Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação Histórica

claudiamartins702@

Created on November 14, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Nome: Jaeden Turma: 10º_LHD1

Apresentação De História

O Dinamismo civilizacional da Europa Ocidental nos séculos XIII a XIV - espaços, poderes e vivências

Start

7. Conclusão

Índice

1. Introdução

2. Poderes e crenças

3. Multiplicidade de poderes

4. Poderes

5. Espaço

6. A Igreja Católica como poder central

Introdução

O dinamismo civilizacional da Europa Ocidental nos séculos XIII e XIV é um tema rico que envolve uma série de transformações políticas, sociais, económicas e culturais, marcadas por mudanças significativas tanto em termos de poder e espaço quanto na vivência das pessoas.

Poderes e crenças

Após a queda de Roma, a Europa Ocidental tornou-se, por muito tempo, um mundo politicamente instável. O poder fracionou-se, numa multiplicidade de células, de extenção e estrutura variadas. No século XIII, essa fragmentação persistia ainda, Senhorios, principados, cidades independentes coexistiam com unidades mais vastas - Os reinos -, e até com um império que teimava em manter vivo o legado politico do mundo romano.

Multiplicidade de poderes

Reinos

Estado que tem por soberano um rei.

Império

Tentativa de restauração.

Senhorios

Terreitório onde um senhor exercia poder sobre a terra e poder sobre os homens.

Comunas

Associação dos habitantes da cidade unidos no objetivo de a libertar da subjeição ao senhor.

poderes

Consolidação das monarquias nacionaisOs séculos XIII e XIV foram marcados pela centralização do poder real em reinos como França, Inglaterra, e Portugal. A formação de burocracias e a criação de impostos nacionais fortaleceram a autoridade dos reis frente aos senhores feudais.

espaço

Urbanização e expansão das cidades A partir do século XIII, observa-se o crescimento das cidades, impulsionado pelo comércio e pela reativação económica. Cidades como Florença, Veneza, Bruges e Paris tornaram-se centros de intercâmbio comercial e cultural. As cidades medievais passaram a ter maior destaque político e económico, com o surgimento de burgos e a formação da burguesia como classe social ascendente. O espaço urbano era marcado por construções emblemáticas, como catedrais góticas, palácios e muralhas que refletiam o poder religioso.

A Igreja Católica como poder centralA Igreja atingiu o auge de sua influência, mas enfrentou desafios, como o Cisma do Ocidente (1378-1417) e críticas crescentes à sua autoridade. A construção de catedrais góticas como Notre-Dame de Paris e a fundação de ordens religiosas, como os franciscanos e dominicanos, demonstram o dinamismo religioso da época.

Conclusão

Foi com esta multiplicidade de poderes que os monarcas europeus, a partir do século XIII, afirmaram o poder. Com efeito, o desenvolvimento económico trouxe um tal aumento de receitas que permitiu ao rei formar uma administração e manter um exército, instrumentos nos quais se apoiou na lta contra os interesses senhoriais. Com o Direito Romano como suporte, os monarcas medievais deram início à construção do Estado moderno.

You can use this function...

To highlight super-relevant data. 90% of the information we assimilate comes through our sight.

Did you know that...

We retain 42% more information when the content moves? It is perhaps the most effective resource to capture the attention of your students.

Tip:

Interactivity is the key element to capture the interest and attention of your students. A genially is interactive because your group explores and interacts with it.

Watch out!

At Genially we use AI (Awesome Interactivity) in all our designs, so you can level up with interactivity and turn your classes into something that adds value and hooks.