Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Leis de Newton e os dispositivos de segurança rodoviária
Andreia Antunes
Created on November 10, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Leis de Newton; Airbag e o Cinto
9ºF
As Leis de Newton e os Dispositivos de Segurança Rodoviária
Físico-química; ano letivo 24/25Escola Secundária de Amares
Realizado por: Andreia Antunes nº1; Beatriz Gonçalves nº4 e Francisca Vasconcelos nº9.
Fonte de informação; https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinto_de_seguran%C3%A7a; https://pabocar.com.br/glossario/o-que-e-componente-do-cinto-de-seguranca/ e do manuel de FQ (páginas 70 e 71).
Função- Em caso de colisão, não permitir a projeção do passageiro para fora do veículo e nem que este bata a cabeça contra o para-brisas ou outras partes duras do veículo.
O porquê de ser assim- Diminuição progessiva do valor da velocidade do ocupante, num intervalo de tempo maior do que o esperado caso o cinto não tivesse flexidade.
Importância - Salvamento de vidas.
Material - O cinto de segurança é geralmente feito de tecido resistente, como nylon.
Cinto de segurança
Imagem do manunal
Fonte de informação: manual de FQ (páginas iniciais).
Ao detectar uma colisão, os cintos de segurança travam no lugar. Quando o carro bate, não há força desequilibrada que atua sobre a pessoa, então segue em frente (Primeira Lei de Newton). A pessoa desloca-se contra o cinto de segurança, exercendo uma força sobre o mesmo. Então, o cinto de segurança exerce uma força contrária sobre os ocupantes (Terceira Lei de Newton).
Como funciona?
Cinto de segurança
Fonte de informação: https://pt.wikipedia.org/wiki/Airbagc e do manual de FQ (página 70).
Materiais:
- Nylon ou poliéster;
- Silicone ou neoprene;
- Azida de sódio e outros aditivos.
- Absorver impacto;
- Reduzir lesões;
- Proteger passageiros.
- Salvamento de vidas;
- Complemento a outros sistemas de segurança;
- Cumprimento de normas de segurança.
Airbag é um saco flexível e deformável e um componente de segurança passiva dos veículos automotores.
Airbag
CURIOSIDADE:
Fonte de informação: https://encurtador.com.br/9MNe9
Queimaduras causadas pelo airbag:
- Airbag central;
- Airbags de cortina;
- Airbags de joelho;
- Airbags laterais;
- Airbags frontais;
Tipos de airbags
- Airbag de cinto.
Com a ativação do airbag. desencadeia uma reação química onde é libertado um gás (dinitrogénio gasoso) que faz expandir o airbag, em cerca de 100 ms.
Em colisões a mais de 25km/h, é acionado um sensor que emite um sinal elétrico. Um impulso elétrico aciona um gerador de gás, que liberta um gás (dinitrogénio gasoso) e insufla o airbag.
O airbag é composto por:
- Cápsula elástica preenchida com gás;
- Gerador de gás;
- Sistema de controlo, incluindo:
Como funciona?
Fontes de informação: https://www.gocarmat.pt/importancia-do-airbag/, https://club.auto-doc.pt/magazin/airbags-o-que-e-importante-saber e do manual de FQ (página 1 e 2).
A 1ª lei de Newton afirma que um objeto em movimento permanecerá em movimento a uma velocidade constante. Á medida que o carro desacelera rapidamente, o nosso corpo vai querer permanecer em movimento, "atirando-nos" para fora do nosso assento.
Leis de Newton e o Airbag
Leis de Newton e o Airbag
Os airbags andam de mãos dadas com os cintos de segurança e fazem mais do que simplesmente impedir que nós sejamos projetados para a frente, eles também espalham a desaceleração do nosso corpo por uma área maior.
Ao detectar uma colisão, os cintos de segurança travam no lugar. Quando o carro bate, não há força desequilibrada que atua sobre a pessoa, então segue em frente (Primeira Lei de Newton). A pessoa desloca-se contra o cinto de segurança, exercendo uma força sobre o mesmo.
A 1º Lei de Newton diz-nos que o airbag retem maior parte do impacto da força causada pelo "arremeço" ( inércia) que ocorre do nosso corpo após uma travajem brusca,
Leis de Newton e o Airbag
O uso correto dos dispositivos de segurança ajudam a suavisar o impacto no caso de colisão, dado que os passageiros tendem a manter a velocidade com que o veículo circulava e os ocupantes são projetados no sentido contrário ao sentido da força da colisão (Primeira Lei de Newton).
Em resumo
O airbag é um saco flexível e deformável, que em colisões a mais de 25hm/h aciona, expandindo o airbag em cerca de 100 ms . Este distribuí a força pela área da cabeça que está em contacto com o airbag, evitando lesões.
Imagem disponível em https://shre.ink/geO3
Fonte de informação: https://club.auto-doc.pt/magazin/airbags-o-que-e-importante-saber