Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

?

?

A FILOSOFIA DO CONHECIMENTO

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

A FILOSOFIA DA IDADE MÉDIA

Durante esse período, o conhecimento era predominantemente teológico e filosófico, com uma ênfase na busca pela verdade divina e na consiliação entre a fé e a razão, como prentendia São Tomás de Aquino, utilizando argumentos lógicos e filosóficos para defender os dogmas da Igreja.

O Período da Idade Média foi marcado por uma profunda influência católica na sociedade e, consequentemente, no desenvolvimento do conhecimento.

Neste período (desde c. séc. X ao XV), a Europa passou por transformações significativas em diversas áreas do saber. Uma das principais características da produção de conhecimento na Idade Média foi a preservação e transmissão do conhecimento clássico greco-romano.

Os monges copistas desempenharam um papel fundamental nesse processo, transcrevendo manuscritos antigos e garantindo a continuidade do pensamento filosófico e científico. Os filósofos discutiam sobre temas como a natureza da realidade, o conhecimento e a ética.

Patrística é o nome dado à filosofia cristã dos sete séculos, elaborada pelos padres da Igreja, os primeiros teóricos - daí "patrística" - e consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e na sua defesa contra os ataques "pagãos" e contra as heresias.

A filosofia patrística foi uma linha de pensamento que ressaltava acima de tudo o conhecimento cristão, enquanto a filosofia grega defendia a razão, a lógica e o conhecimento científico, algo que causava atrito entre as duas partes. Por isso, embora a vertente de Justino tenha predominado por um tempo, o embate entre a fé e razão era grande demais para ser ignorado.

A escolástica foi o método do pensamento crítico dominante no ensino das universidades medievais europeias, entre c. de 1100 e 1500. Não tanto uma filosofia ou uma teologia como o método de aprendizagem, a escolástica nasceu nas escolas monásticas cristãs de modo a conciliar a fé cristã com um sistema de pensamento racional.

Ao contrário do que acontecia no passado, os filósofos escolásticos fizeram de tudo para conciliar o impensável: fé e razão. Os pensadores dessa escola também usavam conceitos científicos como astronomia, física e biologia para compreender o mundo natural e a função do Criador.

São Tomás de Aquino nasceu em c. de 1224 e 1225 e faleceu em 1274. Tomás de Aquino é considerado o pensador medieval mais importante. A sua filosofia indissociável da teologia da sua época, tem importantes projeções pedagógicas para o educador da atualidade. Destacam-se três aspetos atuais do pensamento tomasiano.

1. A valorização do mundo material;2. A afirmação da primazia da virtude da prudentia;3. A perspetiva da prudentia negativa na filosofia.

Segundo a interpretação de São Tomás de Aquino...

A filosofia e a fé cristã não se chocam nem se confundem, mas são distintas e harmónicas. Só há conflito entre filosofia e teologia caso a filosofia, num uso incorreto da razão, se proponha a explicar os mistérios dos dogmas religiosos sem o concílio da fé.

Para São Tomás de Aquino, existem duas formas de adquirir conhecimentos: "de um modo, quando a razão por si mesma atinge o conhecimento que não possuía, o que se chama de descoberta; e, de outro, quando recebe ajuda de fora, e esse modo chama-se ensino. (Aquino, 2000, p.32)". O conhecimento por descoberta dá-se quando a razão, por si mesma, aplica os princípios universais e evidentes a determinadas matérias para daí tirar conclusões particulares.

Para São Tomás de Aquino, exitsem duas formas de adquirirem conhecimentos: "de um modo, quando a razão por si mesma atinge o conhecimento que não possuia, o que se chama de descoberta; e, de outro, quando recebe ajuda de fora, e esse modo chama-se ensino. (Aquino, 2000, p.32)". O conhecimento por descoberta dá-se quando a razão, por si mesma, aplica aplica os princípios universais e evidentes a determinadas matérias para daí tirar conclusões particulares. A aquisição do conhecimento pelo ensino acontece quando esse processo natural e dedutivo da razão, passa de princípios universais para conclusões particulares, coma a ajuda de um mediador: o professor. Este, por sinais e outros instrumentos metodológicos que o ajudam, provoca o aluno e fá-lo chegar a conhecer o que dantes era desconhecido. Nesse sentido, S. Tomás de Aquino admite que o mestre seja a causa do conhecimento do aluno.

A aquisição do conhecimento pelo ensino acontece quando esse processo natural e dedutivo da razão, passa de princípios universais para conclusões particulares, com a ajuda de um mediador: o professor. Este, por sinais e outros instrumentos metodológicos que o ajudam, provoca o aluno e fá-lo chegar a conhecer o que dantes era desconhecido. Nesse sentido, S. Tomás de Aquino admite que o mestre seja a causa do conhecimento do aluno.

Obras

QUIZ

00:20

00:20

00:20

00:20

00:20

00:20

00:20

00:20

00:20

OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO!

https://cenapet.org/o-conhecimento-na-idade-media-uma-visao-geral/ https://pt.slideshare.net/slideshow/patristica-e-escolastica/13032067 https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura/121587-patristica-e-escolastica-conheca-as-duas-filosofias-medievais.htm https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/3/a-filosofia-teologica-de-tomas-de-aquino-e-sua-importancia-para-o-processo-educativo https://www.fnac.pt/mp8605959/Compendio-de-Teologia https://pt.wikipedia.org/wiki/Suma_Teol%C3%B3gica https://pt.wikipedia.org/wiki/Suma_Teol%C3%B3gica https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_da_lei https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=9TJR-TtfZF0

A Suma Teológica

A Suma Teológica é a obra mais conhecida de Tomás de Aquino. É um compêndio de todos os principais ensinamentos da Igreja Católica, destinado a ser um guia introdutório para estudantes de teologia. Os tópicos da Suma seguem respetivamente um ciclo: Deus, Criação, Homem, Propósito do homem, Cristo, os Sacramentos, e de volta a Deus.

O Compêndio da Teologia

Escrito por S. Tomás a pedido de seu filho espiritual e irmão de religião, o Compêndio de Teologia é a obra essencial para quem quer iniciar-se na Sacra Teologia, e na sacra teologia tomista. Este compêndio encerra a sua visão mais madura não só dos temas propriamente teológicos, mas também dos supostos filosóficos essenciais da doutrina tomista.

O Tratado da Lei

O Tratado da lei é a principal obra de filosofia jurídica de Tomás de Aquino. Tomás de Aquino define uma lei como "uma ordenação da razão para o bem comum, feita por aquele que cuida da comunidade e promulgada". A lei é uma ordenação da razão porque deve ser razoável ou baseada na razão, e não meramente na vontade do legislador.

A Suma da Suma

Este livro único combina passagens filosóficas essenciais selecionadas da Suma de Tomás, com notas de rodapé e explicações de Kreeft, um popular professor e escritor tomista. Kreeft selecionou aquelas passagens de Tomás que são intrinsecamente importantes, não técnicas o suficiente para serem inteligíveis para leitores modernos e mais propensas a serem usadas em uma aula.