Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Desperdício alimentar

Grupo formado por:Amélia FerrazEva SantosMiguel GomesTomás LamasVanda Nunes

Disciplina de Economia

10ºSE, Escola Secundária Carolina Michaelis

Índice

Capa...........................................................1ºslideÍndice.........................................................2ºslideConsumismo e consequências.................3ºslideO desperdício alimentar............................4ºslideGráfico-desperdício alimentar..................5ºslideProjetos e práticas sustentáveis...............6ºslideHábitos individuais....................................7ºslideCartaz/Fontes............................................8ºslide

Existem alguns fatores que, como consequência da sociedade de consumo originam um conjunto de atitudes e comportamentos caracterizados por um consumo impulsivo, irresponsável e irracional. Esse fenómeno chama-se consumismo. Quem o pratica não se preocupa com as consequências desse consumo excessivo no ambiente ou na sociedade, por isso gera várias consequências:

  • acentuação do individualismo e exclusão social
  • endividamento e sobreendividamento
  • degradação do ambiente e esgotamento dos recursos naturais

O consumismo e as suas consequências

Uma das principais consequências do consumismo é o desperdício alimentar. Desperdício alimentar: perda relacionada com a escolha de descartar alimentos que ainda poderiam ser consumidos.

O desperdício alimentar

Exemplos: deixar ultrapassar o prazo de validade dos alimentos ou comprar em excesso. Porque é que está associado aos problemas ambientais? Está associado aos problemas ambientais devido á necessidade do uso de recuros naturais,como por exemplo a água, que é um recurso escasso.

Gráfico que reflete o desperdício feito pelos diferentes setores económicos

Que projetos existem, ou poderão vir a existir para combater o desperdício alimentar?

  • Refood: O movimento refood dedica-se à recuperação de comida em boas condições e à alimentação de pessoas necessitadas através da inclusão da comunidade.
  • Zero Desperdício: Consiste em no aumento da eficiencia da recolha e distribuição de alimentos altamente perecíveis.

Já existem alguns projetos e instituições que tentam combater o desperdício alimentar. As mesmas visam conseguir uma melhor distribuição de recursos disponíveis, reduzir o desperdício alimentar e contribuir para que o maior número possível de pessoas tenha acesso a uma alimentação suficiente, saudável e segura.

  • Dose Certa: divide-se em dois grandes objetivos: “Por um lado quantificar e reduzir o desperdício alimentar na área da restauração e, por outro lado, incentivar a população portuguesa a ter uma alimentação mais equilibrada”.
  • Fruta Feia: Têm como objetivo comeciarlizar de forma igual produtos hortofutículas com qualidade, independentemente da aparencia

Hábitos a adotar/não adotar

Para fazer frente ao desperdício alimentar há um grande conjunto de ações que compete a cada indivíduo exercê-la, para além dos grandes projetos referidos antes:

  • Reutilizar
  • Ter uma atitude racional, ser mais cuidadoso na compra para não comprar mais do que o necessário e pedir menores proporções nos restaurantes
  • Avaliar melhor a comida para não calhar no erro de levar alimentos podres

Link para o cartaz

Fontes:

  • Manual escolar
  • Documentários
  • Refood

https://www.canva.com/design/DAGW174Vmxs/Ur7F-Q_Kz0BSxtXU-3EuKg/edit