Cena dos Quatro Cavaleiros
Grupo Portugues
Created on November 14, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
12 PRINCIPLES OF ANIMATION
Vertical infographics
HOW TO CREATE THE PERFECT VIRTUAL WORKSPACE
Vertical infographics
WHY WE LIKE INFOGRAPHICS
Vertical infographics
BOOKFLIX
Vertical infographics
Transcript
webgrafia
Tipos de cómico
+ info
Recursos expressivos
Curiosidades
Crítica de Gil Vicente
Auto da Barca do Inferno, de GIL VICENTE
Os Quatro Cavaleiros
Percurso Cénico
Chegada ao cais;Barca do Inferno;Barca do Anjo
Elementos cénicos
Cruz de Cristo - FéEspadas e Escudos - Que representam a luta pela expansão da religião católica.
Acusação
Não existêm acusações para os Quatro Cavaleiros.
DEFESA
DESTINO
Barca da Glória
vv. 24-25 "Morremos nas Partes d'Além, / e não queirais saber mais.vv. 28-29 "Quem morre por Jesu Cristo / não vai em tal barca como essa!
Caracterização psicológica dos Quatro Cavaleiros
Quando chegam ao cais, começam a cantar. A música pretende passar a mensagem de que a vida na Terra é só uma passagem e que, no fim, todos terão de passar por aquele cais para serem julgados.
Cómico de situação: "Entrai cá! Que cousa é essa? / Eu nom posso entender isto!" (vv. 26-28) Cómico de carácter: "Vós, Satanás, presumis? / Atentai com quem falais!" (vv. 20-21)
Na música cantada pelos Quatro Cavaleiros, está resumida a moral da peça, que reflete o que a Igreja pensava sobre a vida e o mundo. Gil Vicente quer mostrar que quem faz o bem na Terra e segue a fé cristã será recompensado no Paraíso, e quem acredita em Deus terá uma "vida" tranquila após a morte.
Metáfora: "barca da vida" (v-3) - A metáfora mostra a vida como uma viagem numa barca, simbolizando que viver é como uma travessia com começo, meio e fim (a morte). Eufemismo: "deste temeroso cais" (v-7) - O eufemismo usa uma palavra mais suave para falar sobre a morte. O "cais" é visto como um ponto de partida, e "temeroso" indica o medo ou a incerteza do que vem depois. Anáfora e Repetição: "À barca, à barca" (v-8) - A anáfora e a repetição pretendem chamar a atenção e criar um efeito de insistência reforçando ainda a ideia de que partir nesta viagem é urgente e inevitável, lembrando que todos terão de fazer essa travessia da vida para a morte.
https://www.deviantart.com/douglasdc/art/Auto-da-barca-do-inferno-349152622 https://www.remove.bg/pt-br/upload https://www.e-cultura.pt/images/user/image14774035406158.jpg https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwJH7HZahqa98I75ALJ4nywce99XSjxIbwYLRtwSQruCUqmx3Sr1PuyTOnPbmdctqwTqHSv3kstHgrCP25rfmZ8PETwr1bdKZlzOzdfjGi_2mtW-Cx2A9myNoHy80wX3eNrOFAyQJIgBcp/s1600/4+cavaleiros.jpg https://www.infopedia.pt/artigos/$gil-vicente https://image.slidesharecdn.com/osquatrocavaleiros-150409120557-conversion-gate01/95/os-quatro-cavaleiros-auto-da-barca-do-inferno-5-638.jpg?cb=1428581275 Bibliografia: Livro aberto 9ºano de Português
Gil Vicente mostra a classe dos nobres e guerreiros, que eram respeitados na sociedade medieval, mesmo estando em guerra podem alcançar o Paraíso, desde que haja verdadeira fé e arrependimento.