Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Segurança na Internet

David Rocha

Created on November 8, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Feito por: . Matias Gomes Nº17 . David Rocha Nº 6

Um guia para segurança online

SEGURANÇA NA INTERNET

Além de criar um ambiente de confusão e caos generalizado na sociedade, essas notícias falsas ainda podem levar as pessoas a adotarem comportamentos de risco, tanto dentro da internet como fora. Assim, quando se deparar com uma informação por meio das redes sociais ou sites desconhecidos, procure verificar as fontes e, preferencialmente, pesquisar se o dado é verdadeiro em outras páginas.

Cyberbullying, muitas vezes designado por Bullying na Internet, é o termo que descreve qualquer tipo de comportamento de agressão, ameaça, intimidação ou outra interação com o objetivo de causar dor, vergonha, medo e/ou desconforto nas suas vítimas, recorrendo à Internet ou outros canais para exercer este comportamento.

Cyberbullying

Segurança da Internet é um termo que descreve a segurança de atividades e transações feitas pela Internet. Trata-se de um componente particular de ideias maiores, como segurança virtual e segurança do computador, envolvendo tópicos que incluem segurança do navegador, comportamento online e segurança de rede.

O que é segurança online??

Quais são alguns dos perigos da internet?

" Fake news " são notícias falsas que circulam pela internet podem ser igualmente danosas aos usuários. Carregadas com desinformação e conteúdos sensacionalistas, as fake news têm a intenção de despertar fortes efeitos emocionais nos leitores e os induzirem a tomar ações precipitadas – em geral, compartilhar a informação falsa com o máximo de pessoas possível antes de verificar sua veracidade.

Fake news

Com o objetivo de intimidar ou prejudicar as pessoas expostas, o doxing pode trazer graves consequências às vítimas. Além de ter a privacidade violada na rede, as informações reveladas podem cair nas mãos de hackers ou outros agentes mal-intencionados e acabar sendo usadas para aplicação de golpes e crimes virtuais.

O " doxing " é uma prática maliciosa que consiste na exposição não autorizada de informações de identificação da vítima na internet. Os dados podem incluir nome completo, endereço, telefone e credenciais bancárias.

Doxing

Malware pode ser dividido em 4 diferentes tipo de malware. Os próximos diapositivos vão apresentar cada um deles. Os 4 são: .Spyware .Adware .Phishing .Vírus Também conhecidos como softwares maliciosos, estes programas maliciosos são criados para infectar e causar danos a sistemas computacionais, com o objetivo de roubar ou excluir informações sensíveis, extorquir dinheiro das vítimas, monitorar as atividades do usuário, entre outras.

Malware

Spyware é um tipo de código malicioso (malware) que recolhe informações sobre o utilizador, muitas vezes associada à sua atividade online, mas também informação mais pessoal e sensível como dados bancários e acesso ilegítimo a documentos confidenciais.

.Spyware

Adware é um software que exibe anúncios pop-up indesejados (e às vezes irritantes) que podem aparecer no seu computador ou dispositivo móvel.

.Adware

O phishing deve o seu nome à palavra inglesa “fishing” que significa “pescar”, uma vez que estes grupos lançam o anzol e fazem-se passar por entidades geralmente conhecidas e credíveis, para obter acesso a contas privadas. A prática consiste em utilizar métodos tecnológicos que levam o utilizador a revelar dados pessoais e/ou confidenciais. Este tipo de ataques é geralmente acompanhado por mensagens de SPAM, enviadas para vários utilizadores.

.Phishing

De uma maneira simples, o vírus é um código capaz de se replicar e infectar um dispositivo. Com a descarga de um ficheiro contaminado, o ficheiro irá replicar-se noutras partes do sistema do dispositivo. Com a cópia e a partilha de ficheiros contaminados, é possível a propagação do vírus em outros dispositivos. A maior parte dos vírus está associado a ficheiros executáveis, mas também é possível estarem associados a outros ficheiros como códigos scripts autoexecutáveis, Macros do Microsoft Office, ou em alguns casos, ficheiros arbitrários. Os objetivos de um vírus podem divergir entre tornar um dispositivo inoperável, corromper e/ou eliminar ficheiros.

.Vírus

Espero que tenham gostado!!

Sites cujo foi retirado informação: .avast.com .nordVPN.com .kapersky.com .internetsegura.pt

Bibliografia