Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

CLC6 DR4

Mónica dos Santos Fortuna

Created on November 12, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Moçambique

Capital: Maputo Moeda: Metical Moçambicano Idiomas oficiais: Português (língua oficial), mas várias línguas nativas, como Makhuma, Tsonga e Sena, são amplamente faladas Fronteiras: Tanzânia, Malawi, Zâmbia, Zimbabué e África do Sul é banhado pelo oceano Indico População: 33,9 milhões(2023) Governo: República Presidencialista Regiões naturais: Moçambique é conhecido por suas extensa praias e o arquipélago das Quirimbas e Bazaruto, importantes destinos turísicos e ecossistemas marinhos.

Manifestações Culturais Artes. A música e danças tradicionais, artes plásticas e literaturas são as mais predominantes. A escultura em pau-preto, cerâmica, cestaria, latoaria e ferragem são outras atividades artísticas e artesanais praticados na Província de Tete.

Gastronomia Frango Cafrial Mucapata Mucuane Caril de Amendoim/Castanha Matapa Guisado de Caranguejo Xiguinha

Palavras e / ou expressões de Moçambique

- Voçê me está a ouvir, ou nem?PT - "ouvir-me". Não se usa a conjunção"nem" a substituir o advérbio grafado "não". Usa-se "nem por isso". - Como eles chamam-se? PT - Neste, "como eles se chamam" O trânsito local era uma situação. PT - "....era um problema". Me desculpe, mas esta bala anima maningue. PT - Esta rapariga era muito bonita. - O mufana vendeu bem. PT - O rapaz vendeu bem.

Expressões

Xicaca - Amigo ou CamaradaMachamba - Campo ou plantação Kanimambo - Obrigada Muxungue - Pessoa branca, estrangeiro Bazar - Mercado ou feira Chapa - Minibus Savana - Áreas rurais, campo aberto Muamba - Comida típica com óleo de palma Nhoca - Cobra Batuque - Música e dança tradicional africana Lhanguene - Cemitério Bué - Muito ou bastante

Palavras

O Parque Nacional de Gorongosa é uma das principais reservas de flora e fauna típicamente africanas de Moçambique.

A bandeira de Moçambique possui o desenho de uma arma moderna, que simboliza os conflitos pela independência do país.

Curiosidades

O uso do mussiro, um creme branco feito com plantas locais, no rosto pelas mulheres moçambicanas é comum devido as suas propriedades terapêuticas.

A Capela de Nossa Senhora de Baluarte, datada de 1522, é um dos prédios de arquitetura portuguesa mais antigo da porção sul do mundo.

O monte Binga, situado na porção mais montanhosa de Moçambique, possui cerca de 2440 metros de altitude, sendo o ponto geográfico mais alto do país.

Outros elementos #Um pouco de história

A geografia de Moçambique é tipicamente marcada pelo clima e pela vegetação tropical. O país está localizado mais ao sul da massa continental africana na região chamada de África Subsariana caracterizada pelos elevados níveis de pobreza. A porção norte moçambicana possui maiores altitudes, solos mais férteis e florestas tropicais, influenciados fortemente pelo clima tropical, com suas variações tropicais de altitude e tropical de monções. Por sua vez, a porção sul do país possui relevo mais plano, solos mais pobres e vegetação de savana, com influência de um clima tropical.

A independência de Moçambique em relação a Portugal ocorreu somente em 1975. Após a autonomia local, o governo moçambicano aproximou-se dos ideais socialistas da época, fator que, entre outros, deixou milhares de mortos e desaparecidos. A partir do fim do conflito civil, Moçambique vivenciou certa estabilidade política e económica, especialmente nos últimos 30 anos. Mesmo assim, o país ainde é considerado um dos mais pobres do mundo, e também enfrenta problemas políticos, como o aumento do extremismo islâmico na provínia de Cabo Delgado.

O nome Moçambique é uma referência ao nome de um comerciante àrabe, possivelmente Musa Al Bik ou Mossa Al Bique, que vivia no território moçambicano ocupado pelos exploradores portugueses.

A história de Moçambique é bastante antiga. O território moçambicano era tradicionalmente habitado por diversos povos africanos , como os Bantus, que viviam de atividades como a pesca e a caça. A ocupação estrangeira do país foi iniciada por meio da chegada do navegador português Vasco da Gama (1469-1524), que realizou diferentes incursões pelo litoral moçambicano, até a anexação desse território a Portugal. O domínio português em Moçambique durou cerca de quatro séculos, sendo marcado pela massiva exploração de recursos naturais e mão de obra, além do aumento da desigualdade social local, que marca a sociedade do país até aos dias atuais.

Thank you!