Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
identidadde regional
peepoo
Created on November 11, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
View
To the Moon Presentation
View
Projection Presentation
Transcript
Presentation
Identidade Regional
Área de intregação; M1-Pessoas, cultura, família e comunidade; Glória Almeida, nº09, 2CAB
Introdução
Com este trabalho pretendo falar sobre a freguesia onde moro que é Santa Eulália e falar também sobre o concelho de Vizela.
Santa Eulália e a sua caracterização
Santa Eulália é uma freguesia que se localiza na cidade de Vizela e esta encontra-se no distrito de Braga, Portugal, tendo no total 5389 habitantes (censo 2021) e vivendo do setor terciário e secundário.
Locais a visitar
Um local para visitar em Santa Eulália é a queda d'água de Requeixos, onde se contempla uma bela cascata com flora e fauna incriveis
Tradições
As tradições são as seguintes:
- Matança do porco;
- "Sarrage" da Velha.
Vizela e a sua caracterização
Vizela é um concelho do distrito de Braga, sendo esta localizada em Portugal, tendo como total 23896 habitantes (censo 2021) e vivendo do setor terciário e secundário.
Locais a visitar
Os locais para visitar em Vizela são os seguintes:
- Rio Vizela;
- Parques das Termas;
- Passadiços de Vizela;
- Marginal Ribeirinha;
- Jardim Manuel Faria
- Praça da República
Tradições e Gastronomia
As tradições são as seguintes:
- Celebração do aniversário do concelho;
- São Bentinho das Peras;
- Bolinhol;
- Bacalhau à Zé do Pipo;
- Serração da Velha.
conclusão
Em suma, com este trabalho fiquei a conhecer mais sobre a freguesia e sobre a cidade onde moro, onde fiquei a saber sobre a caracterização de cada um dos locais mencionados, das tradições e dos locais a visitar.
FIM!
webgrafia
https://viladesantaeulalia.com https://www.cm-vizela.pt
Matança do Porco
Dizia o povo que «Pelo Stº André faz o porquinho “cué, cué”». Era a época das matanças que normalmente se estendiam do dia da Imaculada Conceição até meados de Fevereiro. A matança era um dia festivo, marcado pela entre ajuda familiar ou dos vizinhos. Significava fartura para a casa e por isso era digno de comemoração gastronómica uns dias depois. Convidam-se os amigos para partilhar dessa festa de cuja ementa constava os rojões e o sarrabulho.
"Serrage" da Velha
A “Sarrage das Velhas”, tradição que se estendeu a outras regiões, onde ainda hoje há várias testemunhas vivas, é uma das antigas “festas” satíricas conhecidas em Santa Eulália. A palavra “sarrage” é utilizada pelo povo para dar nome a esta tradição. É o termo transformado por via popular da palavra serragem, do verbo serrar. Por sua vez serrar significa cortar e, neste caso, “cortar na casaca”, ou seja, criticar. É a crítica (a velhas e solteironas) feita em tons satíricos e por vezes “picantes”. É o definhar da pessoa visada, cuja vida é motivo de crítica.