Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
LTG
Gonçalo José Silva Alves
Created on November 14, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Education Timeline
View
Images Timeline Mobile
View
Sport Vibrant Timeline
View
Decades Infographic
View
Comparative Timeline
View
Square Timeline Diagram
View
Timeline Diagram
Transcript
Pré-Câmbrico
Feito: Gonçalo Teixeira Nº13 Gonçalo Alves Nº14 Ronaldo Nº20 Sarahº22
Linha Cronológica DO Pré-Câmbrico
4600 Ma - 4031 Ma
2500 MA - 562 Ma
4031 Ma - 2500 Ma
Eras do Éon Hádico
Ímbrico
Nectário
Éon Hádico
Grupos Basin
Críptico
ACONTECIMENTOS MARCANTES
Formação da Terra e da LUa
A Terra se formou a partir de colisões de detritos espaciais, e a Lua surgiu após um grande impacto com um protoplaneta chamado Theia.
Formação das camadas Terra
Elementos mais pesados, como ferro e níquel, afundaram, formando o núcleo, enquanto os mais leves formaram o manto e a crosta, criando as camadas da Terra.
Eas DO Éon Arcaico
-NEonarcaico
Éon ARCAICO
-MESOarcaico
-PELOarcaico
ACONTECIMENTOS MARCANTES
Formação dos primeirAS Crustas continentais
A crosta terrestre começou a solidificar-se e a formar os primeiros continentes, embora ainda fossem pequenos e instáveis
Formação dos oceanos
A água foi se acumulando criando assim os primeiros oceanos da Terra, o que foi fundamental para o desenvolvimento da vida.
Aparecimento da vida
As primeiras formas de vida, como bactérias e cianobactérias, surgiram e começaram a desenvolver-se e a multiplicar em ambientes aquáticos.
Fotosíntese e produção de oxigênio
As cianobactérias começaram a realizar a fotossíntese, liberando oxigênio como subproduto. Isso começou a alterar a composição da atmosfera, preparando o caminho para uma eventual acumulação de oxigênio
Eras do Éon Proterozoico
Ediacarano Criogênico Tônico Mesoproterozoico Estênico Ectásico Calímico Estatérico Orosírico Riácico Sidérico 2
Neoproterozoico
Éon Proterozoico
Mesoproterozoico
Paleoproterozoico
ACONTECIMENTOS MARCANTES
Grande Evento de Oxigenação
O aumento drástico do oxigênio na atmosfera, causado pela fotossíntese de cianobactérias, transformou a química do planeta, extinguindo organismos anaeróbicos e permitindo novas formas de vida.
Formação de Supercontinentes
A tectônica de placas levou à criação de supercontinentes como Columbía e Rodínia, que moldaram a crosta terrestre e influenciaram o clima global e a evolução da vida.
Surgimento de Eucariontes
Primeiros Organismos Multicelulares
O aparecimento de células com núcleo e organelas internas marcou o início de formas de vida mais complexas, fundamentais para a diversificação biológica.
No final do Proterozoico, surgiram organismos multicelulares macroscópicos como Dickinsonia, representando uma transição para a vida complexa antes da explosão cambriaca.
ACONTECIMENTOS MARCANTES
Eventos Glaciares Extremos (Terra Bola de Neve)
Glaciações em massa cobriram grande parte do planeta com gelo, gerando dessa forma pressões evolutivas que estimularam a diversidade biológica após o descongelamento.
Aumento do número dos Estromatólitos
As cianobactérias proliferaram formando estromatólitos, estruturas sedimentares que testemunham a intensificação da fotossíntese e do enriquecimento de oxigênio.
Formação de Cinturões Orogênicos
Fotosíntese e produção de oxigênio
As cianobactérias começaram a realizar a fotossíntese, liberando oxigênio como subproduto. Isso começou a alterar a composição da atmosfera, preparando o caminho para uma eventual acumulação de oxigênio
Grandes eventos tectônicos criaram cinturões montanhosos como o Trans-Hudson e o Grenville, registrando ciclos de formação e fragmentação de supercontinentes.
Éon Arcaico
O Éon Arcaico foi o período histórico onde a Terra ficou estável e formaram-se os primeiros continentes, oceanos e os primeiros sinais de vida, começaram pelos primeiros organismos fotossinteticos as cianobacterias que levou ao início da acumulação de oxigénio na atmosfera e nos coeanos, com a existência do oxigénio teve reação com o ferro proveniente da atividade vulcânica e desssa forma houve a oxidação do ferro e ficou com uma cor avermelhada. Começou aproximadamente em 4031 Mm no fim do hádico e durou cerca de 1531 anos.
Éon Proterozoico
No Éon Proterozoico houve o metamorfismo das rochas dessa forma havendo maior registro geológico. Com o surgimento das células eucarióticas (células com núcleo), mais tarde, surgiram os organismos multicelulares. O oxigênio foi se acumulando cada vez mais na atmosfera e ficou conhecido por a "Grande Oxidação". Além disso, formaram-se supercontinentes e várias glaciações, o registro fóssil é bastante reduzido apenas destacando-se principlamnete a Fauna de Ediacara.
Éon Hádico
O Eon Hádico foi o período mais antigo da Terra, ou seja, foi a origem de tudo á cerca de 4,6 Mm e durou aproximadamente 569 Mm anos. Foi uma época de intensa atividade vulcânica, formação dos oceanos e da atmosfera, mas para a Terra ser o que é hoje ainda ocorreram imensas coisas.