TIPOS DE MODELOS
Dulce Amarante
Created on November 10, 2024
Over 30 million people create interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
EUROPE PHYSICAL MAP
Horizontal infographics
TEN WAYS TO SAVE WATER
Horizontal infographics
GRETA THUNBERG
Horizontal infographics
FIRE FIGHTER
Horizontal infographics
DEMOCRATIC CANDIDATES NOV DEBATE
Horizontal infographics
STEVE JOBS
Horizontal infographics
ONE MINUTE ON THE INTERNET
Horizontal infographics
Transcript
Mudança da classificação pela OMS, demonstrando uma mudança de paradigma.
Organização Mundial Saúde
O modelo social é enfatizado pelo papel do meio ambiente.
Modelo Social
O modelo médico é o modelo dominante nas últimas décadas.
Modelo Médico
As incapacidades e barreiras associadas.
Diferenças e Especificidades
TIPOS DE MODELOS
Modelo Social
O Modelo Social, por outro lado, é enfatizado o papel do meio ambiente no processo que conduz à incapacidade, por via das barreiras (materiais) existentes.A incapacidade não é inerente à pessoa, mas sim um conjunto complexo de condições, muitas das quais criadas pelo ambiente.
Incapacidade (disability): é o termo genérico para deficiências, limitações da atividade e restrições na participação. Corresponde aos aspetos negativos da interação entre um indivíduo com uma condição de saúde, e os seus fatores contextuais ambientais e pessoais.
Funcionalidade: é o termo genérico para as funções e estruturas do corpo, atividades e participação. Corresponde aos aspetos positivos da interação entre um indivíduo com uma condição de saúde, e os seus fatores contextuais ambientais e pessoais.
OMS
Mudança de paradigma: do modelo médico para um modelo integrado na funcionalidade e incapacidade humana. Rejeita a classificação de pessoas por categorias diagnósticas da deficiência, substituindo-a por uma classificação de funções/perfis funcionais e de limitações funcionais assente num modelo dinâmico e interativo da pessoa e do seu meio ambiente.
Modelo Médico
O Modelo Médico, dominante nas últimas décadas, vê a deficiência como uma consequência da doença e que requer uma ação que se confina ao campo médico, seja ao nível da prevenção seja ao nível do tratamento e da reabilitação médica.Subentende também que seja a própria pessoa a adaptar-se ao meio.
Uma pessoa com cegueira, isto é, que tem uma deficiência ao nível da visão, pode ou não ser capaz de mexer num computador, dependendo da existência de algumas barreiras. Se o computador possuir um programa de leitura de ecrã, as barreiras desaparecem. A deficiência continuará lá, mas a incapacidade de mexer no computador não.
Diferenças e Especificidades
É relevante salientar que deficiências idênticas podem ter incapacidades bastante diferentes.