Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Trabalho Sociologia pp
Bruna Filipa Barata Vilhena
Created on November 14, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Audio tutorial
View
Pechakucha Presentation
View
Desktop Workspace
View
Decades Presentation
View
Psychology Presentation
View
Medical Dna Presentation
View
Geometric Project Presentation
Transcript
Idadismo
Trabalho Realizado por: Bruna VIlhena nº 119785 Trabalho orientado por: Elisabete Cavaleiro
CTESP GERONTOLOGIA Sociologia Do Envelhecimento
Introdução
Idadismo
Conclusão
O idadismo é uma forma de discriminação baseada na idade, é uma realidade de muitas sociedades que pode afetar os mais jovens e idosos. Os estereótipos associados à idade podem afetar a qualidade de vida das pessoas e afetar o seu acesso a oportunidades, direitos e até mesmo o respeito social. Neste trabalho foi possível perceber que o idadismo não é focado apenas em um único grupo etário, mas sim de diversas maneiras como mercado de trabalho, cuidados de saúde e relações com os familiares. A sociedade deve analisar as suas atitudes em relação a idade e promover respeito para combater o idadismo deve existir um esforço e união que envolve políticas, campanhas e promover o envelhecimento ativo e saudável para todas as faixas etárias. Além disso, a mudança cultural deve vir também na extinção de preconceitos que ainda persistem que levam a permitir que as pessoas sejam desvalorizadas pela sua idade e também pelas suas experiências e habilidades. Portanto para combater o idadismo deve existir uma responsabilidade coletiva na construção de uma sociedade mais justa onde a idade não seja um fator de exclusão ou limitação, mas sim um aspeto natural da vida humana.
OBRIGADA :)
Análise e Reflexão do filme “O estagiário”
Como combater o Idadismo
Educação e sensibilização pública: promover campanhas que informem sociedade os efeitos do idadismo e acabem os estereótipos negativos. As campanhas podem ser direcionadas a todos os tipos de idades e ter como objetivo ensinar que o envelhecimento é algo valioso. Intervenções intergeracionais: unir pessoas de diferentes idades como programas de mentoria entre jovens e pessoas mais velhas o que incentiva a empatia e ajuda a criar respeito e compreensão mútua. Legislação e políticas anti-idadistas: leis que proíbam a discriminação etária em todos os setores e regulamentação que garantam um tratamento democrático em serviços financeiros, saúde e de lazer. Participação comunitária: a participação de pessoas mais velhas na vida comunitária de maneira a ajudar manter-se socialmente ativas. Existência de espaços e atividades como centros culturais e clubes desportivos que promovam a inclusão independente da idade.
Consequências do Idadismo
As consequências do idadismo afetam profundamente a qualidade de vida das pessoas, limitam a sua participação na sociedade e comprometem o seu bem-estar metal e físico dos mais velhos. O idadismo cria uma sociedade onde as gerações são divididas por preconceitos e estereótipos, em vez de serem unidos.
Exemplos do Idadismo
No mercado de trabalho: a desvalorização dos profissionais mais velhos, com a ideia de que são menos produtivos e tem mais dificuldades de adaptarem se a novas tecnologias ou inovar. Cuidados de saúde: O pensamento que as pessoas mais velhas estão sempre doentes então muita das vezes os seus sintomas são tratados com indiferença. Em relações com os familiares: são vistos como incapazes de participar de forma ativa nas decisões familiares ou sociais onde leva ao isolamento do individuo.