Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Bloco D

Kauã Costa

Created on November 12, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Bloco D - EM

Aparelho Digestivo

Trabalho Realizado por:Kauã OttoniGuilherme Pinto

Indice

- Introdução- Caracterização dos constituintes da dieta alimentar- Função e organização do aparelho digestivo - Descrição do tubo digestivo e dos órgãos anexos - Atividade do Aparelho Digestivo: Ingestão; Digestão; Condução; Absorção; Armazenamento; Eliminação

Introdução

Neste trabalho, viemos no âmbito da disciplina de Estudo do Movimento, lecionado pelo professor Tiago Martins, apresentar um trabalho sobre o aparelho digestivo, caracterizando e descrevendo as suas funções.

Caracterização dos Constituintes da dieta alimentar

Os constituintes da dieta alimentar se divide em dois grupos, sendo eles o macronutrientes e o micronutrientes.

Micronutrientes: Os micronutrientes são formados por vitaminas e minerais

Caracterização dos Constituintes da dieta alimentar

Macronutrientes:Os macronutrientes são formados por proteínas, gordura e hidratos de carbono

Função e Organização do Aparelho Digestivo

O sistema digestivo é um dos principais sistemas do corpo humano, é responsável pelo processamento dos alimentos e absorção de nutrientes, permitindo o bom funcionamento do organismo.

Função e Organização do Aparelho Digestivo

- Boca: Sendo a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo. - Esôfago: Faz a ligação da faringe até o estômago e leva os alimentos ingeridos até o estômago. - Estômago: Armazena o alimento após a passagem do esófago, realiza a digestão parcial do alimento com auxilio do suco gástrico.

Função e Organização do Aparelho Digestivo

- Intestino delgado: Está localizado entre o estômago e o intestino grosso e tem a função de segregar as várias enzimas digestivas. - Intestino grosso: É o local de absorção de água, de armazenamento e de eliminação dos resíduos digestivos.

Função e Organização do Aparelho Digestivo

- Reto: Tem a função de acumular as fezes, para assim, a sua absorção final de nutrientes antes de serem eliminados.

O tubo digestivo é o canal que traz o alimento para o interior do corpo humano, sendo este o local onde decorre a digestão e a condução dos dejetos para fora do corpo.

Descrição do Tubo Digestivo e dos Órgãos Anexos

Dentes: São eles os responsáveis por cortar e amassar os alimentos, facilitando a ação de enzimas.Língua: Ajuda a captar os sabores da comida por meio das papilas gustativas. Glândulas Salivares: Tem como a função produzir e secretar a saliva.

Descrição do Tubo Digestivo e dos Órgãos Anexos

Fígado: Este órgão atua como uma glândula exócrina, liberando diversas secreções, e como uma glândula endócrina, auxiliando na liberação de substâncias no sangue e no sistema linfático. Vesícula Biliar: Tem como função principal concentrar, armazenar e excretar a bile, que é constituída por colesterol, sal biliar, pigmentos biliares, imunoglobulinas e água

Descrição do Tubo Digestivo e dos Órgãos Anexos

Pâncreas: Este, possui duas funções principais, sendo eles o pâncreas exócrino que produz os sucos digestivos e enzimas que partem as proteínas. Já o pâncreas endócrino, produzindo assim hormônios, como a insulina e glucagon, que regulam como o intestino utiliza os açucares.

Descrição do Tubo Digestivo e dos Órgãos Anexos

Atividade do Aparelho Digestivo

Ingestão: A ingestão é a chegada do alimento ao estomago. Digestão: A digestão tem um papel de transformar os alimentos, ou bolo alimentar em nutrientes. Condução: Acontece uma deglutição, que é a condução dos alimentos da faringe para o esôfago.

Atividade do Aparelho Digestivo

Absorção: A absorção é o processo feito pelos intestinos.Armazenamento: Ocorre no estomago, após a chegada dos alimentos. Eliminação: Esta é a forma como o organismo libera o que não digerido pelo trato intestinal.

Conclusão

Com este trabalho, desenvolvemos o conhecimento perante o aparelho digestivo, já aprendido anteriormente.