Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Porto e Vila Nova de Gaia

Sofiapaula Sousa

Created on November 11, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Mosteiro da Serra do Pilar

Património da Humanidade, situado na serra do pilar, em Vila Nova de Gaia, nas proximidades do Porto., o Mosteiro começou a ser edificado em 1538, sob a direcção de Diogo de Castilho e João de Ruão. As obras só terminaram por volta de 1670 devido à falta de verba dos cónegos e à situação política da altura. A Igreja, caracterizada pela sua forma circular, é uma réplica da Igreja de Santa Maria Redonda, em Roma, e é coberta por uma abóbada hemisférica rodeada por um varandim, o claustro também é circular, com 36 colunas jónicas, único exemplar em Portugal.Em 1832, durante o Cerco do Porto, foi reconhecido o valor militar do local e o convento foi transformado em fortaleza improvisada. No início do século XX, tornou-se Quartel das Tropas, estando atualmente sob a alçada do Regimento de Artilharia da Serra do Pilar.

Foi inaugurada em Março de 2003 e batizada em honra do Infante D. Henrique, nascido no Porto, é a mais recente ponte que liga a zona das Fontaínhas, no Porto à freguesia de Oliveira do Douro, em Gaia. Foi construída para substituir o tabuleiro superior da Ponte Luís I, entretanto convertida para uso da "Linha Amarela" (Hospital de São João/Santo Ovídio) do Metro do Porto. A ponte possui 371 metros de extensão e 20 metros de largura, com duas vias de rodagem em cada sentido. Dotada de um arco em betão armado de 280 metros, demorou 27 meses a ser construída e implicou um investimento de 14 milhões de euros.

Ponte Infante Dom Enrique
Ponte Dona Maria Pia

Ponte ferroviária metálica construída sobre o Rio Douro, em 1876, pelo famoso engenheiro francês Gustave Eiffel. Foi inaugurada em 4 de Novembro de 1877 e foi encerrada em 24 de Junho de 1991, tendo sido substituída pela Ponte de São João. Na altura da sua inauguração, era a ponte com o maior arco em ferro do mundo. A Ponte de D. Maria Pia, permitiu concluir a ligação ferroviária entre o Porto e Lisboa que, na altura, terminava na estação das Devesas em Vila Nova de Gaia.Está classificada como Monumento Nacional desde 1982.

Paço Episcopal da Sé

O Paço Episcopal do Porto é a antiga residência dos bispos do Porto. Situa-se adjacente à Sé do Porto e, pela sua posição elevada, domina a paisagem do centro histórico do Porto. O Paço Episcopal do Porto está classificado como Monumento Nacional desde 1910.O “Palácio do Bispo” foi construído no século XIII, dentro do perímetro da antiga muralha fernandina. No entanto, sofreu diversas remodelações.

Quartel da Serra do Pilar

O Mosteiro da Serra do Pilar está localizado em Vila Nova de Gaia, na margem sul do rio Douro, em frente à cidade do Porto, no norte de Portugal. Fica no topo de uma colina, a Serra do Pilar, que oferece uma vista privilegiada sobre o Centro Histórico do Porto, a Ponte D. Luís I, o rio Douro e os arredores. A sua localização exata é na freguesia de Santa Marinha. É um Quartel da Estrutura Base do Exército Português.A construção estava ligada á sua posição estratégica. Situado no alto de uma colina com vista privilegiada sobre o rio Douro e a cidade do Porto, o local tinha importância tática, principalmente durante os conflitos militares que marcaram a história de Portugal.

Ponte do Freixo

Das pontes que ligam o Porto a Vila Nova de Gaia, a Ponte do Freixo é a que está mais a montante do rio Douro. Projecto de autoria do Prof. António Reis e do engenheiro Daniel de Sousa, a Ponte do Freixo foi inaugurada em setembro de 1995 na tentativa de minimizar os congestionamentos ao trânsito automóvel vividos nas Pontes da Arrábida e de Luís I, particularmente notórios desde finais da década de 1980.Trata-se, na verdade, de duas pontes construídas em pórtico lado a lado e afastadas 10 cm uma da outra. A ponte tem oito vãos, sendo o principal de 150 m. É uma ponte rodoviária com oito vias de trânsito(quatro em cada lado), mas com um tabuleiro a cotas muitos inferiores à de todas as restantes pontes que ligam o Porto a Vila Nova de Gaia.Atravessada pela Autoestrada nº 20 (A20), efectua a ligação entre a zona do Estádio do Dragão, no Porto, e Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia.

O rio Douro (em castelhano: Duero) nasce nos picos da Serra de Urbión, em Espanha, a 2 160 m de altitude, e atravessa o norte de Portugal até a sua foz junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. É o terceiro rio mais extenso da península Ibérica.

Rio Douro
Igreja de São Lourenço

A Igreja e Colégio de São Lourenço, popularmente conhecida pela Igreja dos Grilos, é um conjunto de edifícios religiosos na cidade do Porto, em Portugal.Foram construídos pelos jesuítas em 1577 em estilo maneirista barroco-jesuítico, financiados por doações de fiéis, assim como de Frei Luís Álvaro de Távora, Comendador de Leça do Balio. A Igreja , é composta de pedras, ficando quase a totalidade das paredes sem qualquer adorno. Da igreja faz parte o Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Porto, composto por tetos altos em pedra nas quais se podem admirar as figuras de vários santos bem como outros elementos liturgicos.

A Muralha Fernandina veio substituir a antiga cerca alto-medieval que, no séc. XIV, se mostrava demasiado pequena face ao desenvolvimento da cidade. Foi reedificada por D. Fernando, de quem conservou o nome, entre 1368 e 1437, com verbas da Sisa do Vinho e tinha uma extensão de 3.000 passos e altura média de 30 pés. Era guarnecida de ameias e reforçada por numerosos cubelos e torres quadradas.

Muralha Fernandina
Ponte São João

Esta ponte foi projetada pelo Engenheiro Edgar Cardoso, reconhecido como um dos maiores génios da Engenharia Civil, para substituir a Ponte D. Maria que já não permitia às modernas máquinas ultrapassar os 20 km/h e limitação de carga. Construída entre 1984 e 1991, liga a estação de Campanhã, no Porto, a todos os destinos em direcção a sul, sendo a primeira estação a de General Torres em Vila Nova de Gaia.O seu vão central, com 250 metros, detém o recorde mundial para pontes ferroviárias.Construída em betão armado, em forma de Pi, é uma ponte do tipo pórtico contínuo, com três vãos apoiados em dois majestosos pilares verticais fundados no leito do rio, junto de cada uma das margens.A inauguração dá-se a 24 de Junho de 1991, dia de S. João. Em 1991 constituiu um recorde mundial para pontes deste tipo.

Jardim do Morro

Localizado junto a Serra do Pilar, ao lado do tabuleiro superior da Ponte Luís I, constitui um deslumbrante miradouro para a zona histórica do Porto. Tem um lago, um coreto e uma vasta variedade de espécies vegetais.O jardim foi inaugurado em 1927 e desde essa altura que é um miradouro privilegiado para o Porto, a que um lago, uma gruta e, mais recentemente, bancos de pedra estrategicamente colocados, dão um encanto ainda maior.

Ponte de Dom Luís I

É uma ponte construída entre os anos 1881 e 1886, pelo engenheiro alemão Théophile Seyrig e Gustave Eiffel, em estrutura metálica com dois tabuleiros, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia (margem norte e sul, respetivamente) separadas pelo rio Douro, em Portugal.Desde 2005 o seu tabuleiro superior serve a Linha D do Metro do Porto e no tabuleiro inferior peões e veículos automóveis.

Situada no coração do centro histórico da cidade do Porto, no bairro de Batalha, ao lado das muralhas que protegeram a cidade no passado, é um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal. A Catedral do Porto, tal como a primeira cintura de muralhas da cidade, nasceu na primeira metade do século XII e prolongou-se até ao principio do século XIII, por iniciativa do seu primeiro bispo, D. Hugo. O templo também é conhecido como igreja de Santa Maria do Porto, de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação ou de Nossa Senhora da Vandoma. Esse primeiro edifício, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. Nos séculos XIV e XV construíram-se em estilo gótico a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e o claustro no reinado de D. João I. No século XVII a capela-mor de origem românica (que era dotada de um deambulatório) foi substituída por uma maior em estilo barroco. O exterior do edifício tem um aspecto de fortaleza com ameias.

Catedral da Sé do Porto

Ponte D. Maria Pia

A Capela do Senhor D´Além, construída em 1877, está situada na rua de Cabo Simão junto ao sopé da Escarpa da Serra do Pilar. Esta capela é a sucessora do Hospício Carmelita do século XVI. Merecem destaque a talha dourada de grande ornamentação no altar e a "Milagrosa Imagem". Tendo sido achada uma imagem do Senhor Crucificado em 1140, o Bispo do Porto de então, D. Pedro Rabaldio, mandou edificar uma ermida no lugar onde atualmente é a Capela do Senhor de Além, para albergar essa imagem.

Capela do Senhor do Além