Psicologia do Desenvolvimento: A Velhice
Pérola Andrade
Created on November 10, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
UNCOVERING REALITY
Presentation
SPRING HAS SPRUNG!
Presentation
THE OCEAN'S DEPTHS
Presentation
2021 TRENDING COLORS
Presentation
POLITICAL POLARIZATION
Presentation
VACCINES & IMMUNITY
Presentation
LETTERING PRESENTATION
Presentation
Transcript
Psicologia do Desenvolvimento: A velhice
Pérola de A ndrade; Nº:5; Turma: 11ºL
Características da velhice
Aparência física
Órgãos dos sentidos
Diminuição da motricidade fina e aumento do tempo de reação
Diminuição do peso
Músculos, ossos e mobilidade:
Diminuição da altura
Modificação do sistema imunitário
Diminuição da capacidade de funcionamento do coração
órgãos internos
Modificações Cognitivas
A maioria das pessoas considera a velhice como uma fase de declínio intelectual. Os episódios de esquecimento no idoso é claramente um sinal de que “a sua memória é fraca”, enquanto que num jovem, pode não ser nada, ou um sinal de cansaço
Qual é a causa do declínio cognitivo?
- Depressão
- Inatividade
- Efeitos secundários da medicação
- Pobreza
- Falta de motivação ou falta de cuidados pessoais.
Durante essa fase, costuma a aparecer a demência (estado de confusão, esquecimento e mudanças de personalidade irreversível)
Plasticidade Cognitiva
Motivação e Priorização
Pensamento Intuitivo
Regulação Emocional
Eficiência na Resolução de Problemas
Experiência e Sabedoria
Declínio do processamento cognitivo
A velhice é acompanhada de um declínio na velocidade do processamento cognitivo, paralelamente, surgem efeitos que compensam esses e equilibram esse declínio.
modificaçõesPsicossociais
- Problemas económicos
- Improdutividade
- Inatividade
- Ansiedade
- Depressão
- Solidão
- Baixa auto-estima
Fatores que influenciam as Modificações Psicossocias
A reforma e as suas consequências, visto que existe uma redução de rendimentos, redução das relações inter-pessoais, perda de papeis e funções, isolamento e preconceitos da sociedade
"A velhice deve ser encarada nas mais variadas perspectivas, muitas são as formas de envelhecer neste princípio de século, sendo fácil perceber que cada idoso carrega consigo um enorme peso único, correspondente a toda a sua longa história de vida, determinada tanto pelo património genético como pelo património psicossocial"
- Silva 2001
Um pequeno vídeo
Prontos para o Quiz?
Here you can put a highlighted title
You can includean important piece of information
With Genially templates, you can include visual resources to leave your audience amazed. You can also highlight specific phrases or data that will be etched in your audience's memory, and even embed external content that surprises: videos, photos, audios... Whatever you want!
Plasticidade Cognitiva: Embora a plasticidade cognitiva diminua com a idade, ela não desaparece. Os idosos ainda podem aprender e adaptar-se a novas habilidades, especialmente se envolvidos em atividades intelectualmente estimulantes, o que pode ajudar a sustentar o desempenho cognitivo ao longo do tempo.
Motivação e Priorização: Muitas vezes, os idosos priorizam atividades e relações mais significativas para eles, o que aumenta a motivação e pode melhorar a concentração e o desempenho
Pensamento Intuitivo: Com a experiência, as pessoas mais velhas costumam desenvolver um estilo de pensamento mais intuitivo e holístico, que pode ajudar na tomada de decisões mais complexas, especialmente em contextos incertos ou nos quais o raciocínio linear não é tão eficaz
Regulação Emocional: os idosos apresentam, em média, maior estabilidade emocional e menor reatividade a estímulos negativos. Essa capacidade de lidar melhor com o estresse e as emoções intensas reduz as distrações e facilita o foco nas tarefas.
Eficiência na Resolução de Problemas: Com a idade, muitas pessoas se tornam mais eficientes na resolução de problemas, focando nas soluções mais viáveis e ignorando abordagens menos vantojosas.
Experiência e Sabedoria: Os idosos acumulam vasto conhecimento e habilidades ao longo da vida, o que lhes permite tomar decisões mais informadas e rápidas em áreas onde têm experiência.