Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
History Quiz Mobile
Bárbara Lagoa da Fonseca
Created on November 14, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Mój pamietnik
marie Curie
Hoije fazem exatamente 7 anos desde que nasci, mais espeficicamente, a 07.11.1867, em Varsóvia, na Polónia. Decidi que vou começar a escrever-te sempre que algo de importante aconteça-me! Beijinhos, Marie.
Querido Diário
07.11.1874 Varsóvia, polónia
Hoje , aprendi um pouco sobre números com o Papá. Ele disse que tenho uma grande capacidade para matemática , e isso fez-me sentir especial . A nossa mãe diz sempre que estudar é a chave para um futuro melhor . Eu adoro o que estou a aprender, mas sei que , como menina , vai ser difícil continuar os meus estudos . Talvez um dia as coisas mudem, e eu , em conjunto com as minhas irmãs , possamos mostrar ao mundo que também somos capazes de grandes conquistas . Beijinhos Marie
Querido Diário
12.03.1876 Varsóvia, polónia
Hoje, perdi a minha mãe. Ela foi o meu maior exemplo de coragem e bondade . Mesmo estando muito doente , ela nunca parou de nos ensinar . Eu lembro-me que me costumava dizer que conhecimento é algo que ninguém nos pode tirar. Sinto-me muito perdida , mas em honra dela, prometo continuar a estudar e a ser a melhor aluna que conseguir . Vou fazer de tudo para que ela se orgulhe de mim, onde quer que ela esteja. Beijinhos, Marie.
Querido Diário
20.05.1878Varsóvia, Polónia
17.01.1883Varsóvia, polónia
Hoje o meu pai falou-me sobre Sorbonne, uma universidade em Paris onde algumas mulheres estudam. A ideia parece um sonho. Estudar ciências em Paris! Quero tanto poder fazer isto um dia, e o meu pai parece acreditar que posso . Se conseguir, vou dedicar-me a descobrir algo importante, algo que ajude as pessoas, tal como a minha mãe sempre quis. É um sonho distante, mas sinto que sou capaz de alcançá-lo .Beijjinhos,Marie.
Querido Diário,
Fiz algo muito especial: entrei para a Universidade Volante, um grupo secreto onde aprendemos tudo o que não nos é permitido estudar em público! Aqui, sinto que estou a fazer algo certo, uma pequena revolução. O nosso grupo estuda física, matemática e literatura. Temos professores dedicados e amigos com quem partilho o amor pelo saber. Um dia, espero que possamos aprender sem medo. Até lá, serei o mais aplicada possível. Beijos, Marie.
Querido Diário
12.09.1887Varsóvia, Polónia
Finalmente, estou em Paris! É como se tivesse entrado num mundo de luz. Inscrevi-me na Sorbonne para estudar física e matemática, e mal consigo acreditar. As aulas são rigorosas, e não é fácil viver aqui sem recursos, mas estou disposta a fazer qualquer sacrifício para aprender. Vivo num pequeno quarto e muitas vezes tenho frio, mas nada disso importa quando entro nas aulas e vejo a grandeza de tudo o que ainda posso aprender.Beijos, Marie.
Querido Diário
05.11.1891Paris, França
Hoje recebi o meu diploma de física! Terminei o curso com a melhor nota da turma, e não consigo expressar o que sinto. Nunca pensei que isto fosse possível . Já estou a estudar matemática para um nivel mais evoluido , porque há muito mais para aprender .Felizmente, os meus professores acreditam em mim. Beijos, Marie.
Querido Diário
16.07.1893Paris, França
Hoje conheci um homem que mudou a minha vida: Pierre Curie. Ele é um físico brilhante e conversamos durante horas sobre ciência , vida e sonhos . Ele pensa no mundo de uma maneira especial e sinto que temos muito em comum. Também me convidou para trabalhar com ele num laboratório e aceitei imediatamente! Sinto que juntos podemos alcançar coisas maravilhosas. Beijos Marie.
Querido Diário
20.01.1894Paris,França
Hoje, casei-me com Pierre. Não houve uma cerimónia grande, mas foi um momento perfeito. Usamos bicicletas para ir e voltar do casamento, algo que ambos adoramos fazer. Agora, sou Marie Curie, e mal posso esperar para começarmos nossa vida de pesquisa juntos. Temos o nosso próprio laboratório e muitos sonhos para realizar. Beijos, Marie.
Querido Diário
26.07.1895Sceaux,França
Fiz uma descoberta maravilhosa ! Pierre e eu encontramos um novo elemento, ao qual decidimos chamar de polónio, em homenagem à minha querida terra Polónia. Este elemento emite uma radiação misteriosa que contradiz as leis da física . É surpreendente verificar o quanto desconhecido ainda é. Tenho uma sensação profunda de que uma porta totalmente nova se está a abrir para a ciência através das nossas descobertas. Beijos, Marie.
Querido Diário
18.07.1898Paris,França
Finalmente, confirmámos a existência de mais um elemento: o rádio. É uma descoberta revolucionária, mas está a dar muito trabalho. Sabemos que esta substância poderá ser utilizada em tratamentos contra o cancro e outras doenças. Sinto que toda a nossa dedicação está a ser recompensada. O mundo da ciência jamais será o mesmo. Beijos, Marie
Querido Diário
26.12.1898 Paris, França
Pierre partiu. Num acidente tão inesperado e brutal, perdi o meu marido, o meu parceiro e o meu melhor amigo. Não sei como seguir em frente, mas farei tudo para honrar o que ele significava para mim. Continuarei o nosso trabalho. Ele acreditava que a ciência era um bem maior, e por ele e pela nossa missão, vou manter-me forte. Beijos, Marie.
Querido Diário
19.04.1906 Paris,França
Hoje recebi o Prémio Nobel de Física, junto com Pierre e Henri Becquerel, pelo nosso trabalho com a radiação. É uma honra indescritível, mas para mim é mais um passo no caminho do conhecimento. Sinto-me ainda mais motivada para continuar. Sei que há um longo caminho pela frente e muito mais a descobrir. Beijos, Marie.
Querido Diário
10.12.1903 Paris,França
Hoje recebi o Prémio Nobel de Química pela descoberta da rádio e do polónio. Sou a primeira pessoa a ganhar dois prémios Nobel em áreas diferentes, mas tudo o que consigo pensar é no quanto Pierre ficaria orgulhoso. Este prémio pertence tanto a ele como a mim. A ciência é a nossa missão , e dedicarei o resto da minha vida a esta causa . Beijos, Marie.
Querido Diário
10.12.1911 Paris,França
.A minha vida foi uma jornada extraordinária, cheia de sacrifícios e de descobertas. Perdi pessoas que amava, mas nunca deixei de lado o meu compromisso com a ciência e a humanidade. Tudo o que fiz foi para trazer luz onde havia escuridão. Se este conhecimento servir para salvar vidas, então todos os sacrifícios terão valido a pena. E como eu digo sempre, "Uma pessoa nunca repara no que já fez , mas sim no que ainda precisa ser feito." . Adeus, Marie.
Querido Diário
04.07.1934 Paris,França
"É o meu desejo mais sério que alguns de vocês continuem a fazer o trabalho científico e mantenham a ambição e a determinação de fazer uma contribuição permanente a ciência."
14.11.2024
Obrigada pela vossa atenção
Bárbara Fonseca nº 5Francisca Guterres nº 9 9B