Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

ChampôS

Composição química e

Categorias de

produza espuma abundante e cremosa, tenha consistência adequada, cor e aroma agradáveis, provoque o mínimo de irritação ocular e não interfira com as tintas do cabelo. Para dar resposta a todas estas exigências, os champôs têm uma composição diversificada. A título de exemplo poderão ser constituídos por.

Um champô é um produto de higiene corporal, que tem como principal função lavar o cabelo e couro cabeludo, podendo existir sob forma de líquido, creme ou pó. São requisitos desejáveis de um champô que, para além de limpar o cabelo e o couro cabeludo, não o desengordure em demasia,

Composição de um champô

Qual a composição de um champô

Os tensioativos podem ser de vários tipos, tais como: - aniónicos – como por exemplo os alquilssulfatos (laurilétersulfato de sódio) ou os sulfosuccinatos (laurilsarcosinato de sódio); - anfotéricos – como as betaínas; - não iónicos – alcanolamidas de ácidos gordos.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt.

Detergentes (que também são tensioativos) (± até 2%) – lavam o cabelo e couro cabeludo, removendo a sujidade proveniente do meio ambiente, produtos de styling do penteado e sebo

Composição de um champô

Água (± até 50%) – é o componente maioritário

Conservantes (± até 1%) – reduzem contaminação microbiana e fúngica, antes e após a abertura (parabenos ou fenoxietanol);

Estabilizadores de espuma (± até 4%) – permitem que o champô faça espuma (como as alcanolamidas de ácidos gordos);

Espessantes (± até 10%) – conferem maior consistência ao champô. Normalmente é utilizado o cloreto de sódio, ou outros sais ou derivados da celulose, propilenoglicol ou polímeros acrílicos

Composição de um champô

Acondicionadores (± até 15%) – deixam o cabelo suave e sedoso após a lavagem, podem ser tensioativos catiónicos (compostos de amónio quaternário), silicones (dimeticone), propilenoglicol, glicerina ou lanolina e seus derivados;

10

A composição de um champô é variável consoante a finalidade e as propriedades que se pretende atribuir ao champô, por exemplo um champô anticaspa terá na sua composição um ingrediente ativo com propriedades anticaspa.

Composição de um champô

Agentes quelantes (± até 0,5%) – previnem a formação de turvação (EDTA); Outros aditivos – como opacificantes (estearato de glicol), corantes, perfumes e ingredientes ativos (champôs para condições dermatológicas específicas).

Champô transparente

O champô transparente, normalmente, tem um maior poder de limpeza e é indicado para lavar os cabelos oleosos ou mistos. O motivo está no fato de ele apresentar menos agentes condicionantes. É comum também encontrar essa coloração translúcida em produtos específicos para bebês e crianças.

Categorias de champô

Champô perolado

O champô perolado é ideal para pessoas com cabelos secos e ressecados. Está entre os produtos transparentes e leitosos e é considerado um shampoo de tratamento. Promove uma limpeza mais suave e apresenta fórmula com agentes condicionantes e silicone, por exemplo.

Categorias de Champô

Champô leitoso

O champô leitoso geralmente tem funções específicas e foca mais em benefícios, além da limpeza dos fios. Já reparou que champôs para cabelos com química, danificados, ressecados ou para tratamento do couro cabeludo, por exemplo, apresentam essa textura?

Categorias de champôs

Champô antirresíduos

Com pH alcalino, o chapô antirresíduos foca na limpeza profunda dos cabelos. Por abrir as cutículas capilares, seu uso pode ressecar o couro cabeludo e deve ser feito no intervalo de 15 dias, no mínimo. Deve ser evitado nos fios com progressiva, pois pode retirar o efeito liso mais rápido.

Categorias de champôs

Champô detox

É normalmente recomendado para quem tem a raiz oleosa. As características do champô detox promovem uma limpeza eficiente, mas não tão profunda quanto a do antirresíduos.

Categorias de chmapôs

Champô sem sulfato

O champôs sem sulfato também, conhecido como shampoo liberado ou low poo, não possui nenhum sulfato, ingrediente comum na indústria de produtos capilares. Por esse motivo, ele não faz muita espuma, garantindo uma limpeza suave, porém eficiente. Esse tipo de shampoo é queridinho entre as mulheres de cabelo crespo e cacheado, pois resseca menos os fios.

Categorias de champôs

Champô sem sal

O champô sem sal não tem cloreto de sódio em sua fórmula e faz sucesso entre as mulheres que usam escova progressiva para alisar os fios. Sua limpeza é tão eficiente quanto qualquer outro shampoo. Descubra aqui se ele realmente faz ou não milagres pelos seus fios.

LEARNING EXPERIENCE

Champô desamarelador

Como o próprio nome indica, os champôs desamareladores servem para neutralizar a cor e tirar o aspecto amarelado dos fios loiros, platinados ou grisalhos. Geralmente são produtos com pigmento ultravioleta, que ajuda na matização e tem a função de realçar o tom do cabelo.

Categorias de champôs

Champô anticaspa

Os chamôs anticaspa são destinados para combater a oleosidade do couro cabeludo e evitar o problema da caspa. Existem tipos de champôs anticaspa para diferentes tipos de cabelo, mas o recomendado é que o produto seja utilizado de 2 a 3 vezes na semana.

Categorias de champôs

Champô hidratante

Os champôs hidratantes são ideais para quem tem cabelos ressecados e precisa de produtos que ajudem a devolver a hidratação aos fios. Normalmente têm pH neutro, proteínas e propriedades hidratantes na composição, como óleos vegetais ou água micelar, por exemplo, que dão brilho e maciez aos cabelos, ou seja, contribuem para um efeito de madeixas hidratadas.

Categorias de champôs

fEITO POR: FRANCISCO PEREIRA,GONÇALO CORREIA

MUITO OBRIGADO

SIUUUU!!