Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Trabalho final de IA na Educação - AEDC

Over 30 million people create interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

7 CONTINENTS

Horizontal infographics

A2 - ABENTEUER AUTOBAHN

Horizontal infographics

EUROPE PHYSICAL MAP

Horizontal infographics

TEN WAYS TO SAVE WATER

Horizontal infographics

GRETA THUNBERG

Horizontal infographics

FIRE FIGHTER

Horizontal infographics

Transcript

Formadores: João Conde e Paulo FallenFormanda: Sandra Cristina Paiva Pereira Alves Santos novembro de 2024

AEDC - ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE X9724-INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO Trabalho final

Vamos à luta com Vanessa vai à luta! Objeto de Aprendizagem: A(s) leitura(s) de Vanessa vai à luta, de Luísa Costa Gomes (estudo de um texto dramático) Disciplina: Português Público-alvo: Alunos do 8.ºano de escolaridade (3.º Ciclo do Ensino Básico)

AEDC - ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE X9724-INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO Trabalho final

Vamos à luta com Vanessa vai à luta! Objeto de Aprendizagem: A(s) leitura(s) de Vanessa vai à luta, de Luísa Costa Gomes (estudo de um texto dramático) Plataforma Genially para o trabalho autónomo dos alunos Anexo 1: "Prompts" e resposta da IA Anexo 2: Análise crítica

Nas aulas de Português, vamos começar a estudar um texto dramático da autoria de Luísa Costa Gomes. Para tal, deves seguir as orientações deste guião de trabalho, com a orientação da tua professora. As atividades 1 e 2 são realizadas antes da leitura da obra. Depois, em grande grupo, é feita a leitura em voz alta e a análise da obra em grande grupo. Posteriormente, são realizadas as atividades 3, 4 (o debate é também uma atividade em grande grupo) e 5. Clica nos símbolos interativos para saberes quais os passos a seguir... Em qualquer página, clica em para regressares à página índice das atividades... Vamos à "luta"? Bom trabalho!

Vamos à luta com Vanessa vai à luta!

Explicitar o sentido global de um texto, realizando inferências.

Conhecer a biografia da autora e tomar contacto com os temas abordados no texto a estudar.

01

Teatro e texto dramático

Conhecer a história do teatro. Reconhecer as características do texto dramático.

02

A autora e a obra

03

Leitura e compreensão do texto

Identificar e caracterizar as personagens intervenientes, bem como as relações com as outras personagens.

04

Outras leituras

Texto de opinião

05

Planificar e escrever um texto de opinião.

TEXTO DRAMÁTICO

Imagem retirada de https://andrecaetano.com/portfolio/vanessa-vai-a-luta-2/

TEATRO

Imagem gerada pela app Leonardo.Ai

“obriga a Mãe a virar-lhe a cara””

“a Fada Marina, toda vestida de tule cor-de-rosa”

“os brinquedos estão espalhados por todo o lado”

ASSOCIA CADA DIDASCÁLIA RETIRADA De VANESSA VAI À LUTA À PROFISSÃO DO TEATRO QUE LHE CORRESPONDE.

Arrasta a etiqueta para o local correto. Há uma etiqueta a mais!

cenógrafo

ator / atriz

figurinista

sonoplasta

aderecista

solução

“A sala de estar da casa de Vanessa e Rodrigo”

Para conheceres mais sobre o livro Vanessa vai à luta e a sua autora... 1. Lê a biografia de Luísa Costa Gomes. 2. Descobre a luta da pequena Vanessa contra os estereótipos da sociedade nesta divertida peça de teatro escrita numa linguagem jovem e atual. Visualiza os vídeos:

PERSONAGENS
Após a leitura de Vanessa vai à luta, para melhor conhecermos cada uma das personagens deste texto dramático, cada grupo de trabalho vai dedicar-se ao estudo de uma das personagens:
  • características (físicas e psicológicas) da personagem,
  • os seus sentimentos no desenrolar do texto;
  • as relações com as outras personagens;
  • as suas principais motivações.
De um modo criativo, cada grupo desenvolve o seu trabalho e publica-o neste mural Padlet. Exemplos: escrever um texto de apresentação (na 1.ª ou na 3.ª pessoa), realizar uma entrevista à personagem, apresentar páginas do diário da personagem... O trabalho pode ser escrito, em formato áudio ou audiovisual. AJUDA: usar as ferramentas de Inteligência Artificial (ChapGPT, Gemini, Copilot). Consulta os guiões:

Mensagens de Vanesa vai à luta

Vanessa é uma menina irreverente que gosta mais de metralhadoras do que de bonecas, aspiradores e esfregonas... A luta de Vanessa (pelo seu brinquedo preferido) leva-nos a refletir sobre a maneira como são educadas as crianças em relação ao seu género e sobre a importância de mudarmos a nossa mentalidade sobre estes estereótipos sociais e de género. É esta luta de Vanessa (um texto dos anos 90 do século XX) uma evidência para a luta pela igualdade de género? Pensemos então... As meninas podem ter brincadeiras de meninos e vice-versa? Deveremos chamar uma menina que goste de brincar com carros e metralhadoras de “arrapazada” ou “maria-rapaz”? Esta luta pela igualdade de género ainda não está feita? Há, ainda hoje, século XXI, exemplos desta desigualdade? Vê os vídeos e toma algumas notas, registando a tua opinião. Depois, com os teus colegas, promovam um pequeno debate sobre este tema.

CAÇA AO ERRO! Nesta resposta transcrita do ChatGPT, encontramos um erro, pois tal mensagem não surge no texto dramático estudado. Encontra-o! SOLUÇÃO
  • Importância de enfrentar as dificuldades e lutar por aquilo em que se acredita.
  • Coragem e resiliência.
  • Autoconhecimento e identidade.
"Em suma, Vanessa Vai à Luta passa mensagens de coragem, justiça e importância da amizade, incentivando os leitores a refletirem sobre os próprios valores e a importância de lutar pelo que é justo e verdadeiro para cada um."

Outras mensagens de Vanesa vai à luta Respostas de algumas ferramentas de IA

DESAFIO COM A IA... Agora é a tua vez! Depois de leres esta informação dada pelas ferramentas IA, explora tu o ChatGPT, o Copilot e o Gemini e coloca-lhes questões que te ajudem a compreender as várias mensagens do texto Vanessa vai à luta.
  • Quebra de estereótipos de género (com a a ideia de que existem brinquedos, brincadeiras e atividades exclusivas para meninos ou meninas).
  • Importância da individualidade e de lutar pelos nossos próprios sonhos.
  • Papel da família na formação da identidade das crianças.
  • A luta contra a discriminação.
  • Copilot
  • Desafio aos estereótipos de género (permitindo que as crianças escolham o que realmente gostam, independentemente do seu género.
  • Autodeterminação na formação da identidade pessoal.
  • Crítica às normas sociais (ao que é "apropriado" para meninos e meninas).
  • Valorização da felicidade pessoal.
  • Importância da comunicação e da expressão de pensamentos e sentimentos (na carta de Vanessa ao bebé).

Outras mensagens de Vanesa vai à luta

Imagem gerada por Leonardo.Ai

Texto de opinião

Como se escreve um texto de opinião ? Recorda aqui as características desta tipologia textual.

Imagem gerada por Leonardo.Ai

Escrita de texto de opinião

Na obra Vanessa vai à luta, escrita por Luísa Costa Gomes, Vanessa diz: “Tem a ver, porque há brinquedos para meninas e brinquedos para rapazes.” Aliás, todo o texto dramático gira em torno da luta da pequena Vanessa contra os estereótipos da sociedade. Do teu ponto de vista, a educação das meninas deve ser diferente da dos rapazes? Escreve um texto de opinião bem estruturado, com um mínimo de 160 e um máximo de 240 palavras, em que defendas o teu ponto de vista. O teu texto deve integrar: • introdução (1.º parágrafo) - apresentação do teu ponto de vista sobre o tipo de educação que se deve dar às crianças; • desenvolvimento - explicitação de, pelo menos, duas razões que justificam a tua opinião e apresentação de exemplos (facultativo); • conclusão (último parágrafo) – reforço da opinião pessoal. No final, relê o texto e procede às alterações necessárias.

Errado! No texto dramático que estamos a estudar, não há referências aos amigos / pares de Vanessa, mas apenas ao seu núcleo familiar - pai, mãe e irmão. Ou seja, nem sempre as respostas dadas pela IA são totalmente verdadeiras. É muito importante lermos SEMPRE a informação e validá-la!

O ChatGPT informa: "Em suma, Vanessa Vai à Luta passa mensagens de coragem, justiça e importância da amizade, incentivando os leitores a refletirem sobre os próprios valores e a importância de lutar pelo que é justo e verdadeiro para cada um."

Com a ajuda do ChatGPT, uma ferramenta de Inteligência Artifical (IA), recorda algumas informações sobre:1 - a história do teatro; 2 - algumas profissões relacionadas com o teatro; 3 - a diferença entre teatro e texto dramático. Regista as informações mais importantes no teu caderno diário. Como aceder ao ChatGPT? Como usá-lo?
TEATRO