Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

As rotas de comércio internacional e as transformações culturais

1-A importância das cidades de Lisboa e Sevilha no comércio internacional durante os séculos XV e XVI.

Lisboa e Sevilha passaram a deter o monopólio comercial dos produtos do Oriente e das Américas.

Os países ibéricos traçaram rotas transoceânincas pelas quais trocavam animais, plantas e produtos que se vieram a introduzir no quotidiano de todos os continentes. O dia a dia das populações sofreu alterações no vestuário, na alimentação, nos costumes e nas habitações, nomeadamente em cidades que muito se desenvolveram com o comércio intercontinental, tais como Lisboa, Sevilha e Antuérpia.

2-Antuérpia tornou-se um importante centro comercial no século XVI.

Antuérpia tornou-se um importante centro comercial no século XVI pois dominava a distribuição e venda das mercadorias coloniais na Europa.

3-A influência do comércio intercontinental nos hábitos alimentares dos europeus no século XVI.

O comércio intercontinental no século XVI influenciou os hábitos alimentares dos europeus, porque os europeus descobriram novos produtos na alimentação.

4-Os principais produtos que os europeus levavam e traziam da África, da Ásia e da América.

Os Europeus levavam para...

África:

Tecidos, cereais, aguardente e quinquilharias

Ásia:

Ouro, prata, cobre e chumbo

América:

Produtos manofaturados, cereais, vinho e escravos

E traziam de...

África:

Ouro, malagueta, marfim e escravos

Ásia:

Especiarias, chá, tecidos de luxo, tapessarias, porcelanas, perfumes, canela, manga, gengibre.

América:

Madeira, ouro, prata, açúcar, tabáco e batata

5-De que forma a expansão e o comércio globalizado transformaram os hábitos culturais e sociais na Europa.

As novas rotas comerciais promoveram a circulação de bens, pessoas e produtos. Conhecem-se novas formas de vestir , novos tecidos, novas plantas e animais, novas receitas culinárias, novos medicamentos, diferentes formas de arte, diferentes crenças, novos modos de estar, de falar e de pensar. Na Europa, estas alterações sentiram-se mais na vida da corte e das famílias mais ricas; mas os grupos sociais mais desfavorecidos também acabaram por sentir algumas mudanças, sobretudo na alimentação.

6-A relação entre a globalização dos séculos XV e XVI e o conceito moderno de globalização

A globalização no século XV e XVI era feita por rotas comerciais através de navios, já a globalização atualmente, é feita pela internet, por rotas comerciais e por deslocação, como aviões e navios.

7-Os impactos econômicos e sociais do comércio de escravos no desenvolvimento das rotas comerciais atlânticas.

O tráfico de escravos foi uma das realidades mais cruéis da expansão. Desenvolveu-se um ativo comércio de escravos entre a África e a América. Milhares de pessoas foram separadas à força das suas famílias e das suas comunidades para trabalharem sem que lhes fossem garantidos quaisquer direitos.Este tráfico visava o lucro, e as pessoas eram tratadas como mercadorias ou "produtos", sem qualquer respeito pela sua segurança e dignidade humana.A escravatura teve um enorme peso econômico na expansão europeia, mantendo-se por séculos como uma prática aceite

8-De que forma a expansão comercial europeia influenciou a cultura e o desenvolvimento das sociedades nas Américas, África e Ásia

A expansão pôs em contacto povos com culturas, cultos, religiões e costumes diversos, mas nem sempre os contactos foram pacíficos. Na América, os colonizadores espanhóis destruiram as civilizações lá existentes. No Brasil os colonizadores portugueses começaram por escravizar os índios, mas como o seu trabalhalho não era visto como rentável, os Portugueses ocuparam muitas das suas terras, forçaram-nos a viver em aldeias, a aprender os costumes europeus, a falar português e a seguir o cristianismo. Em África, aproveitaram a fragilidade da população, que não tinha capacidade de resistir às armas europeias, e exploraram mais facilmente as riquezas do território, e os seus povos.

9-Como as rotas comerciais ajudaram a espalhar o conhecimento científico e as ideias entre continentes

O contacto com novas espécies e novos modos de vida pôs em causa conhecimentos tidos comocertos há séculos, abrindo caminho à ciência e a novas formas de pensamento.

Webgrafia

Imagens retiradas do Google Fotos

Textos retirados de: manual HSI: História Sob Investigação 8º ano.E por:

Tabalho realizado por: Inês e Soloman.8ºE