Economia
Vanda Sequeira Nunes
Created on November 13, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
SLYCE DECK
Personalized
LET’S GO TO LONDON!
Personalized
ENERGY KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
HUMAN AND SOCIAL DEVELOPMENT KEY
Personalized
CULTURAL HERITAGE AND ART KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
DOWNFALLL OF ARAB RULE IN AL-ANDALUS
Personalized
ABOUT THE EEA GRANTS AND NORWAY
Personalized
Transcript
Desperdício alimentar
Grupo formado por:Amélia FerrazEva SantosMiguel GomesTomás LamasVanda Nunes
Disciplina de Economia
10ºSE, Escola Secundária Carolina Michaelis
Índice
Capa...........................................................1ºslideÍndice.........................................................2ºslideConsumismo e consequências.................3ºslideO desperdício alimentar............................4ºslideGráfico-desperdício alimentar..................5ºslideProjetos e práticas sustentáveis...............6ºslideHábitos individuais....................................7ºslideCartaz/Fontes............................................8ºslide
Existem alguns fatores que, como consequência da sociedade de consumo originam um conjunto de atitudes e comportamentos caracterizados por um consumo impulsivo, irresponsável e irracional. Esse fenómeno chama-se consumismo. Quem o pratica não se preocupa com as consequências desse consumo excessivo no ambiente ou na sociedade, por isso gera várias consequências:
- acentuação do individualismo e exclusão social
- endividamento e sobreendividamento
- degradação do ambiente e esgotamento dos recursos naturais
O consumismo e as suas consequências
Uma das principais consequências do consumismo é o desperdício alimentar. Desperdício alimentar: perda relacionada com a escolha de descartar alimentos que ainda poderiam ser consumidos.
O desperdício alimentar
Exemplos: deixar ultrapassar o prazo de validade dos alimentos ou comprar em excesso. Porque é que está associado aos problemas ambientais? Está associado aos problemas ambientais devido á necessidade do uso de recuros naturais,como por exemplo a água, que é um recurso escasso.
Gráfico que reflete o desperdício feito pelos diferentes setores económicos
Que projetos existem, ou poderão vir a existir para combater o desperdício alimentar?
- Refood: O movimento refood dedica-se à recuperação de comida em boas condições e à alimentação de pessoas necessitadas através da inclusão da comunidade.
- Zero Desperdício: Consiste em no aumento da eficiencia da recolha e distribuição de alimentos altamente perecíveis.
Já existem alguns projetos e instituições que tentam combater o desperdício alimentar. As mesmas visam conseguir uma melhor distribuição de recursos disponíveis, reduzir o desperdício alimentar e contribuir para que o maior número possível de pessoas tenha acesso a uma alimentação suficiente, saudável e segura.
- Dose Certa: divide-se em dois grandes objetivos: “Por um lado quantificar e reduzir o desperdício alimentar na área da restauração e, por outro lado, incentivar a população portuguesa a ter uma alimentação mais equilibrada”.
- Fruta Feia: Têm como objetivo comeciarlizar de forma igual produtos hortofutículas com qualidade, independentemente da aparencia
Hábitos a adotar/não adotar
Para fazer frente ao desperdício alimentar há um grande conjunto de ações que compete a cada indivíduo exercê-la, para além dos grandes projetos referidos antes:
- Reutilizar
- Ter uma atitude racional, ser mais cuidadoso na compra para não comprar mais do que o necessário e pedir menores proporções nos restaurantes
- Avaliar melhor a comida para não calhar no erro de levar alimentos podres
Link para o cartaz
Fontes:
- Manual escolar
- Documentários
- Refood
https://www.canva.com/design/DAGW174Vmxs/Ur7F-Q_Kz0BSxtXU-3EuKg/edit