de uma prática controversa que levanta questões profundas sobre o valor da vida, a autonomia individual e os limites da intervenção médica.

8-reflexção pessoal
9-conclusão
4-7-desenvolvimento
3-intrudução
10-bibliografia
2-indice
1- capa

indice

Eutanásia é o ato de provocar intencionalmente a morte de uma pessoa que sofre com uma doença incurável e em estágio terminal, com o objetivo de aliviar o sofrimento. O termo vem do grego 'eu' (bom) e 'thanatos' (morte), significando 'boa morte'.

defenição de eutanasia

tipos de eutanasia

  • Ativa: Quando há uma ação direta, como a administração de medicamentos letais.
  • Passiva: Quando se interrompem tratamentos que prolongam a vida.
  • Voluntária: Com o consentimento do paciente.
  • Involuntária: Sem o consentimento explícito do paciente.

Cristianismo: geralmente, a eutanásia é condenada, com base no mandamento "Não matarás". Budismo: há quem veja a eutanásia como uma interrupção do ciclo natural do karma, enquanto outros aceitam o alívio do sofrimento.

argumentos contra

perspetiva religiosa

perspetiva etica

argumentos a favor

Respeito à autonomia individual: direito de decidir sobre o próprio corpo.Alívio do sofrimento extremo em casos irreversíveis.Redução de sofrimento familiar e financeiro.

exemplos:

Muitas religiões veem a vida como sagrada e acreditam que apenas Deus tem o direito de tirar a vida.

Risco de abuso ou decisões precipitadas.O dever dos médicos é salvar vidas, não encerrá-las.A eutanásia pode enfraquecer o valor da vida humana.

situação legal da eutanasia

Resumo da situação legal em diferentes países:Permitida em países como Holanda, Bélgica, Canadá e alguns estados dos EUA. É apenas permitida em 5 paises da europa Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Espanha e Portugal.Proibida em muitos outros países.

Link

sem casos que a pessoa não está consiente eu sou contra executar a eutanasia, mas se a pessa estiver consiente eu sou a favor em casos bastante especificos

reflexção pessoal

Mariana

sendo este tema um tema bastante complexo, ainda não tenho uma opinião totalmente formada pois acho que tanto os argumentos contra estão corretos tanto como os argumentos a favor.por exemplo eu acredito que quando uma pessoa está em sofrimento por uma doença essa pessoa acaba também por ser manipulada por esse sofrimento.mas também acredito que em certas situações a eutanasia ajuda a acabar com o sofrimento de uma pessoa

Fátima

conclusão

  • com este trabalho podemos concluir que a eutanasia é um tema que exige diálogo aberto e empatia para compreender as diferentes perspetivas.
  • A eutanásia desafia-nos a refletir sobre o que significa viver com dignidade e sobre a maneira como tratamos a dor e o sofrimento humano

bibliografia

https://www.rtp.pt/noticias/pais/em-que-paises-a-eutanasia-nao-e-considerada-crime_es1206076https://expresso.pt/sociedade/2022-06-09-Eutanasia-em-que-paises-a-morte-medicamente-assistida-e-legal--d2c34404https://pt.wikipedia.org/wiki/Eutan%C3%A1siahttps://agencia.ecclesia.pt/portal/eutanasia-movimento-civico-pede-a-deputados-que-travem-processo-de-legalizacao/

fim!

Link

Em portugal:

A proposta determina que a morte através de eutanásia só pode ser realizada e maiores de 18 anos e se o suicídio assistido for impossível por incapacidade física do doente.