Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Imigracão em Portugal

Ines Sousa

Created on November 14, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Higher Education Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Relaxing Presentation

Nature Presentation

Transcript

Estudo de uma comunidade de imigrantes em Portugal

Imigração em Portugal

Trabalho realizado por: Clara Gomes nº4; Etiandra Nahari nº9; Inês Sousa nº14; Rafael Pereira nº21

Indíce

  • Introdução
  • Capítulo 1 - Portugal como país de imigração
1. População estrangeira residente em Portugal; (quais as comunidades que residem em Portugal?)2. Condições de vida dos imigrantes;3. Motivações para a imigração;4. Porquê da escolha de Portugal como país de acolhimento;5. Vantagens da imigração para Portugal;6. Atitudes dos portugueses perante os imigrantes.
  • Capítulo 2 - Apresentação da comunidade de imigrantes em estudo.
1. Quantos são?2. Como evoluiu o fluxo migratório?3. Como se distribuem no país?4. Como se integram com a comunidade de acolhimento?
  • Análise de dados estatísticos
  • Conclusão
  • Referências Bibliográficas

Introdução

Com a realização deste trabalho pretendemos que adquiram o conhecimento necessário sobre a imigração, mais concretamente em Portugal.

Para que seja mais fácil perceber, dividimos o trabalho em dois grandes subtópicos: 1. Portugal como país de imigração 2. Apresentação da comunidade de imigrantes em estudo (comunidade angolana).

CAPÍTULO 1Portugal como país de imigração

1.1 População estrangeira residente em Portugal

(quais as comunidades que residem em Portugal?)

Portugal tem uma população estrangeira residente bastante diversificada e composta principalmente por pessoas de origem europeia, sul americana, asiática e africana.

As três principais comunidades estrangeiras residentes em Portugal são:

  • Brasileiros sendo a maior comunidade estrangeira com residência em portugal vindo à procura de melhores empregos e educação e também em busca de mais segurança.
  • Britânicos que ao contrário dos brasileiros que vêm à procura de melhores conidições, em busca de melhor clima e qualidade de vida, uma grande parte são britânicos reformados.
  • Cabo-Verdianos são uma das comunidades estrangeiras mais antigas residentes no nosso país. Vieram durante o período colonial e após a indepêndencia de Cabo Verde.

1.2 Condições de vida dos imigrantes

1. As condições de vida dos imigrantes em Portugal variam muito entre si. Muitos enfrentam os mesmos problemas como empregos de baixa remuneração e difícil acesso a habitações, especialmente nas grandes cidades do pais (Lisboa e Porto). 2. Têm acesso à educação e à saúde como os portugueses mas enfrentam bastantes dificuldades no idioma utilizado (Português) e na integração social. 3. O processo de documentação é lento o que limita o acesso ao trabalho e aos serviços.

Dicionário

1.2 Condições de vida dos imigrantes

4. Apesar de existirem instituições e algumas políticas de inclusão, ainda existe muita discriminação e falta de infraestruturas para a quantidade de imigrantes existentes em Portugal. 5. Em síntese, embora existam várias políticas de apoio e esforços de inclusão, os imigrantes continuam a ter dificuldades económicas, sociais e burocráticas.

1.3 Motivações para a imigração

As motivações para haver imigração são várias e existem vários tipos existem fatores de atração e fatores de pressão que aí estão incluídos fatores politícos e sociais e fatores demográficos e económicos alguns exemplos são:

  • Melhores salários;
  • Melhores condições de vida;
  • Melhores oportunidades de emprego;
  • Padrão de vida elevado;
  • Melhores escolas e melhores aprendizagens;
  • Maior segurança;
  • Fuga de guerras e conflitos;
  • Fuga de perseguições religiosas.

1.4 Porquê da escolha de Portugal como país de acolhimento

Portugal não costuma ser o primeiro país que os imigrantes tencionam-se mudar porém é uma opção segura e essa é uma das principais opções que as pessoas procuram.Tem vários motivos pelas quais as pessoas imigram seja por causa das guerras, persiguições religiosas ou até mesmo pela falta de direitos. O acesso à saude, educação e habitação permanente resultam com a parte menos positiva enquanto o emprego, luta contra a discriminação, acesso á nacionalidade e reunião de familías ocupam as pontuações mais altas.

Curiosidade

Gráfico

1.5 Vantagens da imigração para Portugal

Existe várias vantagens da imigração para Portugal:

  • Maior multiculturalidade;
  • O saldo migratório aumenta;
  • Crescimento Económio;
  • Rejuvenescimento da população;
  • Aumento do turismo e da oferta cultural;
  • Inclusão Social.

Resumindo a imigração em Portugal tem vantagens em várias áreas como a economia e a cultura, por exemplo.

Imagem de Inclusão Social

1.6 Atitude dos portugueses perante a imigração

1. A maior parte da população portuguesa é acolhedora e tem uma atitude positiva em relação aos imigrantes. No entanto, ainda existem casos de xenofobia, discriminação racial e receio, especialmente em relação a pessoas de origem indiana e asiática.2. Apesar da maioria dos portugueses ser acolhedora e disposta a ajudar na integração dos imigrantes, existem preocupações com a aprendizagem do idioma e com o sistema educacional, que podem representar desafios significativos para os recém-chegados.

1.6 Atitude dos portugueses perante a imigração

3. De forma geral, as atitudes dos portugueses em relação aos imigrantes dos países lusófonos são bastante positivas. No entanto, para os imigrantes vindos de fora das comunidades lusófonas, ou seja, aqueles que não compartilham a língua portuguesa, as dificuldades e tensões na integração tendem a ser maiores.

Alguns casos específicos podem gerar receio por parte da população em relação a certas comunidades de imigrantes, embora seja importante realçar que nem todos os imigrantes se comportam dessa maneira

Dicionário

Mini questiONÁRIO DO CAPÍTULO 1

1/4

00:30

Mini questiONÁRIO DO CAPÍTULO 1
2/4

00:30

Mini questiONÁRIO DO CAPÍTULO 1
3/4

00:30

Mini questiONÁRIO DO CAPÍTULO 1

4/4

00:30

CAPÍTULO 2 Comunidade de imigrantes em estudo

2.1 Quantos são?

A comunidade Angolana é uma das maiores residentes em Portugal. Existem aproximadamente 55.550 mil angolanos a residir em Portugal. O maior grupo de Angolanos ocupa a faixa etária entre os 20 e os 39 anos.

Gráfico

2.2 Como evoluiu o fluxo migratório

3. Como se distribuem no país

A comunidade angolana está distribuída por todo o país sendo mais facilmente encontrada na capital do país (Lisboa), com aproximadamente 17.500 angolanos.De seguida, a segunda cidade com mais população é Setúbal com 5.800 pessoas pertencentes à comunidade angolana, ficando por isso, à frente do Porto que ocupa a terceira posição com cerca de 2.300 pessoas.

4. Como se integram com a comunidade de acolhimento?

1. A comunidade angolana já existe há muitos anos em Portugal porém ainda enfrentam diariamente desafios na integração social.2. Têm fatores positivos na integração como a língua e os laços históricos mas, também têm dificuldades, como a discriminação racial e a presença de diferentes culturas.

4. Como se integram com a comunidade de acolhimento?

3. Embora muitos angolanos tenham conseguido alcançar um nível razoável de estabilidade econômica em Portugal, nem todos têm a mesma sorte. A crise econômica e o desemprego afetam, de maneira geral, imigrantes em Portugal, e a comunidade angolana não é exceção.4. No entanto não é das comunidades com mais dificuldade na adaptação pois tem sido bem-sucedida para muitos, especialmente com o apoio de políticas públicas e o fortalecimento de redes comunitárias.

Mini questiONÁRIO DO CAPÍTULO 2
1/3

00:30

Mini questiONÁRIO DO CAPÍTULO 2
2/3

00:30

Mini questiONÁRIO DO CAPÍTULO 2
3/3

00:30

Conclusão

Com o estudo que foi realizado à comunidade angolana em Portugal, ficamos a compreender melhor conceitos como, migração, emigração, imigração, fluxo migratório, entre outros. Estes conceitos são versáteis a todas as comunidades existentes pelo que apesar de somente ter sido feito o estudo de uma comunidade, é perfeitamente percetível o que acontece com todas as outras (comunidade indiana, cabo-verdiana, brasileira, entre outras).

Referências Bibliográficas

No âmbito do Dia Internacional dos Migrantes. (n.d.). https://www.pordata.pt/sites/default/files/2024-07/f_2023_12_12_pr_dia_internacional_dos_migrantes_vf.pdf Lusa, A. (n.d.). Portugal segundo melhor país a acolher e integrar imigrantes. Observador. https://observador.pt/2015/06/12/portugal-segundo-melhor-pais-a-acolher-e-integrar-imigrantes/ Marques, I. (2020, December 9). Portugal no top 10 dos que melhor integram imigrantes. Euronews; Euronews.com. https://pt.euronews.com/my-europe/2020/12/09/portugal-no-top-10-dos-que-melhor-integram-imigrantes

Curiosidade

Sabiam que Portugal é o segundo melhor país a receber e integrar imigrantes. No top 10 desse mesmo ranking tem países como o Canadá, Suécia, Eua e Brasil. Isto foi possível graças a Portugal apresentar um dos melhores sistemas de programas de emprego e de proteção às vitimas de violência doméstica

Informação sobre a curiosidade apresentada

Gráfico com a evolução estrangeira residente até 2020