Natureza
Maria Do Rosario Viegas Dos Santos Custo
Created on November 11, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
SPRING HAS SPRUNG!
Presentation
THE OCEAN'S DEPTHS
Presentation
2021 TRENDING COLORS
Presentation
POLITICAL POLARIZATION
Presentation
VACCINES & IMMUNITY
Presentation
LETTERING PRESENTATION
Presentation
ARTICLES
Presentation
Transcript
Vicent Van Gogh
Início
"If you truly love Nature , you will find beauty everywhere."
Contributos para a conservação da natureza
Física
Química
- Remediação ambiental.
- Química Verde;
- Desenvolvimento de materiais sustentáveis;
Desenvolvimento de materiais sustentáveis
Química Verde
Técnicas químicas para a descontaminação de solos e águas poluídas, utilizando agentes químicos que neutralizam poluentes
Remediação ambiental
- Tecnologia de Sensores.
- Estudo da Atmosfera;
- Energias Renováveis;
Energias Renováveis
O desenvolvimento de sensores para monitorizar poluentes no ar e na água, permitem uma rápida identificação e resposta a problemas ambientais.
Tecnologia de Sensores
Cada pequena acção conta e juntos fazemos a diferença!
Quais têm sido os teus contributos?
CONSERVA A NATUREZA
Nunca te esqueças...
Cinco curiosidades sobre a Natureza
Áreas Protegidas
Áreas Protegidas de Portugal
t is a robust element, associated with strength, verticality and lushness
- Wood corresponds to spring because of the symbolism of growth and expansion
00:30
A importância danatureza
A conservação da Natureza é essencial para a sobrevivência planeta.
Ver
ver
ver
Ver
Ver
Ver
Biodiversidade
Obrigada!
Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica
Tem um excecional valor geológico, geomorfológico e paisagístico. Os seus elementos de paisagem mais significativos são a arriba fóssil, formada por vários extratos sub-horizontais de rochas sedimentares, de conteúdo fossilífero e de origem fluvio-marinha (arenitos e argilas de variadas cores) e a secular Mata Nacional dos Medos
Parque Natural Douro Internacional
O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), com 86.834,82 ha,A vegetação dominada pela azinheira (Quercus rotundifolia, localmente conhecida por carrasco), destacando-se ainda a presença de bosques de zimbro (Juniperus oxycedrus), sobreirais (Q. suber ) e manchas de carvalho-negral (Q. pyrenaica).
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
As serras de Aire e Candeeiros são o mais importante repositório das formações calcárias existente em Portugal.A água corre através de uma intrincada rede subterrânea. A erosão cársica originou formações características - poljes, campos de lapiás, lapas e algares, uvalas e dolinas.A fauna destes calcários inclui numerosas aves, nomeadamente a gralha-de-bico-vermelho, com hábitos de nidificação cavernícola e morcegos.
Parque Nacional Peneda-Gerês
O Parque ocupa uma área de 69 596 ha é uma área montanhosa de natureza granítica.Caracteriza-se por uma grande diversidade botânica.Dos habitats mais caraterísticos destacam-se o carvalhal, os bosques rípiculas, as turfeiras e matos húmidos.A fauna inclui oito espécies de morcegos e muitos outro animais como o musaranho de dentes vermelhos, a marta, a salamandral usitânica , o lobo e o corso
Parque Natural do Vale do Guadiana
O troço médio do vale do Guadiana possui um evidente interesse faunístico, florístico, geomorfológico, paisagístico e histórico-cultural. Podemos encontrar vários tipos de peixe destacando-se Destacam-se o saramugo (Anaecypris hispanica), a boga-do-guadiana (Pseudochondrostoma willkommii), o barbo-de-cabeça-pequena (Luciobarbus microcephalus) e o caboz-de-água-doce (Salaria fluviatilis), que apenas ocorrem nesta bacia hidrográfica em Portugal.
Parque Natural da Serra da Estrela
Situa-se no maior conjunto montanhoso de Portugal. Aqui encontra-se o ponto mais alto de Portugal continental.É o único local onde ocorre a lagartixa-de-montanha (Lacerta monticola agora Iberolacerta monticola), espécie endémica da Península Ibérica. Podemos observar a coruja-das-torres (Tyto alba).É ainda possível observar lobo (Canis lupus), outrora comum na serra.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat, duis aute irure dolor in reprehenderit.
Parque Natural Serra de São Mamede
O Parque Natural da Serra de São Mamede inclui a serra com o mesmo nome, send o mais importante dos relevos alentejanos.Existe uma diversidade florística considerável, com cerca de 800 espécies.As áreas com coberto arbóreo de sobreiro (Quercus suber) são predominantes, estando ainda bem representado o carvalho-negral (Quercus pyrenaica). A azinheira (Quercus rotundifolia), que ocupava uma vasta área nas orlas da serra, ocorre pontualmente na serra,Ao nivel da fauna podemos observar, a águia de Bonelli (Hieraaetus fasciatus), ave de rapina de grandes dimensões; o grifo (Gyps fulvus) o abutre-preto (Aegypius monachus); o rabirruivo-de-testa-branca (Phoenicurus phoenicurus); o chasco-preto (Oenanthe leucura), espécies que apresentam uma população reduzida em Portugal; e o milhafre-real (Milvus milvus), também reduzida no país e que continua sujeita à perseguição humana direta. Encontramos também a cegonha-preta (Ciconia nigra), bem como muitos outros passeriformes.
Parque Natural Sintra Cascais
A paisagem do Parque Natural de Sintra-Cascais é marcada pelo relevo da serra de Sintra, em torno do qual se desenvolve um planalto litoral complexo que a rodeia. A serra de Sintra constitui um relevo associado à intrusão do Complexo Ígneo de Sintra Estão assinaladas cerca de 900 espécies de flora autóctone, metade das quais são mediterrânicas ou oeste-mediterrânicas.Existem mais de 200 as espécies de vertebrados: 33 de mamíferos, mais de 160 de aves, 12 de anfíbios, 20 de répteis e 9 de peixes de água doce.
Parque Natural da Ria Formosa
Zona húmida, separada do mar por um cordão de ilhas-barreira, a ria é alimentada, em água doce, por pequenos cursos de água sazonais. Muitas espécies de aves aquáticas migratórias, provenientes do norte da Europa passam aqui o inverno ou utilizam a Ria como ponto de escala na sua rota rumo a zonas mais meridionais. Merece destaque o camão ou galinha-sultana (Porphyrio porphyrio), espécie emblemática do Parque.Trata-se de uma espécie ameaçada: a sua dimensão e a plumagem vistosa tornaram-na, durante muito tempo, alvo dos caçadores, enquanto a progressiva drenagem de zonas húmidas destruiu parte importante do seu habitat.
ReservaNatural das Dunas de S. Jacinto
A Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto abrange uma área aproximada de 995,69 ha, dos quais 262 ha correspondem à área marítima e cerca de 733 ha de área terrestre. É um local de residência ou de passagem de um grande número de espécies de aves. Os habitats mais importantes são as dunas as matas os charcos e zona húmidas.
Técnicas químicas para a descontaminação de solos e águas poluídas, utilizando agentes químicos que neutralizam poluentes
Parque Natural do sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina estende-se de São Torpes, a sul de Sines, até ao Burgau, já na costa sul algarvia, numa faixa marítima de 2 km de largura. Nas falésias da costa SW nidificam mais de 20 espécies de aves,entre as quais o falcão peregrino. Este é o único sitio do mundo onde a cegonha-branca faz ninho em rochedos marinhos e onde a lontra de água doce vem caçar ao mar