Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Migração venezuelana
Franklin Molina
Created on November 12, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Higher Education Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Vintage Mosaic Presentation
View
Modern Zen Presentation
View
Newspaper Presentation
Transcript
MIGRAÇÃO VENEZUELANA
Aluno: Franklin Lizcano Professora: Ana Catarina Pereira Fecha: 13-11-2024
Mais de 8 milhões de venezuelanos abandonaram o país nos últimos anos, o que representa 23% da população, tornando-se um dos maiores fluxos migratorios da América Latina na historia reciente Um aumento significativo foi a partir de 2014, a escassez de alimentos, medicamentos, desvalorização da moeda, hiperinflação e a crescente repressão política levaram muitos venezuelanos a sair do país em busca de melhores condiçóes de vida, o que levou a um aumento na migração Para 2019, o número de migrantes venezuelanos tinha ultrapassado 4 milhões, de acordo com estimativas da ONU. América Latina tem sido o principal destino dos migrantes venezuelanos, com países como Colômbia, Brasil, Peru, Chile, Argentina, Equador, entre outros e alguns países fora da América Latina como Espanha e Estados Unidos.
PROTESTOS
As manifestações na Venezuela em 2017 e 2019, foram parte de uma série de protestas antigovernamentais, resultando em um número trágico de vítimas. De acordo com organizações de direitos humanos e relatorios independentes, estes protestos deixaram um saldo de:
- Em 2017 mais de 120 pessoas morreram (algumas fontes citam até 157) e para 2019, cerca de 50 pessoas, todas devido a repressão e uso da força por parte das forças de segurança do Estado e grupos civis armados apoiados pelo governo.
- Milhares de feridos, os números exatos variem, estima-se que houve entre 1.500 y 2.500 pessoas feridas.
- Milhares de detidos, foram reltados cerca de 6.000 detenções, muitas delas arbitrárias, e dos quais teriam sido submetidas a maus tratos e tortura durante sua detenção
Recentemente, após as eleições presidenciais de 28 de agosto de 2024, foram realizados 2 dias de protestos pacíficos, por suspeita de um fraude cometido pelo Governo, deixando pelo menos 24 mortos e mais de 2.200 pessoas presas (158 menores). Esses números refletem a gravidade da situação na Venezuela, onde a repressão foi um mecanismo chave do Governo para conter a dissidência e as tentativas de mudança política.
Formas de Migração
Migração regular: Alguns venezuelanos conseguiram vistos de trabalho, refúgio ou residência temporária, embora isso dependa das políticas migratórias de cada país. Migração irregular: A maioria dos migrantes venezuelanos cruzaram as fronteiras de forma irregular devido à falta de documentos, especialmente passaportes, onde às vezes demorava até um ano para ser entregue depois de ter atendido ao encontro, Em muitos casos, havia a possibilidade de pagar subornos ou recorrer a intermediários para acelerar o processo, refletindo o nível de corrupção e disfunção que afetava a administração pública.
Formas de Migração
Os migrantes venezuelanos, em sua maioria, percorrem longas e perigosas rotas, em autocarros, em caminhadas, cruzando vários países da América Latina para chegar ao seu destino final. Muitos atravessam a floresta do Darién, que liga a Colômbia com o Panamá, uma das rotas mais arriscadas, para chegar aos Estados Unidos, é uma região pantanosa e selvagem localizada na fronteira entre a Colômbia e o Panamá. É conhecido como "Tapón" porque interrompe a que é considerada a estrada mais longa do mundo: a Rota Panamericana. Há gangues dedicadas ao narcotráfico, outros ao contrabando e existem guerrilheiros.Dependendo de quanto eles podem pagar, as pessoas devem andar entre quatro e dez dias subindo e descendo montanhas, cruzando rios caudalosos e atravessando lama, carregando tudo o que têm. Esses grupos geralmente roubam tudo o que levam, roupas e comida dos migrantes e atacam quem cruza o Darién por territórios sob seu domínio. Entre 10% e 15% dos migrantes que atravessam o Rio Darién sofrem violência sexual nesse trajeto, segundo a Cruz Vermelha do Panamá.
Consequências da migração
PARA VENEZUELA
Perda de capital humano, muitos dos quais são profissionais e pessoas com altos níveis educacionais, gerou uma fuga de talentos. Isso enfraquece o potencial de crescimento do país, já que a saída desses indivíduos deixa um vazio em setores-chave como saúde, educação, tecnologia e engenharia. Efeitos na economia, a saída de trabalhadores qualificados reduz a produtividade nacional e a geração de riqueza no país. No longo prazo, isso pode contribuir para um ciclo econômico ainda mais difícil de quebrar.
Consequências da migração
PARA OS PAÍSES RECEPTORES
Impactos positivos: aumento da força de trabalho, em setores como a construção, os serviços, o comércio e a agricultura. Além disso, os migrantes são consumidores que contribuem para o mercado local e a demanda de bens e serviços. Impactos negativos: tensões sociais, políticas e econômicas, competição no mercado de trabalho, aumento da xenofobia e discriminação, aumento dos pedidos de asilo e fortalecimento das políticas migratórias.
CONCLUsÃO
Em resumo, a migração venezuelana teve um profundo impacto em múltiplos níveis, desde o individual ao regional e internacional. Embora tenha sido uma oportunidade para os países receptores fortalecerem suas economias e sociedades em alguns casos, também gerou desafios significativos em termos de integração, acesso a serviços e coesão social. Esse fenômeno continuará a ter impacto nos próximos anos, especialmente na medida em que as condições internas da Venezuela melhoram ou se deterioram, e os países receptores mantêm ou adaptam suas políticas migratórias e de integração.
Uma resposta coordenada entre os países da região e o apoio de organizações internacionais é fundamental para mitigar o impacto e garantir uma integração mais justa e efetiva dos migrantes venezuelanos. A solução desta crise beneficiará tanto os migrantes como as comunidades de acolhimento, promovendo estabilidade e desenvolvimento na região.
Note:
In Genially, we use AI (Awesome interactivity) in all our designs so that you can level up with interactivity and turn your teaching materials into something that engages and provides value.