Genially sem título
03-Beatriz Pereira 3695
Created on November 13, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
SLYCE DECK
Personalized
LET’S GO TO LONDON!
Personalized
ENERGY KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
HUMAN AND SOCIAL DEVELOPMENT KEY
Personalized
CULTURAL HERITAGE AND ART KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
DOWNFALLL OF ARAB RULE IN AL-ANDALUS
Personalized
ABOUT THE EEA GRANTS AND NORWAY
Personalized
Transcript
?
?
A FILOSOFIA DO CONHECIMENTO
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
A FILOSOFIA DA IDADE MÉDIA
Durante esse período, o conhecimento era predominantemente teológico e filosófico, com uma ênfase na busca pela verdade divina e na consiliação entre a fé e a razão, como prentendia São Tomás de Aquino, utilizando argumentos lógicos e filosóficos para defender os dogmas da Igreja.
O Período da Idade Média foi marcado por uma profunda influência católica na sociedade e, consequentemente, no desenvolvimento do conhecimento.
Neste período (desde c. séc. X ao XV), a Europa passou por transformações significativas em diversas áreas do saber. Uma das principais características da produção de conhecimento na Idade Média foi a preservação e transmissão do conhecimento clássico greco-romano.
Os monges copistas desempenharam um papel fundamental nesse processo, transcrevendo manuscritos antigos e garantindo a continuidade do pensamento filosófico e científico. Os filósofos discutiam sobre temas como a natureza da realidade, o conhecimento e a ética.
Patrística é o nome dado à filosofia cristã dos sete séculos, elaborada pelos padres da Igreja, os primeiros teóricos - daí "patrística" - e consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e na sua defesa contra os ataques "pagãos" e contra as heresias.
A filosofia patrística foi uma linha de pensamento que ressaltava acima de tudo o conhecimento cristão, enquanto a filosofia grega defendia a razão, a lógica e o conhecimento científico, algo que causava atrito entre as duas partes. Por isso, embora a vertente de Justino tenha predominado por um tempo, o embate entre a fé e razão era grande demais para ser ignorado.
A escolástica foi o método do pensamento crítico dominante no ensino das universidades medievais europeias, entre c. de 1100 e 1500. Não tanto uma filosofia ou uma teologia como o método de aprendizagem, a escolástica nasceu nas escolas monásticas cristãs de modo a conciliar a fé cristã com um sistema de pensamento racional.
Ao contrário do que acontecia no passado, os filósofos escolásticos fizeram de tudo para conciliar o impensável: fé e razão. Os pensadores dessa escola também usavam conceitos científicos como astronomia, física e biologia para compreender o mundo natural e a função do Criador.
São Tomás de Aquino nasceu em c. de 1224 e 1225 e faleceu em 1274. Tomás de Aquino é considerado o pensador medieval mais importante. A sua filosofia indissociável da teologia da sua época, tem importantes projeções pedagógicas para o educador da atualidade. Destacam-se três aspetos atuais do pensamento tomasiano.
1. A valorização do mundo material;2. A afirmação da primazia da virtude da prudentia;3. A perspetiva da prudentia negativa na filosofia.
Segundo a interpretação de São Tomás de Aquino...
A filosofia e a fé cristã não se chocam nem se confundem, mas são distintas e harmónicas. Só há conflito entre filosofia e teologia caso a filosofia, num uso incorreto da razão, se proponha a explicar os mistérios dos dogmas religiosos sem o concílio da fé.
Para São Tomás de Aquino, existem duas formas de adquirir conhecimentos: "de um modo, quando a razão por si mesma atinge o conhecimento que não possuía, o que se chama de descoberta; e, de outro, quando recebe ajuda de fora, e esse modo chama-se ensino. (Aquino, 2000, p.32)". O conhecimento por descoberta dá-se quando a razão, por si mesma, aplica os princípios universais e evidentes a determinadas matérias para daí tirar conclusões particulares.
Para São Tomás de Aquino, exitsem duas formas de adquirirem conhecimentos: "de um modo, quando a razão por si mesma atinge o conhecimento que não possuia, o que se chama de descoberta; e, de outro, quando recebe ajuda de fora, e esse modo chama-se ensino. (Aquino, 2000, p.32)". O conhecimento por descoberta dá-se quando a razão, por si mesma, aplica aplica os princípios universais e evidentes a determinadas matérias para daí tirar conclusões particulares. A aquisição do conhecimento pelo ensino acontece quando esse processo natural e dedutivo da razão, passa de princípios universais para conclusões particulares, coma a ajuda de um mediador: o professor. Este, por sinais e outros instrumentos metodológicos que o ajudam, provoca o aluno e fá-lo chegar a conhecer o que dantes era desconhecido. Nesse sentido, S. Tomás de Aquino admite que o mestre seja a causa do conhecimento do aluno.
A aquisição do conhecimento pelo ensino acontece quando esse processo natural e dedutivo da razão, passa de princípios universais para conclusões particulares, com a ajuda de um mediador: o professor. Este, por sinais e outros instrumentos metodológicos que o ajudam, provoca o aluno e fá-lo chegar a conhecer o que dantes era desconhecido. Nesse sentido, S. Tomás de Aquino admite que o mestre seja a causa do conhecimento do aluno.
Obras
QUIZ
00:20
00:20
00:20
00:20
00:20
00:20
00:20
00:20
00:20
OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO!
https://cenapet.org/o-conhecimento-na-idade-media-uma-visao-geral/ https://pt.slideshare.net/slideshow/patristica-e-escolastica/13032067 https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura/121587-patristica-e-escolastica-conheca-as-duas-filosofias-medievais.htm https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/3/a-filosofia-teologica-de-tomas-de-aquino-e-sua-importancia-para-o-processo-educativo https://www.fnac.pt/mp8605959/Compendio-de-Teologia https://pt.wikipedia.org/wiki/Suma_Teol%C3%B3gica https://pt.wikipedia.org/wiki/Suma_Teol%C3%B3gica https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_da_lei https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=9TJR-TtfZF0
A Suma Teológica
A Suma Teológica é a obra mais conhecida de Tomás de Aquino. É um compêndio de todos os principais ensinamentos da Igreja Católica, destinado a ser um guia introdutório para estudantes de teologia. Os tópicos da Suma seguem respetivamente um ciclo: Deus, Criação, Homem, Propósito do homem, Cristo, os Sacramentos, e de volta a Deus.
O Compêndio da Teologia
Escrito por S. Tomás a pedido de seu filho espiritual e irmão de religião, o Compêndio de Teologia é a obra essencial para quem quer iniciar-se na Sacra Teologia, e na sacra teologia tomista. Este compêndio encerra a sua visão mais madura não só dos temas propriamente teológicos, mas também dos supostos filosóficos essenciais da doutrina tomista.
O Tratado da Lei
O Tratado da lei é a principal obra de filosofia jurídica de Tomás de Aquino. Tomás de Aquino define uma lei como "uma ordenação da razão para o bem comum, feita por aquele que cuida da comunidade e promulgada". A lei é uma ordenação da razão porque deve ser razoável ou baseada na razão, e não meramente na vontade do legislador.
A Suma da Suma
Este livro único combina passagens filosóficas essenciais selecionadas da Suma de Tomás, com notas de rodapé e explicações de Kreeft, um popular professor e escritor tomista. Kreeft selecionou aquelas passagens de Tomás que são intrinsecamente importantes, não técnicas o suficiente para serem inteligíveis para leitores modernos e mais propensas a serem usadas em uma aula.