Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Breakout História

Iara Fonseca

Created on November 11, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Urbansmo romano

IARA nº15 / océane nº17

start

Planta tigmad

Estas cidades tinham edifícios publicos, fontes e monumentos como a cidade de Roma. A configuração da cidade obdecia a um plano ortogonal, que lhe dava uma forma retangular ou quadrangular à cidade e que isto definia duas ruas principais o cardo e o decumanos que correspondiam ao eixo norte e sul. Entre estes os dois encontrava-se o forum.

As cidades romanas foram inspiradas pela sua capital, Roma apesar de esta nao ter tido um plano urbanístico e ter crescido de forma desorganizada, as outras cidades tiveram um plano urbanístico e organição.

URBANISMO ROMANO

As cidades romanas eram caracterizadas pelos seus lados, utilitário, durável e belo. Que corresponde significamente aos conceitos de utilitas, firmitas e venustas. As cidades serviam para satisfazer as nececidades dos seus cidadãos. Tudo nas cidades romanas tinha que ter utilidade, os monumentos também tinham que corresponder as necesidades e gostos romanos. A monumentalidade servia para expor a grandeza de roma e do seu império

Continue>

Continue>

ruinas de cidades romanas

Ruinas de uma cidade romana em portugal

As ruinas da grande cidade romana Tigmad.

Estrutura de um templo romano. -Podium:uma base elevada,acesa da por escadas frontais. -Cella:sala principal com estátua da divinidade -Pronaos:entrada com colunas -Altar externo:local onde ocorriam sacrifícios.

TEMPLOS ROMANOS

Os templos romanos eram edifícios essenciais na cultura romana, representando a arquitetura da época. Cada cidade romana possuía, no mínimo, um templo principal e outros menores. No interior do templo, na cella, ficava a imagem da divindade a que era dedicado, juntamente com um altar para incenso. Atrás da cella, havia salas para os oficiantes guardarem objetos de culto e oferendas. A arquitetura dos templos era geralmente retangular, com um pódio elevado, uma fachada com um pórtico acessado por uma escadaria, e um frontão triangular acima das colunas. Ao contrário dos templos gregos, as colunas romanas eram apenas decorativas na frente do edifício. A inspiração para os templos romanos veio dos etruscos, que por sua vez se basearam nos gregos. Além das funções religiosas, os templos desempenhavam papéis sociais importantes, refletindo a forte conexão entre religião, política e vida quotidiana. Dedicados a uma ou mais divindades, os templos eram locais de culto, sacrifícios e preces. A cella geralmente abrigava uma estátua da divindade do templo. Além disso, os templos eram vistos como centros de proteção divina, pois acreditava-se que ter um templo em cada cidade traria mais segurança e prosperidade.

Continue>

TEMPLOS ROMANOS

Continue>

termas romanas

As divisões de uma terma na antiga Roma: 1-O Apodyterium: era a entrada dos termas romanos. Servia como vestiário e tinha sempre um escravo a vigiar e a guardar as roupas do banhista 2-Tepidarium:Era uma camara de temperatura médio que preparava o banhista para um banho de água quente. 3-Sudatorium:Câmara de vapores. 4-palestra:Era um pátio central onde se abriam todas as câmaras e era usado para exercícios físicos. 5-Tabernae: lojas ao lado das câmaras de banho,onde se vendiam comida e bebidas 6-Caldarium:Eram os banhos de água quente. A câmara era luminosa e decorada.As termas maiores tinham piscinas onde se podia nadar,e as termas mais pequenas, os banhos eram feitos em banheiras ou tanques de água quente. 7-Frigidarium:Esta câmara era destinada a banhos de água fria,as termas grandes neste espaço podiam ser descobertas e incluía entres suas instalações uma grande piscina onde se praticava natação. 8-laconicum:Era uma câmara seca. 9-hypocaustum:Era um sistema de aquecimento q ficava sob o pavimento,em q o ar aquecido das fornalhas espalhava-se através de tijolos perfurados assim mantendo as termas quentes. 10-Praefurnim:local onde se situavam as fornalhas que aqueciam os ar e as águas das banheira.

As termas romanas eram complexos arquitectónicos destinado a higiene,lazer e socialização e saúde.Os romanos acreditavam que os banhos tinham propriedades terapêuticas .Alem das atividades de banho e sauna,as termas também possuiam ambientes para exercício físico,espaços de lazer como jardins e bibliotecas.Os romanos costumavam socializar,conversar e tratar negócios.As termas romanas tiveram um grande impacto na cultura e na vida dos romanos.

Continue>

termas romanas

Continue>

https://thearcheology.wordpress.com/tag/termas-romanos/ https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g186370-d187743-Reviews-The_Roman_Baths-Bath_Somerset_England.html https://www.termascentro.pt/pt/noticias/o-renascimento-das-termas-romanas-de-s-pedro-do-sul https://www.educaplay.com/printablegame/5194491-termas.html https://www.archdaily.com.br/br/1002239/a-historia-das-termas-romanas https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Templo_romano https://haac1.wordpress.com/2017/10/31/templos-romanos/ Termas Romanos – The Archeology

Bibliografia