Internet
Marta Martins
Created on November 15, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
FOOD AND NUTRITION
Presentation
IAU@HLPF2019
Presentation
SPRING IN THE FOREST 2
Presentation
HUMAN RIGHTS
Presentation
BLENDED PEDAGOGUE
Presentation
VALENTINE'S DAY PRESENTATION
Presentation
WOLF ACADEMY
Presentation
Transcript
E quais os sinais de passar demasiado tempo na internet?
Passas demasiado tempo online? Sabes quais os sinais
- Recaída
- Sintomas de Privação
- ou Abstinência
- Conflito
- Tolerância
- Saliência
- Mudanças de humor
Quais são os sinais que passas muito tempo na internet?
Quando a atividade online se torna predominante na tua vida ou põe em causa as tuas necessidades básicas como o sono, a alimentação e a higiene e as tuas rotinas (estudar, trabalhar, lazer).
- Saliência?
Quando a atividade online altera os estados de humor e é utilizada para procurar o relaxamento ou a excitação.
Mudanças de Humor?
Manifesta-se, quando para obter o mesmo grau de satisfação é necessário aumentar o número de horas passadas online e/ou passar cada vez mais tempo em atividades na Internet.
Tolerância?
Se evidenciares sintomas de privação quando és impedido de utilizar a Internet, deverás repensar o tipo de utilização que estás a fazer desta não substância.
Sintomas de Privação ou Abstinência?
Um dos sinais do uso excessivo dos meios online é o aparecimento de dificuldades de relacionamento com os teus amigos ou família que podem depois gerar desinteresse e perda de rendimento escolar
Conflito?
A existência de momentos de recaída, depois de períodos de relativo controlo, é um sinal a que deves estar atento e procurar ajuda.
Recaída?
Será que podemos falar de “dependência”?
A Internet é um meio e não um fim. Ou seja, as pessoas não se tornam dependentes da Internet, mas sim das suas atividades online. Nesse sentido, existem diferentes áreas que podem potenciar o seu uso excessivo: jogos online, redes sociais, multimédia, pornografia, compras, pesquisas, entre outras. Por outro lado, de acordo com vários estudos realizados em Portugal, é possível apontar um perfil de risco relacionado com o uso excessivo da tecnologia: jovens com alterações do humor, do sono, do comportamento alimentar, isolados socialmente, com baixo auto-controlo, estilo parental permissivo ou autoritário, com retenção escolar e sem prática de exercício físico
Marta Martins nº16 8B