Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Vamos à luta com "Vanessa vai à luta!"
sandra_crist_santos
Created on November 9, 2024
Trabalho final de IA na Educação - AEDC
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Advent Calendar
View
Tree of Wishes
View
Witchcraft vertical Infographic
View
Halloween Horizontal Infographic
View
Halloween Infographic
View
Halloween List 3D
View
Magic and Sorcery List
Transcript
AEDC - ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE X9724-INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO Trabalho final
Formadores: João Conde e Paulo FallenFormanda: Sandra Cristina Paiva Pereira Alves Santos novembro de 2024
Vamos à luta com Vanessa vai à luta! Objeto de Aprendizagem: A(s) leitura(s) de Vanessa vai à luta, de Luísa Costa Gomes (estudo de um texto dramático) Disciplina: Português Público-alvo: Alunos do 8.ºano de escolaridade (3.º Ciclo do Ensino Básico)
AEDC - ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE X9724-INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO Trabalho final
Vamos à luta com Vanessa vai à luta! Objeto de Aprendizagem: A(s) leitura(s) de Vanessa vai à luta, de Luísa Costa Gomes (estudo de um texto dramático) Plataforma Genially para o trabalho autónomo dos alunos Anexo 1: "Prompts" e resposta da IA Anexo 2: Análise crítica
Vamos à luta com Vanessa vai à luta!
Nas aulas de Português, vamos começar a estudar um texto dramático da autoria de Luísa Costa Gomes. Para tal, deves seguir as orientações deste guião de trabalho, com a orientação da tua professora. As atividades 1 e 2 são realizadas antes da leitura da obra. Depois, em grande grupo, é feita a leitura em voz alta e a análise da obra em grande grupo. Posteriormente, são realizadas as atividades 3, 4 (o debate é também uma atividade em grande grupo) e 5. Clica nos símbolos interativos para saberes quais os passos a seguir... Em qualquer página, clica em para regressares à página índice das atividades... Vamos à "luta"? Bom trabalho!
Conhecer a história do teatro. Reconhecer as características do texto dramático.
Teatro e texto dramático
01
Conhecer a biografia da autora e tomar contacto com os temas abordados no texto a estudar.
02
A autora e a obra
Identificar e caracterizar as personagens intervenientes, bem como as relações com as outras personagens.
Leitura e compreensão do texto
03
Explicitar o sentido global de um texto, realizando inferências.
04
Outras leituras
Planificar e escrever um texto de opinião.
05
Texto de opinião
TEXTO DRAMÁTICO
TEATRO
Imagem gerada pela app Leonardo.Ai
Imagem retirada de https://andrecaetano.com/portfolio/vanessa-vai-a-luta-2/
ASSOCIA CADA DIDASCÁLIA RETIRADA De VANESSA VAI À LUTA À PROFISSÃO DO TEATRO QUE LHE CORRESPONDE.
“A sala de estar da casa de Vanessa e Rodrigo”
Arrasta a etiqueta para o local correto. Há uma etiqueta a mais!
“os brinquedos estão espalhados por todo o lado”
ator / atriz
“a Fada Marina, toda vestida de tule cor-de-rosa”
cenógrafo
figurinista
“obriga a Mãe a virar-lhe a cara””
sonoplasta
solução
aderecista
Para conheceres mais sobre o livro Vanessa vai à luta e a sua autora... 1. Lê a biografia de Luísa Costa Gomes. 2. Descobre a luta da pequena Vanessa contra os estereótipos da sociedade nesta divertida peça de teatro escrita numa linguagem jovem e atual. Visualiza os vídeos:
PERSONAGENS
Após a leitura de Vanessa vai à luta, para melhor conhecermos cada uma das personagens deste texto dramático, cada grupo de trabalho vai dedicar-se ao estudo de uma das personagens: - características (físicas e psicológicas) da personagem,
- os seus sentimentos no desenrolar do texto;
- as relações com as outras personagens;
- as suas principais motivações.
De um modo criativo, cada grupo desenvolve o seu trabalho e publica-o neste mural Padlet. Exemplos: escrever um texto de apresentação (na 1.ª ou na 3.ª pessoa), realizar uma entrevista à personagem, apresentar páginas do diário da personagem... O trabalho pode ser escrito, em formato áudio ou audiovisual. AJUDA: usar as ferramentas de Inteligência Artificial (ChapGPT, Gemini, Copilot). Consulta os guiões:
Mensagens de Vanesa vai à luta
Vanessa é uma menina irreverente que gosta mais de metralhadoras do que de bonecas, aspiradores e esfregonas... A luta de Vanessa (pelo seu brinquedo preferido) leva-nos a refletir sobre a maneira como são educadas as crianças em relação ao seu género e sobre a importância de mudarmos a nossa mentalidade sobre estes estereótipos sociais e de género. É esta luta de Vanessa (um texto dos anos 90 do século XX) uma evidência para a luta pela igualdade de género? Pensemos então... As meninas podem ter brincadeiras de meninos e vice-versa? Deveremos chamar uma menina que goste de brincar com carros e metralhadoras de “arrapazada” ou “maria-rapaz”? Esta luta pela igualdade de género ainda não está feita? Há, ainda hoje, século XXI, exemplos desta desigualdade? Vê os vídeos e toma algumas notas, registando a tua opinião. Depois, com os teus colegas, promovam um pequeno debate sobre este tema.
Outras mensagens de Vanesa vai à luta Respostas de algumas ferramentas de IA
- Importância de enfrentar as dificuldades e lutar por aquilo em que se acredita.
- Coragem e resiliência.
- Autoconhecimento e identidade.
CAÇA AO ERRO! Nesta resposta transcrita do ChatGPT, encontramos um erro, pois tal mensagem não surge no texto dramático estudado. Encontra-o! SOLUÇÃO
Outras mensagens de Vanesa vai à luta
- Copilot
- Desafio aos estereótipos de género (permitindo que as crianças escolham o que realmente gostam, independentemente do seu género.
- Autodeterminação na formação da identidade pessoal.
- Crítica às normas sociais (ao que é "apropriado" para meninos e meninas).
- Valorização da felicidade pessoal.
- Importância da comunicação e da expressão de pensamentos e sentimentos (na carta de Vanessa ao bebé).
- Quebra de estereótipos de género (com a a ideia de que existem brinquedos, brincadeiras e atividades exclusivas para meninos ou meninas).
- Importância da individualidade e de lutar pelos nossos próprios sonhos.
- Papel da família na formação da identidade das crianças.
- A luta contra a discriminação.
DESAFIO COM A IA... Agora é a tua vez! Depois de leres esta informação dada pelas ferramentas IA, explora tu o ChatGPT, o Copilot e o Gemini e coloca-lhes questões que te ajudem a compreender as várias mensagens do texto Vanessa vai à luta.
Texto de opinião
Como se escreve um texto de opinião ? Recorda aqui as características desta tipologia textual.
Imagem gerada por Leonardo.Ai
Escrita de texto de opinião
Na obra Vanessa vai à luta, escrita por Luísa Costa Gomes, Vanessa diz: “Tem a ver, porque há brinquedos para meninas e brinquedos para rapazes.” Aliás, todo o texto dramático gira em torno da luta da pequena Vanessa contra os estereótipos da sociedade. Do teu ponto de vista, a educação das meninas deve ser diferente da dos rapazes? Escreve um texto de opinião bem estruturado, com um mínimo de 160 e um máximo de 240 palavras, em que defendas o teu ponto de vista. O teu texto deve integrar: • introdução (1.º parágrafo) - apresentação do teu ponto de vista sobre o tipo de educação que se deve dar às crianças; • desenvolvimento - explicitação de, pelo menos, duas razões que justificam a tua opinião e apresentação de exemplos (facultativo); • conclusão (último parágrafo) – reforço da opinião pessoal. No final, relê o texto e procede às alterações necessárias.
Imagem gerada por Leonardo.Ai
O ChatGPT informa: "Em suma, Vanessa Vai à Luta passa mensagens de coragem, justiça e importância da amizade, incentivando os leitores a refletirem sobre os próprios valores e a importância de lutar pelo que é justo e verdadeiro para cada um."
Errado! No texto dramático que estamos a estudar, não há referências aos amigos / pares de Vanessa, mas apenas ao seu núcleo familiar - pai, mãe e irmão. Ou seja, nem sempre as respostas dadas pela IA são totalmente verdadeiras. É muito importante lermos SEMPRE a informação e validá-la!