Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Dinis Vilas Boas n.º4, Joana Carvalho n.º6, João Vitor n.º 8, Mariana Sousa n.º 9 10º CT

O sol é rodeado por plasma (a essa zona chamamos de corona), onde, acontecem os "ventos solares". Estes ventos viajam infinitamente pelo espaço ou são travados por obstáculos. Para os ventos solares da nossa estrela, um dos obstáculos é o planeta terra, contudo, este é protegido pelo seu campo magnético.

A aurora dependendo de onde acontece tem uma designação diferente, no polo norte chama-se "aurora boreal" e no polo sul chama-se "aurora austral".

Este fenómeno é causado pela interação dos ventos solares com a nossa atmosfera. Os principais gases presentes na nossa atmosfera são o oxigénio (que geralmente produz a cor verde e a grandes altitudes o vermelho) e o nitrogénio (que produz violeta, azul e rosa). As cores do nitrogénio aparecem mais raramente pois é um átomo mais difícil de excitar.

As luzes aparecem por causa da passagem dos átomos do estado excitado ao estado fundamental (por causa da interação com os ventos solares. O nosso grupo escolheu as cores vermelho e azul. O vermelho vem do átomo de oxigénio, já o azul vem do nitrogénio:

Como aparecem as luzes

Modelo de Bohr

+

+

-

-

-

-

-

-

3,0 x 10^8 Azul ____________ = 6,3 x 10^5 Hz 473

3,0 x 10^8 Vermelho ____________ = 4,4 x 10^5 Hz 685