Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
TRABALHO DE HISTORIA INÊSS
Inês Grácio Marinho
Created on November 13, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Civilização egìpcia
Trabalho de: Inês Nº4 Márcia Nº9 7ºC
História
Características da sociedade Egípcia e os poderes do faraó
links
Economia do egipto
importÂncia do rio nilo
Video do antigo egipto
antigo egipto
Ìndice
O Egipto Antigo é uma das civilizações mais antigas do mundo. Sua história ocorreu entre 3300 a.C. e 332 a.C, e é tida pela historiografia como a mais longa experiência humana de continuidade política, cultural e militar. É comum a divisão da história faraônica do Egipto Antigo em três períodos distintos: Reino Antigo, Reino Médio e Reino Novo, cada um com suas características próprias. A civilização no Egipto Antigo é classificada como civilização hidráulica. Isso significa que ela depende da existência de um rio para sobreviver: o rio Nilo.
Civilização Egípcia/ Antigo Egipto
Video de um minuto
Importância do rio Nilo
O rio Nilo foi de grande importância para o desenvolvimento da civilização egípcia, e influenciou aquela civilização em diversos aspectos, tais como os econômicos, sociais, culturais, científicos e religiosos. Quando escreveu sobre o Egipto, por volta do século V a.C, Heródoto de Halicarnasso, deixou registrado a memorável frase sobre a terra dos faraós: “o Egipto é uma dádiva do Nilo“. Com isso, o antigo historiador queria deixar claro a importância do rio Nilo para a civilização egípcia, que em essência, são duas entidades inseparáveis: o povo e o Rio. Dos escritos do antigo historiador à perspectiva da historiografia moderna, é possível compreender que os egípcios foram o que foram, em consequência e por influencia do grande rio.
A economia do Egipto tinha em 2012 um PIB de mais quinhentos bilhões de dólares, segundo o método PPC.O Egipto passou de uma economia não capitalista para uma situação em que tem quatro principais fontes econômicas, em primeiro lugar vem o turismo, que tem como atrações as pirâmides, e o litoral do Mar Mediterrâneo. Em segundo lugar vem a extração e a exportação de petróleo, que gera emprego e lucros para o governo. Em seguida vem os impostos e as taxas alfandegárias que são cobradas sobre os navios que passam pelo canal de Suez, e em último vem as ajudas que são arremetidas por egípcios que vão para outros países e mandam dinheiro para suas famílias.
Economia do Egipto
Características da sociedade Egípcia e os poderes do faraó
Faraó é o nome dado aos reis, no Egipto Antigo, que tinham um poder teocrático e hereditário. Ou seja, acreditava-se que eram divindades e, por isso, eles administravam as terras e obras públicas. Seu poder era passado de pai para filho. Alguns faraós ficaram bastante famosos, como, por exemplo, Ramsés III, Cléopatra VII e Tutancâmon.
O poder dos faraós era teocrático e hereditário. As funções dos faraós eram a administração pública e o cumprimento de seu papel como deuses, pois eram considerados o deus Hórus encarnado, o deus ligado ao Sol. Os faraós viviam em grandes palácios, podiam ter várias esposas e eram cercados por regalias.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_do_Egito
https://historiaeatualidades.com.br/2020/04/30/qual-a-importancia-do-rio-nilo-para-a-civilizacao-egipcia/
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-historia-egito-antigo
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/rio-nilo
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/egito-antigo.htm
Links
https://www.historiadomundo.com.br/egipcia/faraos-do-egito.htm
https://batatamitologica.wordpress.com/2015/05/11/hierarquia-de-poder-no-antigo-egito/
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/egipcio.htm
Links
FIM